Instrumentista (percussionista).
Amante do rock, na adolescência, ao ver desfilar um bloco carnavalesco, apaixonou-se pelo naipe de percussão. Começou a tocar surdo, cuíca e pandeiro. Elegeu esse último como seu primeiro instrumento, após assistir a uma apresentação de Jorginho do Pandeiro, do grupo Época de Ouro. Formou-se em economia. Pesquisou ritmos africanos.
Lançou, em 1993, com Lenine, o CD “Olho de peixe”, contendo as seguintes composições do parceiro: “Acredite ou não”, “Miragem do Porto”, “O que é bonito”, “Caribenha Nação” e “Tuaregue e Nagô”, todas com Bráulio Tavares, “Mais além” (c/ Bráulio Tavares, Lula Queiroga e Ivan Santos), “O último pôr do sol” e “Escrúpulo”, ambas com Lula Queiroga, “Gandaia das ondas” e “Pedra e areia”, ambas com Dudu Falcão, “Leão do Norte (c/ Paulo César Pinheiro), “Lá e Lô” e a faixa-título.
Em 1996, o CD “Sambatown”, contendo suas composições “Pandemonium – parte 1” e “Pandemonium – parte 2” (nesta segunda parte, em parceria com Alex Meireles, Carlos Malta e Eduardo Neves), “Nosso Bumba” (c/ Alex Meireles), “O curupira pirou” (c/ Lenine), “Desentope batucada” e “Jungle Samba”, além de “Airá” (Carlos Negreiros), “Assalto” (Paulo Moura, Alex Meireles e Paulo Muylaert), “Quem” (Itamar Assumpção), “Sereia do Leblon” (Alex Meireles) e “Diálogos para a Paz Mundial” (Alex Meireles e Paulo Moura).
Em 2000, o CD “Flash”, com os seguintes temas de sua autoria: “Zona Norte”, “Terra de Ninguém” e “Go”, todos em parceria com Fernando Moura, “The Message” e “O colecionador”, ambos com Alex Meireles, “Baby Dancing” (c/ Alex Meireles e Fernando Moura), “Flash” (c/ Eduardo Neves), “Sambox 1” e “Sambox 2”.
Em 2005, estreou turnê nacional e internacional do espetáculo “Homenagem a Tom Jobim”, ao lado de Armandinho, Paulo Moura e Yamandú Costa.
Em 2007, lançou, em parceria com Vítor Ramil, o CD “Satolep Sambatown”. Nesse mesmo ano, lançou o CD solo “Atarashii”.
Em parceria com Naná Vasconcelos, Caito Marcondes e Coração Quiáltera, lançou, em 2010, o CD “Sementeira: Sons da Percussão”, contendo suas composições “Sementeira”, “Ifá”, “Convite” e “Ensaio geral”, todas com Naná Vasconcelos, Caito Marcondes, e Coração Quiáltera, e “No morro”, além de “Triciclo” e “Ditempus Intempus”, ambas de Coração Quiáltera “Lua nova” (Naná Vasconcelos e Coração Quiáltera), “Nada mais sério” (Naná Vasconcelos) e “Canto de trabalho” (Caito Marcondes).
É diretor artístico do Festival Percpan e apresenta oficinas regularmente na Europa, no Japão e nos Estados Unidos.
Em 2018 ao lado de seu trio, se apresentou no complexo Lagoon na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. Ao lado de Sérgio Chiavazzoli (guitarra) e André Carneio (baixo), reuniu música de três trabalhos de sua discografia: “Sambatown” (1996), “Flash” (2000) e “Atarashii” (2005). Antes da apresentação com seu trio, preparou uma apresentação especial ao lado do violoncelista, arranjador, produtor e compositor Jaques Morelenbaum, que toca no Cello Samba Trio ao lado de Lula Galvão (violão) e Rafael Barata (bateria). O repertório misturou samba consagrados de compositores como Dorival Caymmi, Jacob do Bandolim, João Gilberto e João Donato, com novos arranjos, além de temas escritos pelos próprios compositores.
Foi relançado, em vinil, o álbum “Olho de Peixe”, de 1993, feito em parceria com Lenine. O vinil foi lançado pelo NOIZE Record Club! Em comemoração aos 30 anos do álbum. Esta foi a primeira vez que o trabalho foi lançado em vinil. O álbum foi lançado acompanhado da revista NOIZE #137. Também tocaram no álbum Carlos Malta no saxofone, Paulo Muylaert na guitarra e Fernando Moura nos teclados. O trabalho foi o segundo da discografia de Lenine e o segundo na de Suzano e foi coproduzido pelos dois com o engenheiro de áudio Denilson Campos. Os arranjos e a direção musical foram de Lenine e Suzano. As gravações, feitas por Denilson, foram no estúdio Chorus, no Rio de Janeiro. A mixagem foi no RPM Studios, em Nova York, por James A. Ball. Em sua primeira versão, o álbum foi lançado pelo selo Velas.
As músicas gravadas foram “Acredite ou Não”(Lenine e Bráulio Tavares), “O Último Pôr Do Sol” (Lenine e Lula Queiroga); “Miragem Do Porto”(Lenine e Bráulio Tavares); “Olho De Peixe” (Lenine); ”Escrúpulo”(Lenine e Lula Queiroga); “O Que É Bonito”(Lenine e Bráulio Tavares); “Caribenha Nação / Tuareguê Nagô” (Lenine e Bráulio Tavares); “Lá e Lô”(Lenine); “Leão Do Norte”(Lenine e Paulo César Pinheiro); “A Gandaia Das Ondas / Pedra E Areia” (Lenine e Dudu Falcão) e “Mais Além” (Lenine, Bráulio Tavares, Lula Queiroga e Ivan Santos).
Em 2024 lançou, com Fred Martins, o álbum “Barbarizando geral”, lançado pela Biscoito Fino. O álbum teve registradas as músicas “Dois chicos”(Fred Martins e Roberto Bozzetti); “Ahmed”(Fred Martins); “O rancho da seita suicida”(Fred Martins e Marcelo Diniz); “Madame maldade”(Fred Martins e Marcos Suzano) ; “Senzala”( Fred Martins e André Sampaio); “Além do qualquer”(Fred Martins e Manoel Gomes); “Abalou”(Fred Martins); “Este amor tem nome”(Fred Martins); “Trama”(Fred Martins). e “Barbarizando geral”(Fred Martins).
Com Fred Martins
Com Marcelo Gargaglione e Mauricio Negão
Com Benjamim Taubkin e Jaques Morelembaum
Com João Pires e Vitor Santana
Com Takashi Numazawa
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.