Cantora. Compositora. Influenciadora Digital.
Começou a cantar desde pequena. Na adolescência começou a se apresentar para o público de sua cidade natal.
Criou um canal na plataforma de vídeos Youtube tornando-se uma youtuber e influenciadora digital.
Após o término de seu namoro, anunciado em um programa da tevê aberta, suprimiu o nome do ex-namorado Chico da letra da música que leva seu nome, na parte em que faz referência à letra de “Folhetim”, de Chico Buarque, quando antes cantava “Chico se tu me quiseres, sou dessas mulheres de se apaixonar”, passou a cantar apenas “Se tu me quiseres…”.
Em 2017 lançou, pelo selo Universal Music, o EP “Luísa Sonza”, com as faixas “Good vibes”, “Olhos castanhos”, “Não preciso de você pra nada”, “O meu sabor” e “Rebolar”. Nesse mesmo ano ganhou o “Prêmio Multishow” de “Melhor Cover da Web” com a versão da música “Fica” da dupla Anavitória.
Em 2018 participou de um dos episódios do programa de humor “Dra Darci”, comandado por Tom Cavalcanti e Fabiana Carla e exibido pelo canal Multishow. Neste mesmo ano lançou o single “Nunca foi sorte”, que fez em parceria com o novelista Aguinaldo Silva, para a trilha sonora da novela “O sétimo guardião”, deste autor. Ainda em 2018 apresentou o programa TVZ, exibido pelo canal Multishow, na mesma edição em que lançou o clipe da música “Devagarinho”.
Em 2019 lançou, pelo selo Universal Music, seu primeiro CD “Pandora”, com oito faixas e participações especiais de Pabllo Vittar em “Garupa”, Gaab em “Fazendo assim” e Vitão em “Bomba relógio”.
Em 2021 lançou o CD “Doce 22”, com 14 faixas e participações especiais de Anitta e Pabllo Vittar em “Modo turbo” (Luísa Sonza, Arthur Marques, Diego Timbo e Rafinha), Lulu Santos em “Também não sei de nada :D” (Luísa Sonza, Vitão e Nave), Ludmilla em “Café da manhã ;p” (Luísa Sonza, Caio Paiva, Douglas Moda, Hodari, Luccas Carlos Ludmilla e Vitão), entre outros artistas.
Em 2023 lançou o álbum “Escândalo íntimo”, com repertório inédito e autoral, com destaque para as faixas “Campo de morango”, “Principalmente me sinto arrasada”, “A dona aranha” e “Penhasco2”, com a participação de Demi Lovato. O álbum também contou com as participações especiais de Maiara e Maraisa em “Bêbada favorita”, Marina Sena em “Romance em cena”, Baco Exu do Blues em “Surreal”, KayBlack em “Sagrado profano” e Duda Beat em “Ana Maria”. Nesse mesmo ano gravou no álbum “Sugar papi” do DJ e produtor musical norte-americano Marshmello, a faixa “Sou musa do verão”, em que assinou a coautoria ao lado do artista.
Foi uma das atrações do Palco Copacabana Palace, montado na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para as comemorações do Réveillon de 2024.
Em 2024 lançou a versão Deluxe do álbum “Escândalo íntimo”, com a adesão de cinco faixas inéditas. Nesse mesmo ano, foi uma das atrações do Palco Mundo no festival “Rock in Rio”, no Rio de Janeiro. Para essa ocasião, lançou o single “Esse tal de roque enrow” (Rita Lee e Paulo Coelho), em gravação que uniu sua voz à de Rita Lee, através de recursos digitais.