0.000
©
Nome Artístico
Marcos Suzano
Nome verdadeiro
Marcos Suzano
Data de nascimento
14/08/1963
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Instrumentista (percussionista).

Amante do rock, na adolescência, ao ver desfilar um bloco carnavalesco, apaixonou-se pelo naipe de percussão. Começou a tocar surdo, cuíca e pandeiro. Elegeu esse último como seu primeiro instrumento, após assistir a uma apresentação de Jorginho do Pandeiro, do grupo Época de Ouro. Formou-se em economia. Pesquisou ritmos africanos.

Dados artísticos

Lançou, em 1993, com Lenine, o CD “Olho de peixe”, contendo as seguintes composições do parceiro: “Acredite ou não”, “Miragem do Porto”, “O que é bonito”, “Caribenha Nação” e “Tuaregue e Nagô”, todas com Bráulio Tavares, “Mais além” (c/ Bráulio Tavares, Lula Queiroga e Ivan Santos), “O último pôr do sol” e “Escrúpulo”, ambas com Lula Queiroga, “Gandaia das ondas” e “Pedra e areia”, ambas com Dudu Falcão, “Leão do Norte (c/ Paulo César Pinheiro), “Lá e Lô” e a faixa-título.

Em 1996, o CD “Sambatown”, contendo suas composições “Pandemonium – parte 1” e “Pandemonium – parte 2” (nesta segunda parte, em parceria com Alex Meireles, Carlos Malta e Eduardo Neves), “Nosso Bumba” (c/ Alex Meireles), “O curupira pirou” (c/ Lenine), “Desentope batucada” e “Jungle Samba”, além de “Airá” (Carlos Negreiros), “Assalto” (Paulo Moura, Alex Meireles e Paulo Muylaert), “Quem” (Itamar Assumpção), “Sereia do Leblon” (Alex Meireles) e “Diálogos para a Paz Mundial” (Alex Meireles e Paulo Moura). 

Em 2000, o CD “Flash”, com os seguintes temas de sua autoria: “Zona Norte”, “Terra de Ninguém” e “Go”, todos em parceria com Fernando Moura, “The Message” e “O colecionador”, ambos com Alex Meireles, “Baby Dancing” (c/ Alex Meireles e Fernando Moura), “Flash” (c/ Eduardo Neves), “Sambox 1” e “Sambox 2”.

Em 2005, estreou turnê nacional e internacional do espetáculo “Homenagem a Tom Jobim”, ao lado de Armandinho, Paulo Moura e Yamandú Costa.

Em 2007, lançou, em parceria com Vítor Ramil, o CD “Satolep Sambatown”. Nesse mesmo ano, lançou o CD solo “Atarashii”.

Em parceria com Naná Vasconcelos, Caito Marcondes e Coração Quiáltera, lançou, em 2010, o CD “Sementeira: Sons da Percussão”, contendo suas composições “Sementeira”, “Ifá”, “Convite” e “Ensaio geral”, todas com Naná Vasconcelos, Caito Marcondes,  e Coração Quiáltera, e “No morro”, além de “Triciclo” e “Ditempus Intempus”, ambas de Coração Quiáltera “Lua nova” (Naná Vasconcelos e Coração Quiáltera), “Nada mais sério” (Naná Vasconcelos) e “Canto de trabalho” (Caito Marcondes).

É diretor artístico do Festival Percpan e apresenta oficinas regularmente na Europa, no Japão e nos Estados Unidos.

Em 2018 ao lado de seu trio, se apresentou no complexo Lagoon na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. Ao lado de Sérgio Chiavazzoli (guitarra) e André Carneio (baixo), reuniu música de três trabalhos de sua discografia: “Sambatown” (1996), “Flash” (2000) e “Atarashii” (2005). Antes da apresentação com seu trio, preparou uma apresentação especial ao lado do violoncelista, arranjador, produtor e compositor Jaques Morelenbaum, que toca no Cello Samba Trio ao lado de Lula Galvão (violão) e Rafael Barata (bateria). O repertório misturou samba consagrados de compositores como Dorival Caymmi, Jacob do Bandolim, João Gilberto e João Donato, com novos arranjos, além de temas escritos pelos próprios compositores.

