
Compositor. Músico cavaquinista, bandolinista e violonista.
Ainda pequeno, a família mudou-se para São Paulo.
O pai, conhecido como Xique-Xique, trabalhou como músico de Baden Powell e Noite Ilustrada, entre outros. A mãe, cantora, chegou a gravar um compacto simples no ano de 1978.
Aos quatro anos já se interessava por música e aos 11 já atuava como músico na noite paulista.
Começou a compor ao 14 anos, tendo feito suas primeiras parcerias com irmão Magno de Souza, músico pandeirista e cantor.
Antes de decidir-se pela carreira musical, chegou também a trabalhar durante alguns anos em uma joalheria.
No ano de 1996, junto com o irmão Magno de Souza (voz e pandeiro) e ainda Everson Pessoa (violão de seis), Yvison Paquera Pessoa (Tantã) e Victor Hugo Pessoa (surdo), fundou o grupo Quinteto em Branco e Preto, considerado por artistas como Monarco, Wilson das Neves, Almir Guinéto, Nelson Sargento, Luiz Carlos da Vila e Nei Lopes, entre outros, como um dos principais continuadores da tradição do samba. O grupo conseguiu notoriedade após ter como madrinha a cantora Beth Carvalho, que logo incluiu o grupo em várias de suas apresentações em São Paulo e em turnê pela África do Sul.
Em 2000, liderando o Quinteto em Branco e Preto, apresentou-se no projeto “Prata da Casa”, na Choperia do Sesc Pompéia e lançou, pela gravadora CPC-UMES, o CD “Riqueza do Brasil”. No disco, o grupo Quinteto em Branco e Preto contou com várias participações especiais, tais como Almir Guinéto, Wilson das Neves, Mauro Diniz, Beth Carvalho e Velha-Guarda da Camisa Verde e Branca. O disco trouxe, de sua autoria, “Fetiche real” (c/ Magno de Souza, Everson Manoel e Edvaldo Galdino). Neste mesmo ano, ainda intgrando o grupo, participou do CD “Pagode de mesa 2”, de Beth Carvalho, no qual interpretou em dueto com a madrinha a faixa “Melhor pra nós dois”, de sua autoria em parceria com Magno de Souza e Paquera. Ainda neste disco, Beth Carvalho incluiu “A comunidade chora” (c/ Magno de Souza e Edvaldo).
Em 2001o Quinteto em Branco e Preto participou do disco “Nome Sagrado – Beth Carvalho canta Nelson Cavaquinho”, lançado pela gravadora Jam Music.
No ano de 2003, o grupo acompanhou a cantora Beth Carvalho na gravação do disco “Pagode de mesa 2 – ao vivo”. Neste mesmo ano, ainda integrando o Quinteto em Branco e Preto, lançou o CD “Sentimento popular”, no qual foram incluídas as participações especiais de Beth Carvalho, Xangô da Mangueira, Murilão da Boca do Mato e Nei Lopes. Ainda em 2003 o grupo venceu o “1º Festival de Samba de Quadra de São Paulo” com o samba “Não é só garoa”, composição de sua autoria em parceria com Chapinha.
No ano de 2004, junto ao Quinteto em Branco e Preto, desenvolveu o projeto “Samba da Vela”,roda de samba na qual o grupo recebeu diversos convidados.
(participação)
(c/ Quinteto em Branco e Preto)
(participação)
(participação)
(c/ Quinteto em Branco e Preto)