5.001
Nome Artístico
Manfredo Fest
Nome verdadeiro
Manfredo Irmin Fest
Data de nascimento
13/5/1936
Local de nascimento
Porto Alegre, RS
Data de morte
8/10/1999
Local de morte
Tampa Bay, Florida, EUA
Dados biográficos

Instrumentista. Compositor. Arranjador.

Casado com a compositora Lili Fest e pai do guitarrista Phil Fest. A música era rotina em sua casa. Seu pai, imigrante alemão, maestro e pianista em seu país de origem, dirigiu o Departamento de Música da antiga Universidade de Porto Alegre. Deficiente visual, aprendeu a ler partituras pelo Método Braille. Apreciador do jazz, interessou-se desde cedo pela música de Bill Evans, Oscar Peterson e George Shearing. Em Porto Alegre, organizou vários conjuntos, atuando em festas, reuniões e bailes. Em 1961, formou-se como pianista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesse ano, transferiu-se para São Paulo, onde conheceu músicos ligados à bossa nova.

Dados artísticos

Em São Paulo, formou seu primeiro trio, apresentando-se em boates famosas como Baiúca, Hotel Jaraguá e Cabridge Hotel. Gravou seu primeiro LP em 1962, incluindo músicas de sua autoria, como “Eu sou feliz”, com Lili Fest. Nos anos seguintes, gravou mais dois discos, o segundo com canções de Edu Lobo, Durval Ferreira, Baden Powell e Vera Brasil. Em 1965, registrou em LP sucessos dos Beatles em ritmo de samba e, no ano seguinte, lançou “Alma brasileira”. Convidado por Sérgio Mendes, atuou como arranjador e tecladista do grupo Brasil 66. Fixou residência em Los Angeles (EUA), onde começou a pesquisar uma mistura de jazz brasileiro e samba. Formou um novo trio e participou dos shows de abertura para as apresentações do Brasil 66, gravando vários LPs produzidos por Sérgio Mendes. Desligou-se do conjunto em 1970. Em seguida, formou novos grupos, entre eles o Batucada. Em 1976, lançou um LP pelo seu próprio selo, que incluiu sua canção “Jungle cat”. Em 1992, homenageou o pianista Oscar Peterson com a música “A blues for Oscar”, gravada em LP independente. A partir do ano seguinte, começou a gravar pelo selo Concord (EUA), lançando quatro CDs com versões instrumentais de “Caminhos cruzados”, de Tom Jobim e Newton Mendonça, “Passarim”, de Tom Jobim, “Começar de novo, de Ivan Lins e Vítor Martins, “Amazonas”, de João Donato, “Over the rainbow”, de Harold Arlen e Harburg e “Summertime”, de George e Ira Gershwin e Du Bose Heyward. Em 1996, excursionou pela Alemanha e Dinamarca, acompanhado de seu filho Phill Fest na guitarra e Hendrik Mevrkens na harmônica, gravando com eles seus trabalhos mais recentes. Dois anos depois, registrou em CD, ao vivo, sua apresentação no Vartan Live Jazz, em Denver (Colorado), regravando músicas de sua autoria. Teve na esposa, Lili Fest, a parceira mais constante, que atuou também na transcrição de suas composições.

Discografias
1997 Concord CD Amazonas
1996 Concord CD Fascinating rhythm
1995 Concord CD Começar de novo (To begin again)
1994 Concord CD Oferenda
1992 Independente CD Manfredo Fest and friends
1978 Tabu Record LP Manifestations
1976 T&M Productions LP Brazilian Dorian dream
1972 LP Bossa rock blues
1970 LP Alegria
1969 LP Bossa Rio
1966 LP Alma brasileira
1965 RGE LP Manfredo Fest Trio
1965 Fermata LP Some people
1963 RGE LP Evolução
1962 RGE LP Bossa nova, nova bossa
Obras
A blues for Oscar)
Eu sou feliz (c/ Lili Fest)
Jungle cat
Bibliografia Crítica

AZEVEDO, M. A. (Nirez) A História Cantada em 78 Rotações, Fortaleza, Edições UFC, 2012.

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.