0.000
©
Nome Artístico
Mãeana
Nome verdadeiro
Ana Cláudia Lomelino
Data de nascimento
7/10/1985
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Artista plástica.

Foi casada com Bem Gil, filho de Gilberto Gil, com quem teve dois filhos, Sereno e Dom.

Em 2022 mudou-se com a família para Salvador (BA).

Dados artísticos

Em 2007, tornou-se vocalista da Banda Tono, com a qual lançou três discos.

Em 2015 partiu em carreira solo, com o lançamento do CD “Mãeana”, com quatorze faixas, dentre as quais, composições de Adriana Calcanhoto (“Bem feito”), Caetano Veloso (“Não sei amar”), Rubinho Jacobina (“Mãe Ana”), Marcelo Callado (“Minha cama), “Paula Camacho (“Meu filho”), André Dahmer (“Vontade”), Luana Carvalho (“Mãe Imã”), entre outros. Três faixas, “Pérola poesia”, “Sonho de voo” e “Dom”, são parcerias com Domenico Lancellotti, Bem Gil e João Bernardo, respectivamente. Produzido por Bem Gil e coproduzido por Domenico Lancellotti e Bruno di Lullo, o disco contou com a participação do percussionista Stephane San Juan e de Rafael Rocha.

Em 2018 apresentou um show que explorou o cancioneiro de Xuxa Meneghel, também chamada de “A Rainha dos Baixinhos”, apresentadora de um programa infantil das décadas de 1980, 1990 e 2000 na TV Globo. No mesmo ano apresentou o espetáculo “Bruxas” ao lado da cantora Letrux. O show foi idealizado pelas duas cantoras no ímpeto de homenagear, segundo elas mesmas em declaração ao jornal O Globo, as “bruxas” da música popular brasileira e do exterior. Compuseram o repertório com músicas de Rita Lee, PJ Harvey, Marina Lima, Adriana Calcanhotto, Maria Bethânia, Elis Regina, Nana Caymmi, Yoko Ono, Angela Ro Ro, Gilberto Gil, Luli e Lucina. Na ocasião, foram acompanhadas por Arthur Braganti no teclado, Alana Alberg no baixo, e Karina Neves na flauta e na percussão. Em declaração à imprensa, a cantora Letrux comentou que as duas aproveitaram a proximidade do Halloween para estréia do show realizado na cidade do Rio de Janeiro, no Teatro Ipanema. “Somos contemporâneas, cantamos há muito tempo, brincando em nossas casas. Nossas vozes são complementares.”, declarou a cantora Letrux no show de estréia, que saiu em turnê pelas capitais do Brasil.

Em 2021 lançou o álbum “Mãeana 2”, com 14 faixas, dentre as quais “Quando Oxum dá”, “Vida interior” e “Sê rei”.

Em 2022 passou a se apresentar semanalmente, às segundas-feiras, no Centro Cultural Casa da Mãe, em Salvador (BA). O repertório dessas apresentações ficou conhecido como “pisa nova”, uma mistura dançante de bossa nova e piseiro.

Em 2024 lançou álbum “Mãeana canta JG”, produzido por Bem Gil e Sebastian Notini, em que uniu o repertório de João Gilberto ao de João Gomes.

Discografias
2024 Xirê CD Mãeana canta JG
2021 Gegê Produções Artísticas CD Mãeana 2
2016 Gegê Produções Artísticas CD Mãeana no MAM (Ao Vivo)
2015 Joia Moderna CD Mãeana
Obras
Dom - (c/ João Bernardo)
Pérola poesia - (c/ Domenico Lancellotti)
Sonho de voo - (c/ Bem Gil)
Shows
2018 Teatro Ipanema, Rio de Janeiro, RJ Letrux & Mãeana cantam Bruxas - Lançamento
2018 Audio Rebel, Rio de Janeiro, RJ Mãeana canta Xuxa