4.002
©
Nome Artístico
MC Guimê
Nome verdadeiro
Guilherme Aparecido Dantas
Data de nascimento
10/12/1992
Local de nascimento
Osasco, SP
Dados biográficos

Cantor. Compositor.

Foi criado por seu pai desde os seis meses de idade, a quem chamava de mãe. Dos 13 aos 16 trabalhou em uma quitanda para ajudar na renda familiar. Nessa época começou a compor suas primeira músicas.

Dados artísticos

Sua primeira música de trabalho foi “Tá patrão”, de sua autoria.

Em 2012 gravou o single “Plaquê de 100”, juntamente com o videoclipe da música, com produção e direção de KondZilla e participação da banda Pollo, alcançando mais de 40 milhões de visualizações na canal Youtube na internet.

Em 2013 lançou o single “País do futebol”, com videoclipe dirigido por Fred Ouro Preto e participação do rapper Emicida. A música, escrita em homenagem ao jogador de futebol Neymar Jr em parceria com Emicida, foi tema de abertura da novela “Geração Brasil” da TV Globo.

Em 2014 disponibilizou na internet o videoclipe da música “Brazil we flexing”, com participação do rapper norte-americano Solja Boy. Em pouco mais de 48 horas, o vídeo ultrapassou um milhão de acessos no canal Youtube. Nesse mesmo ano foi capa da revista Veja. Participou do CD “Mania do Brasil”, do grupo Turma do Pagode, onde gravou a faixa “Deu a louca”.

Foi considerado o maior nome do Funk ostentação, realizando cerca de três a quatro shows por noite.

Em 2016 lançou, pelo selo Warner Music, o CD “Sou filho da Lua”, com as participações de Tropikillaz em “Viva la vida”, Rael e Emicida em “Sampa”, Cone Crew em “Gata eu vim do gueto”, MC Rodolfinho e MC Lon em “Aliados”, novamente Emicida em “Eu vou que vou”, Negra Li em “Nem maior nem melhor”, Haikaiss em “Ela disse (vem)”, Marcelo D2 em “Cadê a mina?”, Mr. Catra em “Festa magnífica”, Claudia Leitte em “Vou te dizer”. O disco também inclui faixas em que cantou sozinho como “Fato raro”, “Não roba minha brisa”, “Gratidude”,  “Cinderela” e “Sou filho da Lua”.

Em 2020 lançou o EP “Em casa com MC Guimê” – gravado ao vivo em sua casa durante o período de quarentena, devido à pandemia do vírus Covid-19. O disco alocou dez músicas em oito faixas, dentre as quais “País do futebol” (Emicida e MC Guimê), “Na garupa da meiota” (c/ Bevick).

Discografias
2020 Independente CD Em casa com MC Guimê
2016 Warner Music CD Sou filho da Lua
Obras
Na garupa da meiota c/ Bevick
Na pista, eu arraso
País do futebol c/ Emicida
Plaquê de 100
Tá patrão
Clips
2012 Plaquê de 100 contou com as participações especiais do jogador de futebol Neymar Jr e do jogador japonês Tokura, campeão mundial de futebol freestyle.