3.001
Nome Artístico
Luis Carlos Vinhas
Nome verdadeiro
Luis Carlos Parga Rodrigues Vinhas
Data de nascimento
19/5/1940
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Data de morte
22/8/2001
Local de morte
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Instrumentista (pianista). Compositor.

Começou a tocar piano aos quatro anos de idade. Estudou piano clássico até os oito. Em 1957, participava como pianista de reuniões que marcaram o surgimento da bossa nova.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira artística em 1958, apresentando-se em pocket shows de bossa nova, realizados no Beco das Garrafas (RJ). Participou, nessa época, da gravação de “O barquinho”, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli.

Formou, juntamente com Tião Neto (baixo) e Edison Machado (bateria), um dos primeiros conjuntos instrumentais da bossa nova, o Bossa Três. Com o grupo, viajou para os Estados Unidos em 1962, apresentando-se no programa de Ed Sullivan e gravando três LPs, lançados pela Audio Fidelity em Nova York. Voltou ao Brasil dois anos depois.

Em 1966, com a nova formação do Bossa Três, constituída por Otávio Baily (baixo) e Ronie Mesquita (bateria), e a participação dos cantores Pery Ribeiro e Leny Andrade, montou o Gemini V. Atuou, com o grupo, em gravações e shows no Brasil e no exterior, destacando-se a bem sucedida temporada de três anos no México.

Em 1968, gravou seu primeiro LP solo, “O som psicodélico de Luis Carlos Vinhas”, lançado pela gravadora CBS.

Atuou como pianista em discos de Elis Regina, Maria Betânia, Wilson Simonal, Jorge Benjor e Quarteto em Cy, entre outros.

Gravou, ainda, “Luis Carlos Vinhas no Flag”, “Luis Carlos Vinhas”, “Baila com Vinhas”, “O piano mágico de Luis Carlos Vinhas”, “Piano maravilhoso” e “Vinhas e bossa nova”.

Entre 1969 e 1971, atuou como pianista do Flag (RJ), onde teve a oportunidade de acompanhar artistas internacionais, como Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald e George Benson, entre outros.

A partir de 1971, apresentou-se em outras casas noturnas cariocas e paulistas, como Macksoud Plaza, Vogue, Privê e Chicos Bar, entre outras. Realizou, no Rio Palace, shows de abertura em espetáculos de artistas internacionais como Frank Sinatra, Julio Iglesias e Barry White.

Em 1994, apresentou-se em temporada de seis meses no Vinicius Bar (RJ), tocando e contando as histórias da bossa nova, no show “Noites cariocas”. O espetáculo, recomendado pelo jornal “New York Times” aos turistas norte-americanos como um dos melhores programas do verão carioca daquele ano, gerou o CD “Vinhas e bossa nova”.

No ano seguinte, foi convidado para uma temporada de apresentações na Itália, onde morou durante um ano.

Em 1996, participou da coletânea “Tempo de bossa nova”, lançada pela revista “Caras”.

No ano seguinte, em homenagem à sua Escola de Samba, lançou o CD “Piano na Mangueira”, interpretando obras dos compositores da Escola.

Em 2000, apresentou-se com a cantora Wanda Sá no Vinicius Bar (RJ). Também nesse ano, ao lado de Tião Neto (baixo) e João Cortez (bateria), gravou, com Wanda Sá o CD “Wanda Sá & Bossa Três”, registrando canções como “Errinho à toa” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), “Brisa do mar” (João Donato e Abel Silva), “Canção que morre no ar” (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli) e “Zanga zangada” (Edu Lobo e Ronaldo Bastos), entre outras, além de ” In the moonlight” (John Williams e A&M Bergman). O disco teve show de lançamento no Bar do Tom (RJ).

Faleceu no dia 22 de agosto de 2001.

Discografias
2000 Abril Music CD Wanda Sá & Bossa Três
1998 Castle Brasil CD Bossa nova: o amor, o sorriso e a flor

(Participação especial:)

1997 CD Nouvelle vibe. Japão

(Participação especial:)

1997 CID CD Piano na Mangueira
1996 Edição da revista Caras CD Tempo de bossa nova

(Participação especial:)

1995 Ventura Music CD Bossa nova: história, som e imagem

(Participação especial:)

1994 CD Forma:a grande música brasileira

(Participação especial:)

1994 CID CD Vinhas e bossa nova
1989 Som Livre LP Piano maravilhoso
1986 Som Livre LP O piano mágico de Luis Carlos Vinhas
1982 PolyGram LP Baila com Vinhas
1979 RCA LP Wilson Simonal

(Participação especial:)

1977 Odeon LP Luis Carlos Vinhas
1970 Tapecar Cs. Chovendo na roseira
1970 Odeon LP Luis Carlos Vinhas no Flag
1969 Odeon LP Maria Bethania

(Participação especial:)

1968 Philips LP Elis Regina

(Participação especial:)

1968 CBS LP O som psicodélico de Luis Carlos Vinhas
1967 Odeon LP Gemini 5 no México
1966 Odeon LP Bossa Três
1966 Odeon LP Relançado em CD em 1995. Gemini 5
1965 Forma LP Bossa Três em Forma
1964 Philips LP Jorge Ben

(Participação especial:)

1964 Philips LP Meirelles e o Copa 5

(Participação especial:)

1964 Forma LP Novas estruturas

(Participação especial:)

1964 Forma LP Quarteto em Cy

(Participação especial:)

1964 Odeon LP Wilson Simonal

(Participação especial:)

1962 Audio Fidelity LP Bossa Três
1962 Audio Fidelity LP Bossa Três & Jo Basile
1962 Elenco LP Bossa Três e Lennie Dale
1962 Audio Fidelity LP Bossa Três e seus amigos
1958 O barquinho

(Participação especial:)

Obras
Búzios
Como eu quis você (c/ Ronaldo Bôscoli)
Iemelê (c/ Chico Feitosa)
Maracanã
Mila (c/ Ronaldo Bôscoli)
Recado ao pé do berço (c/ Ronaldo Bôscoli)
Tempo
Shows
A Dança da Bossa Nova. Com Lennie Dale.
Gemini V.
Luis Carlos Vinhas e Wanda Sá. Vinicius Bar (RJ).
Noites Cariocas. Vinicius Bar (RJ).
Wanda Sá e Bossa Três. Bar do Tom, RJ.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.