
Violonista.
Iniciou os estudos de violão aos cinco anos de idade, sob a direção de seu pai, o professor Manoel São Marcos.
Aos 13 anos, realizou o primeiro recital público; aos 17, diplomou-se pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, no Curso de Virtuosidade.
Atuou em recitais nas principais capitais brasileiras e países estrangeiros.
Lecionou no Conservatório de Música Carlos Gomes e ministrou aulas particulares.
Com 18 anos gravou o primeiro disco, contendo o “Quinteto de Boccherini”, com a participação do Quarteto Municipal de São Paulo.
Em 1961, recebeu a medalha de ouro da Associação dos Artistas Brasileiros do Rio de Janeiro, em recital que realizou na ocasião da tomada de posse do presidente da entidade, Dr. Nestor Figueiredo.
Com 19 anos, gravou, em 1ª audição mundial, o “Concerto de Villa-Lobos”, depois de Folias de “Espanha de Ponce”, considerada a obra de maior envergadura do instrumento. Seguiram-se outras realizações de igual porte.
Tocou também com a orquestra do Teatro Municipal de São Paulo e com o maestro Eduardo Guarnieri.
Participou do programa “Violão e mestres”, criado pelo professor São Marcos, no então Canal 3, da TV Tupi. Na Rádio Gazeta, participou do programa “Cortina lírica”.
Em 1962, viajou para Portugal, tendo tocado em Lisboa com a orquestra da Fundação Gulbenkian.
No ano de 1964, obteve bolsa de estudo do governo espanhol para estudar guitarra em Santiago de Compostela. Dois anos depois, a convite do governo do Estado de Sergipe, organizou e dirigiu o “Primeiro Festival de Música Erudita”, de Aracaju.
No ano de 1970, foi contratada pelo Conservatório de Genève, na Suíça, para assumir a cadeira de violão. Na mesma época, encerrou o “Festival de Verão de Lucerne”, executando o “Concerto de Villa-Lobos” com orquestra.
Em 1978, realizou uma turnê pela Suíça alemã, tocando violão e comentando a história e ensino do violão. No mesmo ano, lançou um LP com gravações de clássicos do choro como “Tenebroso”, de Ernesto Nazareth, “Flor amorosa”, de Joaquim Callado, “Xodó da baiana”, de Dilermando Reis, entre outros.
MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopédia da música Brasileira – erudita, folclórica e popular. 3. ed. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural/Publifolha, 1998.