5.001
©
Nome Artístico
Luciana Mello
Nome verdadeiro
Luciana Rodrigues Melo de Oliveira Levy
Data de nascimento
22/1/1979
Local de nascimento
São Paulo, SP
Dados biográficos

Cantora.

Filha do cantor Jair Rodrigues. Irmã de Jair de Oliveira (produtor, cantor, arranjador e compositor).

Dados artísticos

Iniciou sua carreira em 1999, fazendo parte do show “Artistas Reunidos”, juntamente com Jair Oliveira, Max de Castro, Wilson Simoninha, Pedro Mariano e Daniel Carlosmagno. O show, agendado para ficar somente um mês em cartaz, foi apresentado durante um ano e meio, sempre com casa lotada na capital paulista.

Em 2000, interpretou, em dueto com o grupo Roupa Nova, a canção “Nascente” (Flávio Venturini e Murilo Antunes), no CD “Ouro de Minas”, do grupo Roupa Nova.

No ano seguinte, lançou o CD “Assim que se faz” (Trama), do qual despontaram os sucessos “Assim que se faz” (Daniel Carlomagno) e “Simples desejo” (Jair Oliveira e Daniel Carlomagno), e também “Páginas viradas” (Jair de Oliveira), “Se” (Djavan), “O mar serenou” (Candeia) e “Calados” (Jair de Oliveira). O disco atingiu a vengagem de 100 mil cópias.

Em 2002, ao lado do irmão e do pai, apresentou-se no Teatro Rival (RJ). Nesse mesmo ano, interpretou “As rosas não falam” (Cartola) no CD “Um barzinho, um violão” (Universal Music), do qual participaram também Simone, Ivete Sangalo, Biquini Cavadão, Kid Abelha, Toquinho, Leila Pinheiro e Ed Motta, entre outros artistas. Ainda em 2002, lançou o CD “Olha pra mim” (Universal Music), contando com a participação especial de Max de Castro, na faixa “Dias de Sossego” (Max de Castro e Jair Oliveira), Pedro Camargo, em dueto com a cantora na faixa “Por amor a você”, e Ed Motta, em “Contrato com Deus” (Ed Motta e Bom Bom). O disco registrou sua atuação como compositora, nas faixas “Amor em silêncio” (c/ Jair de Oliveira) e “Beleza é…”, e incluiu também as canções “Não iria mudar nada” e Olha pra mim”, ambas de autoria de Edu Tedeschi. Durante o ano de 2002, fez diversas apresentações ao lado da Banda Cidade Negra, em várias capitais brasileiras, como Brasília, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre, pelo projeto “Concertos MPBR”. Participou, também, da gravação do primeiro DVD do cantor e compositor Vinny. Ainda nesse ano, fez show de lançamento do CD “Olha pra mim” no Canecão (RJ).

Lançou, em 2004, o CD “L. M.”, com destaque para “Só vale com você” (Lupa Mabuse), “Da cor do pecado” (Bororó), incluída na trilha sonora da novela homônima da Rede Globo, e “Sexo amor e traição” (Eugênio Dale e Totonho Villeroy), da trilha sonora do filme homônimo. Nesse mesmo ano, fez show de lançamento do disco no Scala Rio (RJ).

Em 2005, dividiu o palco do Teatro Sesc  Madureira com Jair de Oliveira.

Em 2007, voltou aos estúdios para gravar “Nêga”. O disco trouxe 14 faixas, incluindo as regravações de “Galha do cajueiro”, de Tião Motorista, “Lágrimas de diamantes”, de Paulinho Moska, e “O samba me cantou”, de Jair Oliveira.

Três anos mais tarde, uniu-se mais uma vez a Jair Oliveira no projeto “O samba me cantou”. A parceria gerou um CD e um DVD homônimos.

No ano seguinte, lançou “6º solo”, composto pelas faixas “Descolada”, “Tchau”, “Áfrico”, “Recado”, “Samba quebrado”, “Couleur café”, “Perto de mim”, “Deixa o sol”, “Se for pra mentir”, “Raio e estrela (para bien y para mal) e “Mentira”.

Em 2016, gravou “Na luz do samba”, com as faixas “Estrela sorridente”, “Brasileira guerreira” e “Na correria”, todas de autoria de Jair Oliveira. Além dessas, “Somente sombras”, “Clementina”, “Joia rara”, “Escasseia”, “Sou eu” e  “Roda de baiana”.

Em 2022 lançou o álbum “Tempo de amar”, com dez faixas e participação especial de Zeca Pagodinho em “Pra gente se amar”.

Em 2023 lançou o álbum ao vivo “35 Anos de Música”, em que interpretou os maiores sucessos de sua carreira como “Assim que se faz” (Daniel Carlomagno) e “Simples desejo” (Daniel Carlomagno e Jair Oliveira), e prestou homenagem póstuma ao pai, Jair Rodrigues, interpretando “Foi um rio que passou em minha vida” (Paulinho da Viola).

Discografias
2023 Independente DVD 35 Anos de Música (Ao Vivo)
2022 Independente CD Tempo de amar
2016 Radar Records CD Na luz do samba
2011 Radar Records CD 6º solo
2010 Universal Music DVD O samba me cantou

(com Jair Rodrigues)

2007 Som Livre CD Nêga
2004 Universal Music CD Luciana Mello – L. A.
2001 Universal Music CD Olha pra mim
2000 Trama CD Assim que se faz
1995 CD Luciana Rodrigues
Obras
Amor em silêncio (c/ Jairzinho Oliveira)
Beleza é...
Shows
Luciana Mello e Jair de Oliveira. Teatro Sesc Madureira, Rio de Janeiro.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.