1.502
Nome Artístico
Marcia Krengiel
Nome verdadeiro
Márcia Rodrigues de Brito Krengiel
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Atriz. Professora.

Em 1970, graduou-se em Letras (Português/Inglês) pela UERJ. Em 1999, obteve o mestrado em Língua Inglesa pela mesma instituição acadêmica, apresentando a dissertação “Technology and Learning”.

Dados artísticos

De 1984 a 1995, apresentou o programa “I love you” (TVE), dando aulas de inglês baseadas em letras de canções norte-americanas. Ao final do programa, era apresentado um clip no qual a professora dava lugar à cantora, que interpretava a canção trabalhada na aula.

Ainda na TVE, atuou como apresentadora do programa “Sábado Aberto”, como debatedora do programa “Sem Censura” e como âncora da emissora durante a Eco 92.

Participou, como redatora e apresentadora, do “TV Brazil”, programa semanal sobre o Brasil veiculado no canal 31 WNYC, em Nova York.

Na área teatral, integrou, em 1983, o elenco da montagem brasileira do musical “Evita”, interpretando a amante de Perón. Participou também do musical infantil “Verde que te quero ver”, de Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, em 1985.

Nos anos 1990, passou a realizar shows solo, como “Cult Songs” (Mistura Fina) e os tributos a Cole Porter (“Lets do it”) e Gershwin (“Fascinatin Gershwin”).

Em 2002, apresentou-se no Vinicius Piano Bar (RJ), com o show “Bossa Nova – Fascinatin´ Rhythm”, que contou com a participação de Durval Ferreira (violão e direção musical), Paulo Midosi ( teclado), Haroldo Cazes (contrabaixo) e Haroldo Jobim (bateria).

Em 2003, assumiu a programação musical do espaço Toq Final (RJ), apresentando-se também como cantora, ao lado de Luiz Carlos Cunha (piano), Sergio Barroso e Adriano Giffoni (contrabaixo) e José Boto Leite (bateria), entre outros músicos. Nesse mesmo ano, voltou ao palco do Vinicius Piano Bar, desta vez com o show “Nada será como antes – Nothing will be as it was”, interpretando obras de Tom Jobim, Carlos Lyra, Gershwin e Duke Ellington, entre outros. O show contou com a participação de Durval Ferreira (produção musical e guitarra). Também em 2003, apresentou-se no Antonino Piano Bar (RJ), com o show “SamBlues & Bossa”, tendo a seu lado Paulo Midosi (teclado), Haroldo Cazes (contrabaixo), Kleberson Caetano (bateria) e Durval Ferreira (guitarra e direção musical).

Em 2005, participou do projeto “Todos os Sons”, no Espaço Cultural Maurice Valansi (RJ), com o show “SamBlues & Bossa”, ao lado de Haroldo Cazes e Paulo Midosi.

Acompanhada pelo por Charles Rio (piano), Dôdo Ferreira (contrabaixo) e Kleberson Caetano (bateria), apresentou-se, em 2010, com o espetáculo “A música de Gershwin” no J. Club da Casa Julieta de Serpa (RJ), pelo “Projeto Resgate”, produzido por Angel Entertainment e Armando Schiavo.

Shows
2010 A música de Gershwin – J. Club – Rio de Janeiro