4.001
©
Nome Artístico
Marina Iris
Nome verdadeiro
Marina Iris Gonçalves de Lima
Data de nascimento
2/2/1984
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Compositora.

Foi criada no bairro do Méier, no subúrbio do Rio de Janeiro.

Dados artísticos

Em 2014 lançou seu CD de estreia “Marina Iris”, com músicas autorais como “Estreia” (c/ Manu da Cuíca) e “Papagaio”, com a participação de Lucio Sanfilippo. O show de lançamento do disco foi apresentado no Teatro Rival, no Rio de Janeiro.

Foi a idealizadora do projeto ÉPreta, coletivo formado por cantoras negras, em que se juntou a Marcelle Motta, Maria Menezes, Nina Rosa e Simone Costa. A iniciativa surgiu em 2016, com a gravação do clipe da música “Pra matar preconceito”, de Manu da Cuíca e Raul DiCaprio. No ano seguinte lançaram, no Dia da Conciência Negra, o EP “ÉPreta”, com sete faixas, sendo três de sua autoria: “Abayomi” (c/ Marcelle Motta, Maria Menezes, Nina Rosa e Simone Costa), “Pra me jogar” (c/ Raul Di Caprio) e “Vou cantar até o fim” (c/ Celso Lima).

Em 2018 lançou, pelo selo Biscoito Fino, o CD “Rueira”, com 11 faixas, todas com letra de Manu da Cuíca e melodia, arranjos e direção musical de Rodrigo Lessa. A música-título foi sua música de trabalho.

Em 2019 interpretou o samba enredo “História pra ninar gente grande”, da escola de samba Mangueira, vencedora do carnaval, em uma sessão solene em homenagem à vereadora assassinada Marielle Franco, realizada no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Lançou o CD “Voz bandeira”, produzido por Ana Costa com as participações de Maíra Freitas (piano) em “Travessias” (Ana Costa e Manu da Cuíca), Leci Brandão em “Carnaval de rua” (Manu da Cuíca e Tomaz Miranda), Fabiana Cozza em “Velha senhora” (Leandro Fregonesi e Teresa Cristina), Marcelo Motta em “Mana que emana” (Thiago da Serrinha e Bruno Barreto). O disco teve incursões poéticas entre as músicas, entoadas pelas vozes femininas das escritoras Conceição Evaristo, Elisa Lucinda e Ana Maria Gonçalves.

Em 2023 lançou o álbum “Virada”, com dez faixas, dentre as quais os singles “Pra você dar o nome” (Tó Brandileone); “Virada” (Marina Iris e Manu da Cuíca), com a participação de Péricles; “Pra tudo mudar” (Marina Iris e Moacyr Luz), com as participações de Moacyr Luz e Diogo Nogueira; “Para pra pensar” (Marina Iris, Raul DiCaprio), com as participações de Amanda Amado e Renato da Rocinha.

Discografias
2023 Independente CD Virada
2019 Joia Moderna CD Voz bandeira
2018 Biscoito Fino CD Rueira
2017 Independente ÉPreta (c/ grupo ÉPreta)
2014 Independente CD Marina Iris
Obras
Abayomi - (c/ Maria Menezes, Marcelle Motta, Nina Rosa e Simone Costa)
Estreia - (c/ Manu da Cuíca)
Papagaio
Pra me jogar - (c/ Raul DiCaprio)
Pra tudo mudar - (c/ Moacyr Luz)
Virada - (c/ Manu da Cuíca)
Vou cantar até o fim - (c/ Celso Lima)
Voz bandeira - (c/ Raul DiCaprio)