0.000
Nome Artístico
Mestre Zinho
Local de nascimento
Rio Largo, AL
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Sua formação musical sofreu a influência do avô, conhecido como Mestre Bruno, que era tocador de sanfona de oito baixos e que muito o incentivou. Recebeu o título de “Cidadão aracajuano”.

Dados artísticos

Iniciou a carreira artística em 1980, integrando, como vocalista, o trio Os 3 do Nordeste, com o qual permaneceu durante oito anos, gravando nesse período, sete LPs pelas gravadoras Copacabana e Top Tape. Em 1988, deixou os 3 do Nordeste e passou a seguir carreira solo. Nesse ano, foi contratado pela Polygram e lançou o LP “Murro em ponta de faca”, que contou com as participações especiais de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Amelinha. Também no mesmo ano, fez participação especial no LP “Fruto”, lançado por Elba Ramalho, interpretando a faixa “Agora é sua vez”. Em 1990, deixou o Rio de Janeiro e retornou a Alagoas, indo constantemente ao Recife, onde passou a desenvolver a carreira artística. No mesmo ano, lançou o LP “De documento na mão”. No ano seguinte, gravou o LP “Aí o bicho pega”.

Em 2002, lançou, com sucesso, o CD “Forró do apagão”.

Em 2004, lançou CD “Gelo na farinha”, com um show realizado no Clube Sírio e Libanês, em Botafogo, RJ. Nesse ano, participou do evento “Forró de cabo a rabo” promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil, com apresentações nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em 2005, apresentou-se no “Forró Caju”, na cidade de Aracaju, AL, festa na qual já havia se apresentado nas quatro edições anteriores. Nessa ocasião, interpretou sucessos de Luiz Gonzaga e Trio Nordestino, além de composições próprias como “Forró do Cabrunco”, e “Melô do desempregado”. No mesmo ano, participou de programa especial sobre forró na TV Câmara.

<!–[if gte mso 9]><xml> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE </xml><![endif]–><!–[if gte mso 9]><xml> </xml><![endif]–><!–[if gte mso 10]>
<style>
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}
</style>
<xml> </xml><![endif]–><!–[if gte mso 9]><xml> </xml><![endif]–>

Em 2019, foi homenageado em show de Mestre Marrom no Festival Nata Forrozeira, realizado em Santana de Parnaíba (SP), no show “Grandes Mestres”. A homenagem procurou reverenciar, além de Mestre Zinho, grandes ícones da música nordestina, como Dominguinhos,Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga.

Discografias
2004 CD Gelo na farinha
2002 CD Forró do apagão
1991 LP Aí o bicho pega
1990 LP De documento na mão
1988 PolyGram LP Murro em ponta de faca
Obras
Amanhã é dia c/ Nininha
Brincadeira tem hora c/ Manoel Vidal
De Sapato Novo c/ Manoel Vidal e Zé Pacheco
Forró do Cabrunco
Matuto incrementado c/ Parafuso
Melô do desempregado
Nossa quadrilha c/ Nininha
São João em Santa Luzia c/ Zé Pacheco