Foi relançado, em vinil, o álbum “Olho de Peixe”, de 1993, feito em parceria com Lenine. O vinil foi lançado pelo NOIZE Record Club! Em comemoração aos 30 anos do álbum. Esta foi a primeira vez que o trabalho foi lançado em vinil. O álbum foi lançado acompanhado da revista NOIZE #137. Também tocaram no álbum Carlos Malta no saxofone, Paulo Muylaert na guitarra e Fernando Moura nos teclados. O trabalho foi o segundo da discografia de Lenine e o segundo na de Suzano e foi coproduzido pelos dois com o engenheiro de áudio Denilson Campos.  Os arranjos e a direção musical foram de Lenine e Suzano. As gravações, feitas por Denilson, foram no estúdio Chorus, no Rio de Janeiro. A mixagem foi no RPM Studios, em Nova York, por James A. Ball. Em sua primeira versão, o álbum foi lançado pelo selo Velas.

As músicas gravadas foram “Acredite ou Não”(Lenine e Bráulio Tavares), “O Último Pôr Do Sol” (Lenine e Lula Queiroga); “Miragem Do Porto”(Lenine e Bráulio Tavares); “Olho De Peixe” (Lenine); ”Escrúpulo”(Lenine e Lula Queiroga); “O Que É Bonito”(Lenine e Bráulio Tavares); “Caribenha Nação / Tuareguê Nagô” (Lenine e Bráulio Tavares); “Lá e Lô”(Lenine); “Leão Do Norte”(Lenine e Paulo César Pinheiro);              “A Gandaia Das Ondas / Pedra E Areia” (Lenine e Dudu Falcão) e “Mais Além” (Lenine, Bráulio Tavares, Lula Queiroga e Ivan Santos).

Em 2024 lançou, com Fred Martins, o álbum “Barbarizando geral”, lançado pela Biscoito Fino. O álbum teve registradas as músicas “Dois chicos”(Fred Martins e Roberto Bozzetti); “Ahmed”(Fred Martins); “O rancho da seita suicida”(Fred Martins e Marcelo Diniz); “Madame maldade”(Fred Martins e Marcos Suzano) ; “Senzala”( Fred Martins e André Sampaio); “Além do qualquer”(Fred Martins e Manoel Gomes); “Abalou”(Fred Martins); “Este amor tem nome”(Fred Martins); “Trama”(Fred Martins). e “Barbarizando geral”(Fred Martins).

Discografias
2024 Biscoito Fino Barbarizando geral

Com Fred Martins

2022 Indagações Revisitadas Vol. 2

Com Marcelo Gargaglione e Mauricio Negão

2017 Música na Serrinha

Com Benjamim Taubkin e Jaques Morelembaum

2013 Coladera

Com João Pires e Vitor Santana

2010 Sementeira: Sons da Percussão (Naná Vasconcelos, Marcos Suzano, Caito Marcondes e Coração Quiáltera) – Tratore – CD
2007 Satolep Sambatown (Vitor Ramil e Marcos Suzano) – Universal Music - CD
2006 Minemusic Nenhuma Canção, Só Música

Com Takashi Numazawa

2000 Trama CD Flash (Marcos Suzano)
1996 Velas CD Idioma (Aquarela Carioca)
1996 MP,B CD Sambatown (Marcos Suzano)
1993 PolyGram CD As aparências enganam (Ney Matogrosso e Aquarela Carioca)
1993 Velas CD Olho de peixe (Lenine e Marcos Suzano)
1991 Visom Contos (Aquarela Carioca)
1989 Novas Direções/Visom Aquarela Carioca (Aquarela Carioca)
Obras
Baby Dancing c/ Alex Meireles e Fernando Moura
Convite c/ Naná Vasconcelos, Caito Marcondes e Coração Quiáltera
Desentope batucada
Ensaio geral c/ Naná Vasconcelos, Caito Marcondes e Coração Quiáltera
Flash c/ Eduardo Neves
Go c/ Fernando Moura
Ifá c/ Naná Vasconcelos, Caito Marcondes e Coração Quiáltera
Jungle Samba
No morro
Nosso Bumba c/ Alex Meireles
O colecionador c/ Alex Meireles
O curupira pirou c/ Lenine
Pandemonium - parte 1
Pandemonium - parte 2 c/ Alex Meireles, Carlos Malta e Eduardo Neves
Sambox 1
Sambox 2
Sementeira c/ Naná Vasconcelos, Caito Marcondes e Coração Quiáltera
Terra de Ninguém c/ Fernando Moura
The Message c/ Alex Meireles
Zona Norte c/ Fernando Moura
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.