Letrista. Compositor. Cantor.
Aprendeu a tocar violão aos nove anos.
Advogado, formado pela Faculdade de Direito da PUC-MG, em 1989.
Em 1995 sua composição “Com os pés no mundo”, em parceria com Carlin de Almeida, foi selecionada para a eliminatória do festival “Canta Minas”, realizada em Uberlândia.
No ano de 1999, coproduziu o CD “Parceria”, de Carlin de Almeida, no qual foram incluídas nove parcerias de ambos e a composição “Serenata”, só de sua autoria. No disco constaram, entre outras, “Gente boa”, “Difícil inverno” e “Por outro lado”.
No ano de 2003, sua composição “Era você” (c/ Carlin de Almeida) ganhou o primeiro lugar no “21º FAMPOP” (Feira Avareense de Música Popular Brasileira) e ainda o prêmio de “Melhor Letra”, sendo incluída no disco homônimo do festival. O evento, produzido por Juca Novaes e Sérgio Augusto, contou no corpo de jurado com Guinga, Sueli Costa, José Carlos Costa Neto, Helton Altmann, Magro (do MPB4) e o Professor Pasquale Cipro Neto. Neste mesmo ano, outra composição de sua autoria , “Cruzada do amor” (c/ Carlin de Almeida), ganhou o primeiro lugar no “Festival de Uberlândia”. A pianista Nininha Rocha, que acompanhou a música vencedora, recebeu o prêmio de “Melhor Instrumentista”. A dupla ainda teve outra música, “Congada”, interpretada por Carlin de Almeida e o grupo de congado Tabinha, premiada por aclamação popular.
No ano de 2004, obteve o 1º lugar no “FUC” (Festival Universitário da Canção de Ponta Grossa- PR) com a música “Luz das candeias”, interpretada pelo parceiro Carlin de Almeida. A mesma composição recebeu o prêmio de “Música Destaque de 2004” no “Festival Serra Musical”, da cidade de Serra Negra, classificando-se também em 5º lugar no “30º Festival Nacional de Ilha Solteira” e ainda recebeu nova premiação de “Melhor Letra” (Troféu Pasquele Cipro Neto) na “22ª. FAMPOP”, com a composição “Cruzada do amor”, incluída no CD do festival naquele ano. Neste mesmo ano de 2004, a convite de Zuza Homem de Mello, inscreveu “Era você” no “e-festival IBM 2004”, sendo contemplado com o 2º lugar. Além da premiação em dinheiro, Carlin de Almeida apresentou a composição no Directv Music Hall, em show que contou também com apresentação de Paulinho da Viola.
No ano de 2014 lançou, pelo selo do Instituto Gil Nogueira, o CD “Canção para…”, com composições somente de sua autoria, exceto as faixas “Lúcio” (c/ Clóvis Aguiar), interpretada por Natan Duarte, e “Manoel”, música em parceria com Paulo Russi, cantada por Sandra Mendes. No projeto do disco infanto-juvenil, com nomes de crianças de sua relação pessoal, também foram incluídas suas composições “Ana”, “Rebeca”, “Bruna e Valentina”, “As Três Marias”, “Rafaela”, “Helena”, “Catarina”, “Frederico”, todas interpretadas por um coral infantil, e ainda “Francisco”, cantada por Paulinho Pedra Azul e coral infantil; “Emílio”, com Marina Moregula, e também “Bárbara”, com Ladston Nascimento e coral infantil. O trabalho contou com direção musical, piano e arranjos de Clóvis Aguiar e com direção e regência do coral infantil de Cláudia Duarte, coral infantil composto por Agnes Fernanda Souza, Ana Júlia Santos, Ana Victória Teixeira, Cibely Pereira Martins, Lívia Moraes de Souza, Maria Beatriz Santos, Pedro Henrique Pereira, Pedro Lucas dos Santos, Priscilla Vitória Paulinho, Thaís Cristina Alexandrino, Thallya Ferreira dos Santos e Vítor Henrique Pereira, além dos solos das crianças Marina Moregula e Natan Duarte. O disco contou com a participação dos músicos Milton Ramos (contrabaixo acústico), Lincoln Cheib (bateria), Dado Prates (flauta), Sérgio Silva (percussão), Lucas Telles (violão 7 cordas), Lucas Ladeia (cavaquinho), Renato Saldanha (guitarra), Eliseu Barros (violino), William Barros (violino), Gláucia Barros (viola), Robson Fonseca (violoncelo), Paulo Márcio (trompete), Célio Balona (acordeom) e Cléber Alves (sax soprano).
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.