5.001
Nome Artístico
Marcelo Costa Santos
Nome verdadeiro
Marcelo Costa Santos
Data de nascimento
13/10/1954
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Violonista. Ator.

Dados artísticos

Iniciou a carreira artística na década de 1970. Integrou o elenco do filme “Minha namorada”, de Zelito Viana e Armando Costa. Também como ator, participou dos filmes “Viúva virgem”, de Pedro Rovai, e “Sítio do pica-pau amarelo”, de Geraldo Sarno.

O primeiro disco, gravado em 1976, foi um compacto simples com suas canções “Morena” (c/ Ney Costa) e “Lua nova”.

No ano seguinte, a faixa “Morena” foi incluída no LP que registrou a trilha sonora de “Tchan-A grande sacada”. Também em 1977, a faixa “Lua nova” fez parte da coletânea “Aqui dentro: música”. Compôs, em parceria com Dadi, a música “A Cor do Som”, registrada no primeiro LP do grupo homônimo, lançado pela WEA. Ainda nesse ano, lançou mais um compacto simples, contendo “Tempo de estio” (Caetano Veloso), canção que alavancou sua carreira por ter sido bastante executada nas emissoras de Rádio, e “Melô da estudante”, de sua exclusiva autoria. Também nesse ano, lançou um compacto duplo com suas composições “Morena” e “Brasa dormida”, ambas com Ney Costa, “Momento” e “Lua nova”.

Em 1978, gravou seu primeiro LP, registrando suas canções “Brasa dormida”, “De fogo, luz e paixão”, “Algo no ar” e “A palavra”, todas com Ney Costa, “Som moleque”, “Melô da estudante”, “Jeitinho”, “Selim de bicicleta” e “Brasa do sol”, além de “Festa no céu” (Nelson Ângelo e Ronaldo Bastos), “Um sonho” e o hit “Tempo de estio” (Caetano Veloso). O disco contou com a participação de Ivan Lins (na faixa “Brasa do sol”) e Gal Costa (na faixa “De fogo, luz e paixão”) (c/ Ney Costa), respectivamente. Essa última canção tornou-se um de seus maiores sucessos, ao lado de “Tempo de estio”. A faixa “De fogo luz e paixão” foi incluída, nesse mesmo ano, na trilha sonora da novela “Pecado rasgado” (Rede Globo) e na coletânea “Comportamento geral”.

Lançou, em 1979, o LP autoral “Alimento e paixão” (1979), contendo as faixas “Cunhatã”, “Dias dançantes”, “Bom”, “Eles nº 2”, “Sob o sol de uma rumba”, “Balanço das horas”, “Talvez” e a faixa-título, todas de sua parceria com Ney Costa, “Única” (c/ Renato Corrêa), “Rosa e vento” (c/ Ney Costa e Márcia de Almeida), “Fogo no corpo” e “Não leio mais os jornais”.

Em 1981, lançou dois compactos simples com composições próprias: o primeiro com “Abre coração” (c/ Jim Capaldi) e “Primeira consciência”; e o segundo com “Com você eu vou” (c/ Jim Capaldi) e “Meu tesouro”. Nesse mesmo ano, a faixa “Abre coração” foi incluída na trilha sonora da novela “Amor é nosso!” (Rede Globo).

Gravou, no ano seguinte, o LP “Jogo de espelhos”, registrando suas canções “Vai mais coração”, “Fez agora paga”, “Com você eu vou” e “Abre coração”, todas de sua parceria com Jim Capaldi, “Colar de pérolas” (c/ Ney Costa e Gray), “Jogo de espelhos”, “Louco por você”, “Meu tesouro” e “Secretária eletrônica”, além de “Só de brincadeira” (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), “Quero-te assim” (Tito Madi) e “Mar de ilusão” (Djavan). A faixa “Abre coração” foi bastante executada nas emissoras de Rádio, ficando definitivamente associada ao artista.

