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Nome Artístico
Marcelo Dolabela
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Poeta.

Envolvido em diversas atividades artísticas, como poeta participou ativamente do movimento poético conhecido por “Geração Mimeógrafo” na década de 1980 em Belo Horizonte. Por essa época, publicou vários livretos de poesias, entre eles “Adeus, América”, “Violência”, “Gatilho”, “Através das paredes”, “Arte, Suor, souvenir”, “Coração malasarte”, “Lúdicos do inferno”, “Alimento”, “Gata presença”, “Mandarins sem fantasias”, “Radicais”, “Grão” e ainda outros em co-autorias: “Árvore” (c/ Marlon Dolabela e Marconi Dolabela), “Paixão” (c/ Emília Dorbolina), “A carne dos raios” (c/ Marconi Dolabela), “Pam, pan, pã, pão” (c/ Roberto S), “Desejo” (c/ Marcoantonio), “Um a um” (c/ David R.), “Simples” (c/ Marconi Dolabela) e “Leite de moça” (c/ Murilo A).

Atuou também como artista plástico com exposições no Brasil e no exterior.

Foi também autor do texto do curta-metragem “Uakti – oficina instrumental”, premiado como “Melhor Curta” e “Melhor Montagem”, no “Festival de Gramado de 1987”.

Na área editorial foi co-editor da revista Fahrenheit 451 e da equipe de articulistas da revista Fanzine Gass.

Tem pós-graduação em Letras pela UFMG, onde defendeu uma tese sobre Dolores Duran.

Foi também produtor e apresentador do programa “Rock molotov”, levado ao ar pela Rádio Liberdade, de Belo Horizonte.

Em 1987, publicou “ABZ do rock”, pela editora paulista Estrela do Sul.

Dados artísticos

Iniciou a sua carreira musical no início da década de 1980 com o grupo mineiro de pós-punk Sexo Explícito.

Grupo de rock também integrado por Rubinho Troll (voz), Roberto Nosso (guitarra), João Daniel (guitarra), Marompas (baixo) e Rogério (bateria) em Belo Horizonte (MG) em 1982. A proposta musical do conjunto estava baseada no “pós-punk”. Gravou um único K7, junto com o grupo Divergência Socialista, pelo selo independente Onda. O grupo se dissolveu em meados da década de 1980. Logo depois saiu do grupo e formou a banda Divergência Socialista.

Integrando o Divergência Socialista ao lado de Gato Jair (voz), Fabiane Andropov (voz), John (baixo) e Rubinho Troll (bateria) em Belo Horizonte em meados da década de 1980, sofria influência do “posite-punk” até o minimalismo de John Cage.

Em 1984, ainda no Divergência Socialista, lançou junto com o grupo Sexo Explícito uma fita K7 pelo selo independente Onda. Três anos depois, com algumas modificações em sua formação — saíram Fabiane Andropov, Gato Jair e John, substituídos por Silma (voz) e Marompas (baixo) –, lançou outra fita, pelo também selo independente Câmbio Negro Produções. O grupo Divergência Socialista encerrou as atividades no final da década de 1980.

Discografias
1987 Câmbio Negro Produções K7 Christine Keeler

(c/ a banda Divergência Socialista)

1984 Onda K7 Show às armas

(c/ a banda Divergência Socialista)

Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.

MATTOSO, Glauco. O que é poesia marginal – Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

MÍCCOLIS, Leila. Do Poder Ao Poder. Rio Grande do Sul: Ed. Tchê, 1987.