5.001
©
Nome Artístico
Maíra Freitas
Nome verdadeiro
Maíra Freitas Ferreira
Data de nascimento
9/9/1985
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Instrumentista. Arranjadora. Compositora.

Filha do cantor e compositor Martinho da Vila.
Teve seus primeiros contatos com o piano aos sete anos de idade na Escola de Música Pró-Arte em Laranjeiras. Deu continuidade aos seus estudos no Conservatório Brasileiro de Música e formou-se Bacharel em Piano na Escola de Música da UFRJ.
Participou de inúmeros festivais de música, cursos e master classes no Brasil e no exterior onde teve contato com professores de renome nacional e internacional, entre eles Sergio Monteiro, Luis Senise, Sergei Dorensky (Rússia), Roberto Bravo (Chile), Michel Dalberto (França), Sergei Duchachov (Rússia), Stefan Meylaers (Bélgica), Geoffrey Haydon (EUA), Gregor Vidovic (Alemanha), Pierre Ferraux (Bélgica), Evgeny Izotov (Rússia), Joseph Banowetz (EUA), Jan Kadlubiski (Polônia), Joseph Stanford (África do Sul), Tamás Ungár (Ungria/EUA) e Adam Wodnick (Polônia/EUA), entre outros.

Dados artísticos

Em 2010 estreou como cantora e pianista no CD “Poetas da Cidade”. Disco de seu pai, Martinho da Vila, em homengagem ao compositor Noel Rosa, em que interpretou a faixa “Último desejo”.

Participou de shows de seu pai e de Martnália, sua irmã.

Atuou como solista e camerista apresentando-se em importantes salas de concerto como: Varna Opera House, na Bulgária; Teatro Colón, na Argentina; Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Teatro Municipal de Niterói; Sala Cecilia Meireles, Centro Cultural Banco do Brasil, Sala Baden-Powell, Casa de Rui Barbosa, Conservatório Brasileiro de Música e Escola de Música da UFRJ, no Rio de Janeiro; incluindo recitais no “Projeto Música no Museu” entre outros.

Esteve à frente de algumas orquestras como solista, entre elas a Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra da Escola de Música da UFRJ, Orquestra Jovem de Campos dos Goytacazes (com a qual fez uma excursão pela América Latina) e a Varna Philharmonic Orchestra. Nesses concertos teve a oportunidade de trabalhar com os regentes Piero Bastinelli, André Cardoso, Luis Mauricío Carneiro e Valeri Vatchev.

Participou de diversos concursos de piano no Brasil e no exterior obtendo inúmeras premiações entre as quais se destacam: 3° lugar no “Varna International Piano Competiton”, na Bulgária; 2° lugar no “Concurso Nacional Magda Tagliaferro” e no “Concurso Nacional Souza Lima”; 1° lugar no “Concurso Nacional para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia” e no “Concurso Nacional Maria Teresa Madeira”.

Em 2011 lançou, pelo selo Biscoito Fino, o CD “Maíra Freitas”, com três faixas de sua autoria: “Alô?”, “Corselet” e “Se joga”. O disco, produzido por Martnália, contou com a participação dos músicos Wilson das Neves (bateria), Dirceu Leite (flauta), Cláudio Jorge (violão) e dos cantores Qinho, em “As voltas” (Qinho e Vitor Paiva), Martinho da Vila, em “Disritmia” (Martinho da Vila) e Joyce Moreno, em “Monsieur Binot” (Joyce Moreno). O CD incluiu também as regravações de “Se queres saber” (Peter Pan), “Recado” (Gonzaguinha), “Mambembe” (Chico Buarque), “Maracatu nação do amor” (Moacir Santos e Nei Lopes), “O show tem que continuar” (Arlindo Cruz, Sombrinha e Luiz Carlos da Vila), “Só o tempo” (Paulinho da Viola), “O voo da mosca” (Jacob do Bandolim). Participou do projeto “A bossa do samba”, no qual se apresentou ao lado de João Donato, na casa de shows Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano realizou uma temporada de shows no Teatro Rival, no Rio de Janeiro, recebendo convidados como Moyseis Marques, Joyce Moreno, Teresa Cristina, Wilson das Neves, João Donato e Qinho. Participou do programa de auditório “Agora no Ar!”, apresentado pelo musicólogo e pesquisador Ricardo Cravo Albin, na rádio Roquette-Pinto. Na ocasião apresentou-se acompanhada dos músicos Zé Luis Maia (baixo acústico), Joana Queiroz (sopros) e Cassius Theperson (bateria).

Integrou o grupo PianOrquestra, ao lado de outros três pianistas e um percussionista, com o qual fez shows pelo Brasil e em países do exterior como Canadá, Chile e Noruega.

Integrou o bloco-banda Exalta Rei, dedicado ao repertório de Roberto Carlos, no qual também atuou como arranjadora.

