4.502
Nome Artístico
Marçalzinho
Nome verdadeiro
Armando de Souza Marçal
Data de nascimento
17/12/1956
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Instrumentista (percussionista).

Neto de Marçal (autor de vários clássicos do samba em parceria com Bide). Filho de Mestre Marçal (diretor de bateria da Portela por 22 anos e cantor).

Dados artísticos

Iniciou a carreira artística aos 16 anos de idade, na bateria da Portela.

No final dos anos 1970, integrou o grupo de Paulinho da Viola.

A partir dos anos 1980, passou a tocar com vários artistas, tendo atuado com Paralamas do Sucesso, Emílio Santiago, Gal Costa, Caetano Veloso, Djavan, Nei Lopes, João Bosco e Lulu Santos.

De 1986 a 1996, integrou o grupo do guitarrista americano de Jazz Pat Metheny, com o qual fez turnês internacionais, nos sete primeiros anos sempre voltando ao Brasil e, nos três últimos residindo em Nova York, onde atuou em shows e gravações com a brasileira Tânia Maria (pianista e cantora de jazz), Paul Simon, James Taylor e Art Garfunkel.

Em 2005, assumiu a direção de bateria da Portela.

No ano seguinte, celebrou a descendência musical com o show “Marçal, uma dinastia do samba”, apresentado no Sesc Pompéia (SP), com a participação de Moacyr Luz, Wilson das Neves, Juliana Amaral, Jayme Vignoli e Eliseu. No repertório,”Agora é cinza”, “A primeira vez”, “Meu sofrer” e “Foi você”, clássicos de autoria da dupla Bide e Marçal, além de sambas que fizeram sucesso na voz de Mestre Marçal. Também em 2006, finalizou o primeiro CD solo, “Lado a lado”, com lançamento agendado para outubro desse mesmo ano, pelo selo Scud.

Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.