0.000
Nome Artístico
Mauro Aguiar
Nome verdadeiro
Mauro Martins Aguiar
Data de nascimento
27/8/1968
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Letrista.
Nasceu no bairro da Vila Valqueire.
Formado em Desenho Industrial “Programação Visual” pela UFRJ em 1996.

Dados artísticos

Iniciou a carreira artística integrando os grupos vocais Boca que Usa, em 1989, Putzkara, em 1992 e Os Boêmios, em 1993.

No ano de 1997 sua composição “Rio-X” (c/ Edu Kneip) foi incluída no CD “Chá de hortelã com caviar”, de Denise Reis.

Em 1999, no disco “Suíte Leopoldina”, Guinga e Ivan Lins interpretaram “Guia de cego”, (c/ Guinga). O CD foi indicado para o prêmio “Grammy Latino”, na categoria “Melhor Disco de MPB”. Neste mesmo ano foi o vencedor do “Concurso de Cordel On-Line”, do site de Elba Ramalho com “A Peleja de São Tomé Descrente contra o Draganjo da Internet”, entre os jurados constavam Gilberto Gil e Bráulio Tavares. No ano seguinte, em 2000, foi finalista do “Prêmio Visa/Edição Compositores” com uma composição em parceria com Edu Kneip.

No ano de 2001, Mônica Salmaso e Quarteto Maogani interpretaram de sua autoria “Guingando”, parceria com Edu Kneip. Neste mesmo ano foi finalista no “Festival IBM”, “FEMP” e “Festival de Avaré”, ambos de São Paulo e ainda, no “Festival de Moenda”, cidade do Rio Grande do Sul.

Em 2002 apresentou-se com o show “Malabarista do asfalto” (c/ Guinga, Rodrigo Lessa, Edu Kneip e João Nabuco), na Sala Funarte Sidney Miller. Neste mesmo ano Zeca Pagodinho gravou sua composição “Pagode Jazz Sardinhas Club” (c/ Edu Neves e Rodrigo Lessa), no CD “Sardinhas”, do grupo Pagode Jazz Sardinhas Club, disco que ganhou o “Prêmio Tim de M´suica”. No ano posterior voltou a ser finalista do “Prêmio Visa/Edição Compositores”. Ainda em 2003, no CD “Noturno Copacabana”, Guinga em dueto com Fátima Guedes interpretou “Canção desnecessária”, parceria de ambos. No mesmo disco Guinga incluiu “Concubinato”, outra parceria de ambos. Neste mesmo ano Pedro Lima no CD “Mestiço” regravou “Rio-X”.  José Miguel Wisnik incluiu “Nossa canção”, parceria de ambos, em seus show (inteprtada por Jussara Silveira). Neste mesmo ano de 2003 Rodrigo Lessa incluiu diversas parcerias de ambos no CD “Fora de esquadro”, entre elas: “Tiziu pirado”, “Pagode jazz sardinhas club”, “No gurufim do Tio Sam”, “Sossega leão”, “Segundo ato”, “Pimenta na pupila”, “Chave de cadeia”, “Fora de esquadro” e “Remosos do ofício”, além de “Café requentado”, com participação especial de Clarice Grova e “Samba castiço”, com participação de Agenor de Oliveira. No disco fez participação na faixa “Insônia de morcego”, interpretada em bloco com Elton Medeiros, Wilson das Neves, Pedro Lima e Rodrigo Lessa. Indicado par ao “Prêmio Visa de Música”, na categoria “Compositores”. Fez shows com Rodrigo Lessa  no palco da FNAC-Barra e na UFRJ.

Em 2004 realizou o show “Concubinato” no Teatro Arte Clara, no Rio de Janeiro e na cidade de Viçosa, em Minas Gerais.

No ano de 2005 no CD “Da boca pra dentro”, de Edu Kneip, foram incluídas várias parcerias de ambos interpretadas por Clara Sandroni “O salto”; Garganta Profunda em “Sem eira nem beira”; Rita Sancara na faixa “Rio-X”; Mariana Bernardes “Guingando”; Letícia Tuí “Tudo à toa”; Rosana Sabença “Cocada preta”; Adriana Pícollo em “De cor em cor” e Guinga na faixa “Asa de cera”. Neste mesmo ano Marianna Leporace e Willians Pereira interpretaram “Guia de cego” (c/ Guinga) no CD “A canção, a voz e o violão”. Neste mesmo ano foi finalista no “Festival da Cultura” com a composição “Um samba a dois” em parceria com Eduardo Nevesa. Ainda em 2005 a cantora Paula Santoro gravou de sua autoria “Céu no cio” (c/ Eduardo Neves).