Em 2012 se apresentou, ao lado de Antonia Adnet, Delia Fisher e Lili Araujo, no “Panorama da Nova Canção Carioca”, evento realizado pela Caixa Cultural no Teatro Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano participou do show do grupo PianOrquestra, realizado na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro, para a gravação do DVD “Multifonias”, no qual interpretou a música “Recado”, de Gonzaguinha.

Participou como cantora, pianista e arranjadora do CD infantil “Carnavalança”, lançado pelo selo Biscoitinho da gravadora Biscoito Fino, em 2013. O disco no qual gravou “Até quarta-feira” (Geraldo Pereira e Jorge de Castro), entre outras faixas, contou também com as participações de Martinho da Vila, Chico Buarque, Luiz Melodia, Maria Rita, Evandro Mesquita, Moyseis Marques, Mart’nália e Paula Lima.

Em 2013 participou da semana “Instrumentistas do Brasil”, dentro das comemorações do “Ano Brasil Portugal”, apresentando-se no Espaço Brasil, em Lisboa (Portugal), acompanhada dos músicos André Siqueira (percussão) e Cassius Theperson (bateria). Nesse mesmo ano apresentou-se no Palco Estrombo do Festival “Back2Black”, no Rio de Janeiro, no qual interpretou músicas como “Beat it” (Michael Jackson),  “Não me balança mais” (Mart’nália e Viviane Mosé), “Feeling good” (Anthony Newley e Leslie Bricusse), entre outras.

Em 2015 lançou, pelo selo Biscoito Fino, o CD “Piano e Batucada”, com dez faixas autorais dentre as 13 do disco, que contou com participação de Mart’nália e Felipe Cordeiro em “Gargalhada” (Maíra Freitas e Felipe Cordeiro), João Sabiá em “Pousa” (Maíra Freitas, João Sabiá e Oswaldo Pereira), Filipe Catto em “Estranha loucura” (Michael Sullivan e Paulo Massadas)e Ilê Aiyê em “Feeling good” (Anthony Newley e Leslie Bricusse). O show de lançamento do disco foi apresentado no Theatro Net Rio, no Rio de Janeiro.

Em 2016 participou da Cerimônia de Abertura e da Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas 2016, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Na abertura, acompanhando a cantora Elza Soares em “Canto de Ossanha” (Baden Powell e Vinicius de Moraes); no encerramento, acompanhando seu pai Martinho da Vila, irmãs a sobrinha, em “Carinhoso” (Braguinha e Pixinguinha) e “As pastorinhas” (Braguinha e Noel Rosa).

Em 2020, durante a Pandemia de Coronavírus, propôs aos seus seguidores na rede social Instagram que faria uma música inédita por semana e estimulou que enviassem frases para que ela as transformasse em músicas de 30 segundos. Nesse processo de recorte e colagem, compôs “Tambor atento”, com letra escrita por dez pessoas que não se conhecem pessoalmente. A gravação da música contou com a percussão de Rodrigo Maré, flauta de Ana Paula Cruz e baixo de Julio Florindo. Nesse mesmo ano compôs toda trilha sonora do filme “Sementes – Mulheres pretas no poder”, com direção de Júlia Mariano e Éthel Oliveira, exibido pela plataforma digital de streaming Globoplay.

Discografias
2020 Independente CD Filme Sementes – Mulheres pretas no poder

(trilha sonora)

2015 Biscoito Fino CD Piano e Batucada
2011 Biscoito Fino CD Maíra Freitas
Obras
Alerj e seus demônios
Alô?
Brasília ainda vai dar certo
Corselet
Cuidado, moça - (c/ Daniel Mã)
Danilo dormindo
Desavisado - (c/ Mart’nália, Beto Landau e Gabriel Moura)
Ele não
Gargalhada - (c/ Felipe Cordeiro)
Ijexá
Laranjal do Queiroz
Lembrar de que (com base nos versos de Fernando Pessoa)
Mulheres pretas no poder
Nua
Não sei, sei lá
Oxalá nos proteja
Pousa - (c/ João Sabiá e Oswaldo Pereira)
Que preta é essa?
Quem banca a fake news?
Quem mandou matar?
Se joga
Sementes de Marielle
Tambor atento - (c/ Danilo, Roberta, Aline Oliveira, Daiana Damião, Ingrid Lotfi, Paloma Aiane, Priscila Dilá, Priscila Olive e Thaís Prince)
Vidas negras importam
Volta
Êta - (c/ Edu Krieger)
Shows
2015 Theatro Net Rio, Rio de Janeiro Maíra Freitas – lançamento do CD “Piano e Batucada”
2013 Festival “Back2Black”, Rio de Janeiro Maíra Freitas
2013 Espaço Brasil, Lisboa (Portugal) Maíra Freitas - “Ano Brasil Portugal”
2011 Oi Futuro Ipanema, Rio de Janeiro João Donato e Maíra Freitas (projeto “A bossa do samba”)