
Instrumentista (clarinetista e saxofonista). Compositor.
Aos três anos de idade, mudou-se, com sua família, para o Rio de Janeiro. Ainda menino, colhia bambu na Floresta da Tijuca para fazer flautins rudimentares. Começou a estudar clarineta com o maestro da banda da igreja evangélica que seus pais freqüentavam e aprimorou-se como autodidata. Mais tarde, estudou com Paulo Moura.
Iniciou sua carreira profissional como integrante do conjunto Os Pingüins de Bangu, que tocava na Rádio Mayrink Veiga (RJ). Em seguida, passou a atuar em várias outras emissoras.
Nos anos1960, foi levado por Canhoto para um teste na gravadora CBS. Aprovado, gravou seis LPs como solista, com a participação do Regional do Canhoto, além do maestro Orlando Silveira e de Dominguinhos (acordeom) e Tião Neto (contrabaixo), entre outros músicos.
Em 1984, fundou o regional Mário Pereira e seus Chorões e o conjunto de baile Mário Pereira e sua Banda, com os quais realizou suas apresentações, interpretando choros e maxixes, alguns de sua autoria.
Ao longo de sua carreira, acompanhou vários artistas como Zé da Velha, Raul de Barros, Jamelão, Moreira da Silva e Ataulpho Alves Júnior, entre outros.
Dirigiu os projetos “O espaço do choro” (Espaço Cultural Sérgio Porto) e “O planeta do choro” (Planetário da Gávea), juntamente com Orlando Silveira e Sérgio de Pinna.
Em 1998, lançou o CD “Gafieirando”, produzido por Josimar Monteiro, que participou também como instrumentista, e Márcio Almeida. O disco registrou suas composições “Gargalhada do André”, “Maxixe da Soninha”, uma homenagem à sua filha, “Desassossegado” (c/ Clóvis) e “Regina nossa madrinha”, além de músicas de outros autores como “Apesar de você” (Chico Buarque), “Ainda me recordo” (Pixinguinha e Benedito Lacerda) e “Gilka” (K-Ximbinho), entre outras.