0.000
Nome Artístico
Maria Dolabella
Nome verdadeiro
Maria Dolabella Zamitti Mammana
Data de nascimento
8/9/1937
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Compositora.

Dados artísticos

Atuou na área publicitária, tendo criado, nos anos 1960, para a empresa Letras Imobiliária S/A, o jingle de uma campanha em que pela primeira vez se vendeu dinheiro no país. Compôs também os jingles iniciais da Feira da Providencia do Rio de Janeiro, quando o evento tomou impulso. Assinou jingles para campanhas políticas, especialmente para o deputado Ulysses Guimarães.

Em 1968, obteve o 8º lugar no Concurso de Músicas para o Carnaval, instituído pela Secretaria de Turismo da Guanabara, com o samba “Pretensão”, interpretado por Linda Batista. Nesse mesmo ano, sua marcha-rancho “Descobrimento do Brasil” (c/ Pedro Caetando) foi escolhida, com nota máxima do júri, como música enredo do Rancho Tomara que Chova, a mais antiga agremiação de Ranchos do Brasil, que tentava o tricampeonato.

Sua marcha-rancho “O último rancho” (c/ Grande Otelo) foi selecionada pela SBACEN como uma das 20 musicas oficiais do Carnaval de 1975.

É autora do samba “Fim de túnel (Clareou)”, apresentado pela cantora Marlene na festa comemorativa dos 420 anos da cidade do Rio de Janeiro, realizada em 1º de Março de 1985, na Cinelândia. Essa mesma música foi apresentada no dia 8 de Março desse mesmo ano no Mineirão, em Belo Horizonte, em solenidade à qual compareceu o Presidente Tancredo Neves, em seu último encontro com a cultura.

Obras
Descobrimento do Brasil (c/ Pedro Caetando)
Fim de túnel Clareou
O último rancho (c/ Grande Otelo)
Pretensão