No ano de 2006 sua composição “Sertão do Vale”, em parceria com Zé Paulo Becker, interpretada por Roberta Sá, foi indicada para o “Prêmio Visa”, assim como “Espalha brasa”, na voz de Zé Renato, uma outra parceria com Zé Paulo Becker. Neste mesmom ano sua música “Baião da Guanabara”, parceria com Guinga, foi incluída no CD “Timeless”, de Sérgio Mendes, ganhador do “Grammy”. Aind aem 2006 Zé Duncan, no CD “Naquele tempo”, gravou “Sua ceia sua teia”, parceria com Marcelo Caldi. No ano seguinte, em 2007, compôs com Guinga a faixa-título “Casa de vila” do CD do parceiro.

Em 2008 a cantora Carol Saboya incluiu seis composições da dupla Mário Séve e Mauro Aguiar no disco dedicado à obra do saxofonista carioca.

No ano de 2009 a cantora Verônica Ferriani e o parceiro Chico Saraiva lançaram o disco “Sobre Palavras” (Selo Borandá) com 13 parcerias inéditas de Chico Saraiva (melodias) e Mauro Aguiar (letras): “Cabotino Coco”, “De salto agulha”, “Araripe Ararat”, “Na pele”, “Sanfona safenada”, “Lua pós-lua”, “Revés”, “Errática”, “Filha de encanto”, “Canção extinta”, “Telhado de vidro”, “Metralhadora giratória” e “Via aérea”. Entre os músicos constam as participações especiais de Chico César (voz em Sanfona Safenada), Marcelo Pretto (voz em Errática), Carlos Malta (flautas e pífanos em Cabotino Coco, Errática e Filha de encanto), Toninho Ferragutti (sanfonas em Araripe, Lua pós-lua e Sanfona Safenada), Cabral (baixos) e Cléber Almeida (bateria). Neste mesmo ano Ney Matogrosso gravou a faixa “Incinero” (c/ Zé Paulo Becker) no CD “Pra tudo ficar bem”, de Zé Paulo Becker. Zé Renato grava a faixa “Homem do mar” no mesmo CD do parceiro. 

Em 2010 lançou, pela gravadora Biscoito Fino, o CD “Transeunte”, no qual interpretou várias composições de sua autoria (letras) com diversos parceiros, entre as quais “O salto” (c/ Edu Kneip), “Nana, nina, não” (c/ Edu Krieger) e com participação especial do parceiro; “Onírica” (c/ João Nabuco); “Calunga” (c/ Xande Fróes); “Sambaqui” (c/ Kalu Coelho); “Pagode jazz sardinhas clube” (c/ Rodrigo Lessa e Eduardo Neves); “Olhos da cara” (c/ Guinga) e participação especial de Paula Santoro; “Canária na área” (c/ Kalu Coelho); “Dreams e mentiras” (c/ Edu Kneip) graada em dueto com Mariana Leporace; “Incinero” (c/ Zé Paulo Becker) e participação especial na versão em espanhol da cantora Cecília Stanzione; “Sertão do Vale” (c/ Zé Paulo Becker); “Baião da Guanabara” (c/ Guinga) e participação da cantora Bárbara Mendes; “Olho dágua” (c/ Mário Séve); “Calunga” (c/ Xande Fróes e a faixa “Temporã” (c/ Guinga) e participação especial do parceiro ao violão. O disco contou com lançamentos na Modern Sound, sala Baden Powell, no auditório da Rádio Mec e no SESC Pinheiros, em São Paulo. Neste mesmo ano de 2010 montou o show “Transeunte”, no qual, ao lado de Paula Santoro, recebeu como convidados, o cantor Marcos Sacramento e o saxofonista e flautista Mário Sève, além do acordeonista Alassandro Kramer, entre outros, em show no Centro Cultural Carioca, na Praça Tiradentes, centro do Rio de Janeiro.

Em 2011 Ney Matogrosso gravou “Incinero” (c/ Zé Paulo Becker) no CD e DVD “Beijo bandido”. Neste mesmo ano José Miguel Wisnik gravou “Nossa canção”, parceria de ambos, no disco “Indivisível”.

No ano de 2012 fez participação especial, interpretando quatro composições em dueto com a cantora Verônica Ferriani, no show “Sobre palavras”, incluido no projeto “Quintas no BNDES”, no auditório do BNDES, no Centro do Rio de Janeiro. Apresentou o show “Transeunte”, no Teatro do Sesi de Rio Vermelho, em Salvador, na Bahia e ainda o mesmo show no projeto “Panorama da Nova Canção Carioca”, do Teatro Nélson Rodrigues – Caixa Cultural, no Rio de Janeiro.

No ano de 2014 lançou o CD “Tresvario”, com letras suas em melodias de Luiz Flavio Alcofra, com a participação de Mariana Baltar.

Tem músicas gravadas por Rodrigo Lessa “A do santo é sagrada”, “Virado pra lua” e “Casa de pensão”, parcerias de ambos, incluídas no CD “Feito à mão”, no qual fez uma participação especial na faixa “Etérea”, composta também com Rodrigo Lessa.