Em 1983, lançou o LP “Encanto”, contendo suas canções “Salto no escuro” (c/ Ney Costa), “Só pra te agradar” (c/ Dadi), “Sufoco ou rebô” e a faixa-título. Também no repertório, “Transas de amor (Os sonhos de quem ama)” (Marina Lima e Antônio Cícero), “Nós dois” (Carlão), “Quase um vício” (Dalto, Renato Corrêa e Cláudio Rabello), “Vou te contar um segredo” (Marcos Cardoso), “Não leve nada a sério” (Guilherme Lamounier), “Ontem hoje amanhã” (Piska), “Feitos de música” (Guilherme Lamounier e Carlos Colla) e “Atos loucos” (Piska e Nando Botafogo). Esse disco contou com a participação especial da cantora Marina Lima, na faixa “Salto no escuro”. Também nesse ano, lançou um compacto simples com as faixas “Nós dois” (Carlão) e “Só pra te agradar”, de sua parceria com Dadi.

Integrou, como ator e cantor, o elenco do especial infantil “Verde que te quero ver” (Rede Globo/1984), de Paulinho Tapajós e Edmundo Souto, representando o personagem “Palhaço Real”, também título da canção de autoria de Edmundo Souto e Paulinho Tapajós interpretada por ele e incluída no LP “Verde que te quero ver” (Som Livre), com a trilha sonora do musical.

Em 1985, gravou o LP “Estrela do meu clip”, no qual registrou suas composições “Cantando e andando” (c/ Dadi), “Maluco coração” (c/ Torcuato e Marcos Sabino), “Rockmania”, “Reze e berre”, “Perdidos na noite” e a faixa-título, além de “Gatinha de rua” (Cazuza e Roberto Frejat), “Bianca” (Joe e Gastão Lamounier), “Amor de ponte aérea” (Nico Resende) e “Clic (Lobão e Bernardo Vilhena). O disco contou com a participação de Cazuza, na faixa “Gatinha de rua”.

Participou da coletânea do LP “Alta rotatividade” (Som Livre/1986), com a faixa “Amor de ponte aérea” (c/ Nico Resende).

Lançou, em 1987, o LP “Olhos de diamante” contendo as seguintes canções de sua autoria: “Nosso love me comove” (c/ Evandro Mesquita), “Doce fantasia” (c/ Ney Costa), “Tempo de prazer” (c/ Graça Motta), “Gata feiticeira” (c/ Dadi), “Não pare de sonhar”, “Graças a Deus”, “Meu bom”, “Overdose”, “Mais um pouco” e a faixa-título. Também no repertório, a faixa “Todo o amor”, versão de Ronaldo Bastos para a música “Loves in need of love today” (Stevie Wonder).

Ainda na década de 1980, integrou o elenco de atores de “Rockmania”, de Adnor Pitanga. Para a trilha sonora, compôs e gravou o tema de abertura do filme.

Em 1994, gravou o CD “Nítido”, registrando suas composições “Todo beijo” (c/ Graça Motta), “Cabelo molhado” (c/ Carlos Colla), “Pedras” (c/ Ney Costa), “Ar de amor” e “Pensando em você”, além de “Ela é carioca” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Trem das 7” (Raul Seixas) e “Meu amor” (Chico Buarque). Complementando o repertório, um pout-pourri com suas canções “Com você eu vou” e “Abre coração”, ambas com Jim Capaldi, “Morena” e “De fogo, luz e paixão”, ambas com Ney Costa, e “A fuga do centauro” (c/ Dante Milano), e ainda “Tempo de estio” (Caetano Veloso), um de seus maiores sucessos. O disco contou com a participação de Gal Costa, na faixa “Todo beijo”.

