5.001
Nome Artístico
Marcia Calmon
Nome verdadeiro
Marcia Nunes Calmon Gomes
Data de nascimento
7/11/1963
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora e compositora.

Filha do maestro e pianista Waldir Calmon com a cantora Marta Kelly.

Ainda criança começou a tocar piano e violão.

No ano de 1984 passou a estudar “Canto”.

Formou-se em Jornalismo pela UERJ (Universidade estadual do Rio de Janeiro).

Entre os anos de 1993 e 1998, residiu na Ilha de Saint Martin, nas Antilhas Francesas, onde também estudou “Canto Popular”.

De volta ao Brasil, no ao de 1998, estudou “Canto Lírico”.

Dados artísticos

Começou a carreira artística no ano de 1984, como componente da Orquestra Waldir Calmon.

No ano de 1991 passou a integrar outras orquestras, tais como Orquestra Cuba Libre, Orquestra Víttor Santos e Orquestra do Maestro Cipó. No ano seguinte, em 1992, após conhecer o maestro Tranka Oliveira, passou a trabalhar em eventos musicais para turistas. No ano posterior, em 1993, a convite do maestro Tranka Oliveira, integrou a banda da casa de shows Plataforma, em Porto Rico, no Caribe.

Do ano de 1993 até o ano de 1998, em companhia de seu marido, o maestro Tranka Oliveira, fez diversas apresentações em várias casas noturnas na Ilha de Saint Martin, nas Antilhas Francesas, onde o casal residia.

Em 1998 retornou ao Brasil e passou a trabalhar como back-vocal da cantora Marlene, e ainda, como cantora solo na casa noturna Plataforma, no bairro do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, como direção musical de Tranka Oliveira. Neste mesmo ano trabalhou como back-vocal na faixa “A Bahia te espera” (Herivelto Martins e Chianca de Garcia) do CD “Estrela da vida”, da cantora Marlene.

No reveillón de 1999-2000 apresentou-se, no palco da Praia de Copacabana, como cronner da Orquestra do Maestro Tranka Oliveira, orquestra que também acompanhou as cantoras Emilinha Borba, Marlene e a vedete-cantora Virgínia Lane. Ainda no ano 2000 participou do CD “Plataforma – Meu Brasil 500”, no qual interpretou as faixas “Canto das três raças” (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro), “A Bahia te espera” (Herivelto Martins e Chianca de Garcia), “Xula carioca” (Antônio da Silva Leite) e “Ta-hí”, de Joubert de Carvalho. O disco contou com arranjos, direção musical e produção de Tranka Oliveira. No ano seguinte, em 2001, lançou o CD “Tranka e Marcia – Sob Medida”, pela gravadora Somil Record, produzido por William Luna. No disco interpretou as faixas “Samba do avião” e “Corcovado”, ambas de Tom Jobim); “Copacabana” (Alberto Ribeiro e João de Barro); “Quando o amor acontece” (João Bosco e Abel Silva); “Papel marchê”  (João Bosco e Capinan), ” Mas que nada” (Jorge Benjor); “Serrado” (Djavan); “Flor de Lis” (Djavan); “Por causa de você (Tom Jobim e Dolorres Duran); “A noite do meu bem” (Dolores Duran); “Samba da bênção” (Baden Powell e Vinicius de Moraes); “Samba da minha terra” (Dorival Caymmi); “Sabe você” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes); “Primavera” (Carlos Lyra e Vinicius de Morais); “Sandália de prata” (Ary Barroso) “Rio de Janeiro / Isto é o meu Brasil (Ary Barroso); “Olhos verdes” (Vicente Paiva); “Marcha da primavera” (João de Barro); “Estão voltando as flores” (Paulinho Soledad); “Folhetim” (Chico Buarque); “Sob medida” (Chico Buarque); “Doce presença” (Ivan Lins e Vítor Martins); “Começar de novo” (Ivan Lins e Vítor Martins); “Tributo a um poeta” (J. Valle e Walter Xavier); “Outra vez” (Isolda); “Onde anda você” (Hermano Silva e Vinicius de Moraes); “Nunca” (Lupicínio Rodrigues); “Dia de domingo” (Michel Sullivan e Paulo Massadas) e “Carinhoso” (Pixinguinha e João de Barro). O disco contou com produção musical de Willian Luna, voz, programação de teclados e percussão de Marcia Calmon, teclados, violão e percussão de Tranka Oliveira e arranjos de Marcia Calmon e Tranka Oliveira.

No ano de 2004, com Tranka, fez parte de um grupo artístico, coordenado pelo artista plástico, cenógrafo, carnavalesco e figurinista Mario Borriello, que a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro mandou para Pequim (China), a fim de representar o Brasil no evento “4th Meeting in Beijing Art Festival”.

No ano de 2009 montou o espetáculo “Marcia Calmon Canta o Rio Antigo”, com um repertório de músicas brasileiras das décadas de 1920 a 1960, apresentado no palco do Rio Scenarium, na Lapa, Centro do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano apresentou o show “Bossas-Novas e Outras Pérolas da MPB”, na casa noturna Vinicius Piano Bar, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. No ano posterior, em 2010, atuou como back-vocal no CD “Um Sinhô compositor”, do cantor Luiz Henrique, dedicado à obra do compositor Sinhô.

Em 2011 trabalhou como vocalista no CD da cantora Marion Duarte.

No ano de 2015, lançou pelo site “CDBaby”, em versão apenas digital, as faixas “Canção – pro nosso Tom” (Tranka Oliveira), “Sentidos” (Marcia Calmon e Tranka Oliveira) e “O sol” (Marcia Calmon e Tranka Oliveira).

Em 2016, montou em parceria com Tranka Oliveira, o show “Delicado”.

Discografias
2001 Gravadora Somil Record CD Tranka e Marcia - Sob Medida
2000 Independente CD Plataforma - Meu Brasil 500 - (vários)
Obras
O sol (c/ Tranka Oliveira)
Sentidos (c/ Tranka Oliveira)