Suas composições foram gravadas e cantadas em shows por Leila Pinheiro, Jards Macalé, Simone Guimarães, Garganta Profunda, Zeca Pagodinho, Jussara Silveira, Paula Santoro e Bárbara Mendes, além de Carol Saboya em “Baião da Guanabara” (c/ Guinga), incluída no CD “Sessão passatempo”, e ainda o cantor e compositor Sérgio Farias, parceiro na faixa “Parecença”, incluída no disco “A nuvem e a sede”.

Entre seus parceiros destacam-se também João Nabuco, José Miguel Wisnik e Kristoff Silva, com quem compôs “Durantes”.

Discografias
S/D Independente CD Feito a mão

(participação)

2014 CD Trevarios (com Mariana Baltar e Luiz Flavio Alcofra)
2004 Independente CD Fora de esquadro

(participação)

(2010) Transeunte Gravadora Biscoito Fino (CD)
Obras
A do santo é sagrada (c/ Rodrigo Lessa)
Araripe Ararat (c/ Chico Saraiva)
Asas de cera (c/ Edu Kneip)
Avô passarim (c/ João Nabuco)
Baião da Guanabara (c/ Guinga)
Cabotino Coco (c/ Chico Saraiva)
Café requentado (c/ Rodrigo Lessa)
Calunga c/ Xande Fróes
Canção desnecessária (c/ Guinga)
Canção extinta (c/ Chico Saraiva)
Carícia pensada (c/ João Nabuco)
Casa de pensão (c/ Rodrigo Lessa)
Chave de cadeia (c/ Rodrigo Lessa)
Cocada preta (c/ Edu Kneip)
Concubinato (c/ Guinga)
Céu no cio (c/ Eduardo Neves)
De cor em cor (c/ Rodrigo Lessa)
De pé trocado (c/ Edu Kneip)
De salto agulha (c/ Chico Saraiva)
Dreams e mentiras (c/ Edu Kneip)
Entre o zelo e o afã (c/ Edu Kneip)
Errática (c/ Chico Saraiva)
Etérea (c/ Rodrigo Lessa)
Filha de encanto (c/ Chico Saraiva)
Fora de esquadro (c/ Rodrigo Lessa)
Guia de cego (c/ Guinga)
Guingando (c/ Edu Kneip)
Inominado (c/ Thiago Amud)
Insônia de morcego (c/ Rodrigo Lessa)
Lua intrusa (c/ Eduardo Neves)
Lua pós-lua (c/ Chico Saraiva)
Maracatu torto (c/ Felipe Azevedo)
Metralhadora giratória (c/ Chico Saraiva)
Muda-Mendanha (c/ Edu Kneip)
Na pele (c/ Chico Saraiva)
Nana, nina, não c/ Edu Krieger
No gurufim do Tio Sam (c/ Rodrigo Lessa)
Nossa canção (c/ José Miguel Wisnik)
O salto (c/ Edu Kneip)
Onírica c/ João Nabuco
Os olhos da cara c/ Guinga
Pagode jazz sardinhas club (c/ Eduardo Neves e Rodrigo Lessa)
Parecença (c/ Ségio Farias)
Pimenta na pupila (c/ Rodrigo Lessa)
Remorsos do ofício (c/ Rodrigo Lessa)
Revés (c/ Chico Saraiva)
Revés c/ Chico Saraiva
Rio-X (c/ Edu Kneip)
Samba castiço (c/ Eduardo Neves e Rodrigo Lessa)
Sanfona safenada (c/ João Nabuco)
Segundo ato (c/ Rodrigo Lessa)
Sem eira nem beira (c/ Edu Kneip)
Sertão do Vale c/ Zé Paulo Becker
Sossega leão (c/ Rodrigo Lessa)
Sua ceia, sua teia (c/ Marcelo Caldí)
Telhado de vidro (c/ Chico Saraiva)
Telhado de vidro c/ Chico Saraiva
Temporã c/ Guinga
Tiziu pirado (c/ Rodrigo Lessa)
Tudo à toa (c/ Edu Kneip)
Um samba a dois (c/ Eduardo Neves)
Via aérea (c/ Chico Saraiva)
Via aérea c/ Chico Saraiva
Virado pra lua (c/ Rodrigo Lessa)
Visita rara (c/ João Nabuco)
Visita rara; c/ João Nabuco
Shows
2005 Eduardo Neves e Paula Santoro. Espaço Arte Clara, RJ.
Mauro Aguiar e Rodrigo Lessa. FNAC - Barra da Tijuca, RJ,
Show Malabarista do asfalto (c/ Guinga, Rodrigo Lessa, Edu Kneip e João Nabuco). Sala Funarte Sidney Miller, RJ,
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.