Discografias
1994 CID CD Nítido
1987 EMI-Odeon LP Olhos de diamante
1986 Som Livre LP Alta rotatividade

(Participação:) Vários artistas

1985 Som Livre LP Estrela do meu clip
1984 Som Livre LP Verde que te quero ver-A lenda de Luana-Trilha sonora do musical infantil da Rede Globo

(Participação:) Vários artistas

1983 EMI LP Encanto
1983 Elektra/WEA Compacto simples Nós dois/Só pra te agradar
1982 EMI LP Jogo de espelhos
1981 Elektra/WEA Compacto simples Abre Coração/Primeira consciência
1981 Som Livre LP Amor é nosso!-Trilha Sonora da Novela da Rede Globo

(Participação:) Vários artistas

1981 Elektra Compacto simples Com você eu vou/Meu tesouro
1979 EMI LP Alimento e paixão
1978 Coronado/EMI-Odeon LP Comportamento geral

(Participação:) Vários artistas

1978 EMI-Odeon LP Marcelo
1978 Som Livre LP Pecado rasgado-Trilha sonora da novela da Rede Globo

(Participação:) Vários artistas

1977 Coronado/EMI-Odeon LP Aqui dentro: música

(Participação:) Vários artistas

1977 EMI-Odeon Compacto Duplo Morena/Brasa dormida/Momento/Lua nova
1977 GTA/Copacabana LP Tchan-A grande sacada-Trilha sonora

(Participação:) Vários artistas

1977 EMI-Odeon Compacto simples Tempo de estio/Melô da estudante
1976 EMI-Odeon Compacto simples Morena/Lua nova
Obras
A Cor do Som (c/ Dadi)
A fuga do centauro (c/ Dante Milano)
A palavra (c/ Ney Costa)
Abre coração (c/ Jim Capaldi)
Algo no ar (c/ Ney Costa)
Alimento e paixão (c/ Ney Costa)
Amor de ponte aérea (c/ Nico Resende)
Ar de amor
Balanço das horas (c/ Ney Costa)
Bom (c/ Ney Costa)
Brasa do sol
Brasa dormida (c/ Ney Costa)
Cabelo molhado (c/ Carlos Colla)
Cantando e andando (c/ Dadi)
Colar de pérolas (c/ Ney Costa e Gray)
Com você eu vou (c/ Jim Capaldi)
Cunhatã (c/ Ney Costa)
De fogo, luz e paixão (c/ Ney Costa)
Dias dançantes (c/ Ney Costa)
Doce fantasia (c/ Ney Costa)
Eles nº 2 (c/ Ney Costa)
Encanto
Estrela do meu clip
Fez agora paga (c/ Jim Capaldi)
Fogo no corpo
Gata feiticeira (c/ Dadi)
Graças a Deus
Jeitinho
Jogo de espelhos
Louco por você
Mais um pouco
Maluco coração (c/ Torcuato e Marcos Sabino)
Melô da estudante
Menino do fundo
Meu bom
Meu tesouro
Morena (c/ Ney Costa)
Namastê
Nosso love me comove (c/ Evandro Mesquita)
Não leio mais os jornais
Não pare de sonhar
Olhos diamante
Overdose
Pedras (c/ Ney Costa)
Pensando em você
Perdidos na noite
Reze e berre
Rockmania
Rosa e vento (c/ Ney Costa e Márcia de Almeida)
Salto no escuro (c/ Ney Costa)
Samblue (c/ Ney Costa Santos)
Secretária eletrônica
Selim de bicicleta
Sob o sol de uma rumba (c/ Ney Costa)
Solidão não vê a porta (c/ Tavinho Paes)
Som moleque
Sufoco ou rebô
Só pra te agradar (c/ Dadi)
Talvez (c/ Ney Costa)
Te chamei (c/ Ney Costa Santos)
Tempo de prazer (c/ Graça Motta)
Toda mudez (c/ Ney Costa Santos)
Todo beijo (c/ Graça Motta)
Tudo de bom (c/ Ney Costa Santos)
Vai mais coração (c/ Jim Capaldi)
Você que me vê na rua (c/ Tito Costa Santos)
Você que me vê na rua (c/ Tito Costa Santos)
Única (c/ Renato Corrêa)
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. O Guitarrista Victor Biglione & a MPB. Rio de Janeiro: Edições Baleia Azul, 2009. 2ª ed. Esteio Editora, 2011. 3ª ed. EAS Editora, 2014.