3.502
Nome Artístico
Marcelo Amaro
Nome verdadeiro
Marcelo dos Santos Amaro
Data de nascimento
30/4/1975
Local de nascimento
Porto Alegre, RS
Dados biográficos

Cantor. Instrumentista (percussionista).

Criado na vila CEFER II zona leste de Porto Alegre (RS), onde desde pequeno batucava nas panelas de sua mãe, entoando os sambas enredo das escolas que ia assistir desfilar na Avenida Loureiro da Silva em Porto Alegre. Seu avô, Otério Amaro, era seresteiro, , tocava violão, bandolim, banjo.
Seu primeiro emprego foi como office-boy na Companhia Rio-Grandense de Telecomunicação (CRT).
Iniciou seus estudos musicais como autodidata. Mais tarde, fez cursos de Leitura Rítmica e Técnicas de Bateria com o professor Eliseu Costa, na Escola Lorenzo Fernandez, no Rio de Janeiro; Fabricação de Instrumentos Étnicos no Projeto Musik Fabrik, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro; curso de extensão em Teoria e Percepção Musical; Percussão Afro-Brasileira, com Laudir de Oliveira; Bateria, com Paulinho Black; Percepção, com Maria da Glória; Técnica Vocal com a professora Elizabeth Jaeger, em Porto Alegre (RS). Também cursou Licenciatura Plena em Música no Conservatório Brasileiro de Música (CBM-RJ).
No início da década de 2000 morou em Genebra, na Suíça, por dois anos, onde estudou no Instituto Jacques Dalcroze e ministrou oficinas de Percussão Brasileira no Atelier de Etno Musicologie de Genève.

Dados artísticos

Iniciou-se na carreira de músico profissional trabalhando em Centros Comunitários da Prefeitura de Porto Alegre (RS) durante quatro anos, dando aulas de percussão com instrumentos recicláveis ou inventados.
Em Porto Alegre teve seu primeiro grupo de samba o Cia Brasil, com o qual gravou um disco com cinco grupos, produzido por Mauro Diniz.
Montou com mais dois irmãos o grupo Louca Sedução, que tocou nos programas de rádio e televisão do Rio Grande do Sul e chegou a lançar um CD.
Integrou o grupo Flor de Ébano, com o qual acompanhou os sambistas que iam à Porto Alegre (RS) se apresentar como Mestre Marçal, Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra, Reinaldo, Jamelão, Dominguinhos do Estácio, Neguinho da Beija-Flor, Arlindo e Sombrinha, Bezerra da Silva, Leci Brandão, entre outros. Com o grupo se apresentou no evento “Samba Sul”, tocando para 25 mil pessoas no Ginásio do Gigantinho, em Porto Alegre (RS).
Em 2000 viajou pela Europa acompanhando o músico Vitor Ramil em sua turnê. Em Genebra conheceu a cantora Diana Miranda e o músico Ademir Cândido, com os quais tocou por dois anos no palco alternativo do “Montreux Festival” (Suíça) e no palco principal do “Sfinks Feltival” (Bélgica), com a Batucada Brasileira de Antwerpeen. Ao lado de Diana Miranda, apresentou-se também no “Milan Festival”, em 2002.
Ao lado de Dudu Oliveira e do francês DJ Dacat, realizou o projeto “Sambucca Jam Sessions”, que misturaou música eletrônica e percussão brasileira.
Acompanhou o bailarino Mano Amaro no espetáculo “Espiral Sul”, em suas apresentações Bélgica, Alemanha, Holanda, Suíça e no encontro “Porto Alegre um Outro Brasil”, em Porto Alegre (RS).
Iniciou a produção de seu primeiro CD solo de canto e percussão “Caminhos dos sons percussivos” e do DVD educativo de percussão brasileira “Caminhos percussivos”.
Integrou o grupo Underground Samba Lapa, com o qual gravou o clipe da música “Nossa escola” (Ronaldo Camargo, Pipa Vieira, Bom Cabelo, Gaby, Vinicius Manga e Alex).
Gravou nos discos de artistas como João Martins, Renato da Rocinha, Lula Matos, Ademir Cândido e Floriano Júnior.
Em 2013 participou do espetáculo “Rock in Rio – O Musical”, como percussionista.

Discografias
2013 Independente CD Me faz brilhar (participação) – Lula Matos
2012 Independente CD Receita pra amar (participação) – João Martins
2010 Independente CD Instrumental Choro Suíça (participação) – Floriano Júnior
2009 Independente CD Juízo que dá samba (participação) – João Martins
2002 Independente CD Instrumental Choro Suíça (participação) – Ademir Cândido
1999 Independente CD Louca Sedução (c/ grupo Louca Sedução)
1996 Independente LP Mostra de Sambas de Poa (c/ Cia Brasil)