0.000
Nome Artístico
Marcos Leite
Nome verdadeiro
Marcos Leal Leite
Data de nascimento
25/3/1953
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Data de morte
14/1/2002
Local de morte
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Instrumentista. Arranjador. Produtor musical. Professor. Demonstrou seu interesse por música já aos cinco anos de idade, quando cursava a Escola Dó-Ré-Mi. Três anos depois, começou a estudar piano com a professora Lúcia Branco. Foi aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde estudou regência com mestres como Henrique Morelenbaum, Hélcio Soares, Helena Fiúza e Judith Coccarelli. Estudou, também, com Anselmo Carvalho, Carlos Eduardo Prates e Bernard Bressler.

Dados artísticos

Estreou, profissionalmente, na música coral e vocal, em 1967. Criou vários corais. Desenvolveu uma linguagem na escrita coral, que promoveu a absorção da música popular urbana pelo canto coletivo.

Fundou e dirigiu, entre 1979 e 1983, o Coral da Cultura Inglesa, depois renomeado Cobra Coral, com o qual participou de festivais de música, gravou o LP “Cobras e Lagartos” e foi contemplado com o Prêmio Shell.

Em 1985, fundou e passou a dirigir o grupo vocal Garganta Profunda, desenvolvendo uma junção entre música e teatro.

Como professor, foi convidado a atuar em cursos e seminários, como: Festival de Londrina (PR), em 1984, 1985 e 1993; Oficinas de Música de Curitiba (PR), de 1993 a 1997; Festival de Música Instrumental de Ouro Preto (MG), em 1986, e Painéis Funarte de Regência Coral.

Participou de várias gravações de estúdio com artistas como Caetano Veloso, Mauro Senise, Altamiro Carrilho, Edu Lobo e Paulo Moura.

Como arranjador, atuou em espetáculos como o de Chico Buarque (“Suburbano coração”), além de ter dividido a direção musical da peça “A bandeira de cinco mil-réis”, com Egberto Gismonti.

Foi produtor musical dos dois LPs e três CDs do grupo Garganta Profunda. Produziu, ainda, o LP do grupo Cobra Coral (gravado ao vivo) e o CD do Coral Furb de Blumenau (SC).

Participou de vários songbooks lançados pela gravadora e editora Lumiar.

Criou e dirigiu a Orquestra de Vozes de Meninos do Rio, integrada por 1200 vozes (alunos da rede municipal de ensino), a convite da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Faleceu em 2002, no Rio de Janeiro.

Discografias
2000 CD Chico & Noel em revista

Garganta Profunda

1998 Independente CD Deep Rio

Garganta Profunda

1995 Albatroz CD Vida, paixão e banana:-Garganta Profunda canta Tropicália

Garganta Profunda

1993 CID CD Garganta canta Beatles-Ao vivo

Garganta Profunda

1991 CID CD Garganta Profunda

Garganta Profunda

1987 LP, CD Yes, nós temos Braguinha-80 anos

Garganta Profunda

1986 Selo Arco e Flecha LP Orquestra de Vozes A Garganta Profunda

Garganta Profunda