4.004
Nome Artístico
Marcio Ivens
Nome verdadeiro
Marcio Ivens
Data de nascimento
10/10/1944
Local de nascimento
Caçador, SC
Dados biográficos

Cantor.

Aos 15 anos de idade mudou-se para o Rio de Janeiro onde foi descoberto pelo compositor Luis Bonfá, de quem gravou várias composições inéditas.
Em 1964 mudou-se para Buenos Aires, na Argentina, onde viveu por quatro anos. Nesse período sofreu um grave acidente automobilístico, em que permaneceu em coma por três dias, ficando hospitalizado por seis meses.
De volta ao Brasil, em um encontrou com a artista Dilú Melo, fecharam um acordo em que viajariam para Portugal onde esta seria sua empresária. Após duas semanas de despesas e contratos infrutíferos, ela o abandonou sem as mínimas condições econômicas. Sozinho, e com muita perseverança, foi obtendo
sucesso gradativamente.
Foi um dos pioneiros entre os brasileiros em Portugal a fazer sucesso.
Em 1995 encerrou sua carreira artística, aposentando-se aos 51 anos de idade. Nesse mesmo ano recebeu do Ministério da Cultura Portuguesa um subsídio vitalício de “Honra ao Mérito” por trinta anos de trabalho com músicas de expressão portuguesa.

Dados artísticos

Aos 12 anos de idade realizou seu primeiro contrato com a Rádio Guarujá de Florianópolis, sendo considerado uma “revelação infantil”.
Realizou uma turnê de shows direcionados aos indígenas da região do estado do Amazonas, contratado pelo presidente Jucelino Kubsrchek, ao lado da cantora Dilú Melo.
No período em que permaneceu no Brasil gravou quatro discos, dentre os quais dois foram em parceria com a cantora Sonia Delfino.
Em 1964 formou uma dupla com a cantora Marcia Rayol, com a qual gravou “Encontro no sábado”, “Samba de roda”, “Cirandinha moderna”, “Poema de alguém”. O par ficou conhecido como “Marcio e Marcia”
No período em que morou na Argentina foi contratado pela TV Canal 2 de La Plata para realizar o programa de tevê “Chuva de Estrelas”, em que cantava e apresentava artistas de outros países como Sylvie Vartan e Johnny Hollyday.
Durante um período de dez anos atou como cronista da revista portuguesa “Crônica Feminina”.
Realizou um programa diário de rádio nos “Emissores Associados de Lisboa” durante oito anos.
Em 1974 gravou a marchinha carnavalesca “Bilú tetéia” que se tornou rapidamente um sucesso em Portugal.
Em 1990 realizou uma turnê de shows por 32 cidades francesas, ao lado da cantora Amalia Rodrigues.
Gravou mais de 75 discos que renderam quatro discos de ouro e dois de platina.
A partir de 1995 realizou o recital de voz e piano “Anos Dourados”, com músicas brasileiras dos anos 40 e 50, direcionada a um público seleto, em vários palácios de Lisboa.
Ao longo de 2011 estava sendo preparado seu primeiro CD, uma compilação de seus maiores sucessos, pelo selo ICCA (Instituto Cultural Cravo Albin).

Discografias
1993 Orfeu LP Jeitinho Carinhoso
1987 Lisbon Records LP Marcio Ivens
1978 Interdiscos LP Marcio Ivens
1974 Philips LP Marcio Ivens
1971 EMI LP Marcio Ivens
1968 Alanicky LP Marcio Ivens
1964 Polydor LP Marcio e Marcia