0.000
©
©
©
Nome Artístico
Marco Trindade
Nome verdadeiro
Marco Antonio Ferreira Trindade
Data de nascimento
23/6/1983
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Poeta. Letrista. Escritor. Funcionário Público.

Em 2014, em coautoria, publicou o livro “O Grito dos Poetas Descalços”.

Em 2018, junto ao músico e jornalista Marcelo Bizar, criou a Revista Sarau Subúrbio, na qual publicou, em suas várias edições, poesias, letras de músicas, contos e crônicas.

No ano de 2020 participou do “XXVIII Concurso Literário de Poesia e Prosa”, da Academia de Letras de São João da Boa Vista, conquistando o 1º lugar na “Categoria Poesia”. Dois anos depois, em 2022, seu poema “Canção da Verdade” foi selecionado para a coletânea “Prêmio Off Flip de Literatura”.

Em 2023 lançou o livro de poesias intitulado “Quintais Garatujas”, pela Kotter Editorial. A noite de autógrafos ocorreu na Livraria Belle Époque, no bairro do Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, e contou com declamações de seus poemas por vários poetas presentes, assim como a execução de suas composições em parcerias com Marcelo Bizar e Amarildo Silva, pelos próprios, entre outros.

Dados artísticos

Poeta. Letrista. Escritor. Em 2020 lançou o CD “Tambores & baobás”, coproduzido em parceria com Marcelo Bizar, Pakato do Cavaco e Silvio Silva, no qual foram incluídas suas composições “Rebeldia gingada” (c/ Marcelo Bizar e Silvio Silva), com a participação especial da cantora Lizza Dias; “Camorim, o quilombo” (c/ Marcelo Bizar e Silvio Silva) e participação da cantora Lu Fogaça, e ainda, a faixa “Negro samba, vende peixe e se revolta”, parceria com Marcelo Bizar, todas interpretadas pelo parceiro. No disco, no qual participou fazendo coro e palmas, contou com os músicos Júnior Silva (violão 7 cordas), Sapuri (percussão), Téo Bahia (berimbau) e Pakato do Cavaco (cavaquinho e produção musical) e Marcelo Bizar ao violão de seis cordas e viola de 10 cordas.

Discografias
2020 Independente CD Tambores & baobás (c/ Marcelo Bizar e Sílvio Silva)
Obras
Camorim, o quilombo (c/ Marcelo Bizar e Silvio Silva)
Negro samba, vende peixe e se revolta (c/ Marcelo Bizar)
Rebeldia gingada (c/ Marcelo Bizar e Silvio Silva)
Bibliografia Crítica

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

Revista Sarau Subúrbio. BIZAR, Marcelo e TRINDADE, Marco. (Org.). Ano 1 – nº 1. Rio de Janeiro [s.n], 2018.