
Compositor. Flautista. Arranjador. Regente. Multiinstrumentista.
Iniciou seus estudos na FEA (Fundação de Educação Artística) em 1972.
Estudou flauta com Expedito Viana em 1974 e composição com Eduardo Bértola entre 1979 e 1982.
Graduou-se em flauta pela Universidade Federal de Minas Gerais e, mais tarde, estudou com Antônio Carlos Carrasqueira (SP), Bettine Clemen (USA) e Odette Ernest Dias. Fez mestrado em Musicologia no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro.
Entre 1983 e 1985, integrou como bolsista a Orquestra de Câmara da UFMG, atuando também na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, nas quais trabalhou com os maestros Ailton Escobar, Davi Machado e Sérgio Magnani, entre outros. Trabalhou na Escola Livre Música de Minas, entre 1983 e 1987, lecionando flauta e regendo coro.
Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Atuou como professor titular da UFMG na área de Extensão e Graduação.
Entre 1977 e 2000, recebeu vários prêmios, entre eles, “Prêmio Casa Thomas Jefferson – II Concurso de Música de Câmara da Universidade de Brasília”; 1º lugar no concurso de Bolsista da Orquestra UFMG; 1º lugar no Concurso para 1ª Flauta da Orquestra Jovem da UFMG; Indicações para o “Prêmio Sharp” com os discos “Ê Boi”, de Cláudio Nucci e Grupo Nós & Voz, e “Selma Carvalho”, entre outros.
Em 1972, participou do “Festival Internacional de Curitiba” e “Festival de Inverno”.
Integrou os grupos Arca de Noé e Vera Cruz, além do Quarteto de Flautas, com os quais atuou em shows e casas noturnas entre 1974 e 1979. Por essa época, fez parte da banda que acompanhou Beto Guedes em turnê por todo o país.
Entre os anos de 1981 e 1988, acompanhou em shows e participou de gravações de diversos artistas, entre eles, Fernando Orly (LP Tempo pra tudo), Tavinho Moura (disco Noites do sertão), Solange Borges, João Ângelo, Rodolfo Stroeter (disco Mundo), Maurício Tzumba, Levy (LP Mar aberto), Kerner (LP Lembranças da fazenda), Paulinho Pedra Azul (discos Sonho de menino e Pintura), Quarteto de Flautas, Hudson de Souza (LP Lembranças), Nassib (Pedaço do céu), Celso Adolfo (disco Feliz), Grupo Edição Brasileira (disco Lua) e Hermeto Pascoal no disco “Só não toca quem não quer”. Por essa época, trabalhou com Tavinho Moura na trilha sonora do filme “Noites do Sertão” e em peças publicitárias para Caixa Econômica Federal, Estado de Minas, Secretaria de Segurança, Secretaria de Agricultura, Funabem, Banco do Estado do Espírito Santo e Prefeitura de Belo Horizonte.
No ano de 1989, fez arranjos e atuou como flautista para os discos “Nordestina irreverência”, de Valdo Lima do Vale; Trauina, de Gilvan de Oliveira; “Minas São Várias”, coletânea com diversos compositores e intérpretes mineiros e LP “Papagaio de papel”, de Paulinho Pedra Azul.
Entre 1990 e 1992, atuou nas gravações dos discos “Cinema”, de Antenor Pimenta; “Mais uma vez”, de Paulinho Pedra Azul; “Festival Carrefour da MPB”, de Marku Riba; “Esquinas e bares”, de Valdêncio; “Fábrica de música”, de Eduardo Delgado; “Abrigo”, de autoria de Antônio Guimarães; “Brasileiro”, de Renato Motta e do CD “Fernando Brant – 25 anos de travessia”, de Fernando Brant, no qual fez os arranjos, direção musical e tocou teclado. Neste período, fez trilhas sonoras para peças publicitárias da Secretaria de Educação, Bemge e Mendes Júnior.
Em 1993, participou dos discos “Quilombo”, de Wilson Frade e de “Grande espírito”, de Marcus Vianna e Grupo Sagrado Coração da Terra. No ano seguinte, atuou nos CDs “Aboio”, de Sérgio Santos e do CD de Saulo Laranjeiras, e ainda do disco “Batéia”, coletânea editada pela Amar (Associação dos Músicos, Arranjadores e Regentes).
No ano de 1995, fez arranjos e direção musical do CD “Ê boi”, de Cláudio Nucci, juntamente com o Grupo Nós & Voz, que lhe rendeu a indicação para a categoria “Melhor Arranjo”, no “Prêmio Sharp”. No ano seguinte, outro disco com arranjos de sua autoria foi indicado para o “Prêmio Sharp”, o CD de Selma Carvalho.
Entre 1996 e 1998, participou de vários CDs “Conexão”, de Tânia Mara Lopes Calçado; “Minasax”, Quarteto de Saxofones; “Além das imagens, de Cláudio Dauelsberg; Laura, de Romeu Curzio; “Prato feito”, disco produzido pela Campanha da Cidadania; “Aprendiz, de Antonio Guimarães; “Amarelo”, de Renato Motta; “Grafiteiro”, de Hugo Hanjo e do CD “No sertão”, no qual fez duo com o violeiro Roberto Corrêa.
Em 1999, fez a produção, direção musical e atuou como tecladista e flautista na trilha sonora composta por Vander Lima para o filme “Circo das qualidades humanas”, editada em CD homônimo no mesmo ano. Ainda em 1999, lançou o CD “Violões do horizonte”, juntamente com Gilvan de Oliveira, Weber Lopes, Caxi Rajão, Beto Lopes, Geraldo Vianna e Juarez Moreira. Além disso, fez arranjos, direção musical e tocou flauta e violão no CD temático “Do Brasil, coletânea com vários artistas mineiros em comemoração oficial do governo mineiro aos 500 anos do país.
No ano 2000, fez a trilha sonora do disco “O Tom de Adélia”, da Karmin, no qual a poeta Adélia Prado recitou poemas do livro “Oráculo de Maio”.
(c/ grupo Edição Brasileira)