3.001
Nome Artístico
Mauro de Almeida
Nome verdadeiro
João Mauro de Almeida
Data de nascimento
22/1/1882
Local de nascimento
Rio de Janeiro
Data de morte
19/7/1956
Local de morte
Rio de Janeiro
Dados biográficos

Teatrólogo. Jornalista. Letrista.

Nasceu na Rua Santa Luzia, no Rio de Janeiro.

Dados artísticos

Entrou para a história da Música Popular Brasileira por ter escrito parte da letra de “Pelo telefone”, uma das composições mais polêmicas de todos os tempos. Desde o seu lançamento, em dezembro de 1916, apareceram vários pretendentes à sua autoria, devido à própria natureza da composição, surgida numa roda de samba onde diversos participantes improvisavam versos e melodia. O teatrólogo, ao que consta, nunca se preocupou em afirmar sua participação na autoria desse samba. Em carta ao jornalista Arlequim, disse ser tão somente o “arreglador” dos versos. Começou a carreira de jornalista na redação de “A Folha do Dia”, do Rio de Janeiro, como repórter policial e cronista carnavalesco, ramo do jornalismo que o consagraria. Escreveu diversas peças de teatro, entre as quais: ” Presidente antes de nascer”, “Adeus”, “Não lhe pague”, “Amor e modas”, “Viúva alegre”, “Com a corda no pescoço”, “Desarvorada do amor”, “Do cruzeiro ao cruzeiro”, “Cozinheira granfina”, “Decadência”, “Sempre chorada”, algumas delas feitas em parceria com Luís Rocha e Cardoso de Meneses.

Foi sócio fundador da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais – SBAT (1917). Publicou uma coletânea de peças curtas, denominada “Ondas teatrais”. Manteve uma coluna no jornal “A rua”, usando o pseudônimo de “Peru dos pés frios”, pelo qual era conhecido nos clubes carnavalescos que freqüentava. Em 1918 compôs com Pixinguinha e Donga o samba “O malhador”, gravado por Baiano na Odeon.

Obras
O malhador (c/ Pixinguinha e Donga)
Pelo telefone (c/ Donga)
Bibliografia Crítica

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.

AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

AZEVEDO, M. A. (Nirez). A História Cantada no Brasil em 78 rotações, Fortaleza, Edições UFC, 2012

EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas do Música Popular Brasileira. Editora: MEC/FUNARTE. Rio de Janeiro, 1978.

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.

SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume 1. Editora: 34. São Paulo, 1997.

VASCONCELOS, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira. Volume 1. Editora: Martins. Rio de Janeiro, 1965.