Cantor. Compositor. Instrumentista.
Em 1979 foi morar com a família em Recife (PE).
Radicou-se no Rio de Janeiro desde a metade da década de 1980.
Em 1991 formou a banda Baia & Rockboys, com a qual lançou os CDs “Na fé” (Fora da Lei – 1995), “Overdose de lucidez” (Deck/ PolyGram – 1998) e “Entrada de emergência” (A. R. Discos – 2001).
Ao lado de guitarrista Shilon, promoveu o festival “Sexta Sim”, no Teatro de Lona da Barra, no Rio de Janeiro, no qual se apresentaram artistas como Marcelo D2, O Rappa, Natiruts, Los Hermanos, Farofa Carioca, Dread Lion, entre outros que iniciaram suas carreiras na década de 1990.
Em 2004 participou do projeto “Baú do Raul”, realizado no Circo Voador, no Rio de Janeiro, onde se apresentou ao lado de artistas como Marcelo Nova, Zélia Duncan, Pitty, Caetano Veloso, entre outros. O registro do show foi lançado em CD duplo e DVD, pelo selo Som Livre em parceria com o canal Multishow.
Integrou o grupo 4Cabeça, ao lado de Luis Carlinhos, Gabriel Moura e Rogê, com o qual lançou em 2009 o CD “4Cabeça” (Bolacha Discos).
Em 2006 lançou seu primeiro CD solo “Habeas Corpus”, com 12 faixas de sua autoria.
Em 2009 apresentou-se no Circo Voador, no Rio de Janeiro, para a gravação ao Vivo do CD/ DVD “Baia no Circo”, lançado em 2010 pelo selo Som Livre. O cantor e compositor Zé Ramalho fez uma participação especial no show, dividindo os vocais em “Tá tudo mudado”, versão que fez, em parceria com Gabriel Moura, para “Things have changed”, de Bob Dylan.
Participou do DVD “Saliva-me ao Vivo” (2010), do artista baiano Zéu Britto, interpretando a faixa “Interesseira”.
Em 2010 o grupo 4Cabeça foi contemplado com o “Prêmio da Música Brasileira”, na categoria “Melhor Grupo de MPB”.
Em 2011 apresentou-se no festival de música “Rock in Rio”, no Rio de Janeiro.
Foi uma das atrações internacionais do festival “Back 2 Black”, em Londres (Inglaterra).
Em 2013 lançou, pelo selo Som Livre, o CD “Com a certeza de quem não sabe nada”, com 10 faixas inéditas de sua autoria e a regravação de “Desafio”, de Edu Krieger, que participa do disco entre outros convidados como Nicolas Krassik e Dé Palmeira. O show de lançamento do disco foi apresentado no Circo Voador, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano participou do festival “Lollapalooza”, em São Paulo.
Foi uma das atrações do palco montado na Praia do Flamengo, para as comemorações do Réveillon de 2014, no Rio de Janeiro.
Em 2015 apresentou-se no festival “Rock in Rio” em palco montado na Rock Street. Nesse mesmo ano lançou, pelo selo Som Livre, o EP “Ladrão que rouba ladrão”, com três músicas, a faixa-título, de sua autoria com Gustavo Macacko e Luciano Luck; “Toda”, de marcos Bassini; e “Dora”, de sua autoria.
Em 2016 lançou, pelo selo Som Livre, o CD “A fúria do mar”, com 13 faixas entre as quais a inédita “Suite Bourbon 407” (Maurício Baia e Renato de Moraes) e a regravação de “Caio no suingue” (Pedro Luís).
Em 2016 lançou, pelo selo Som Livre, o CD “A fúria do mar”, no qual regravou “Caio no suingue”, de Pedro Luís, entre outras, além das músicas autorais como a faixa-título, de cunho político e social. O show de lançamento do disco foi apresentado no Circo Voador, no Rio de Janeiro.
Em 2019 lançou seu primeiro CD gravado inteiramente em inglês, “Baia Bossa Dylan”, com oito músicas de Bob Dylan e participação das cantoras nova-iorquinas Iara Negrette e Pam Steebler.