5.002
Nome Artístico
Lucas Arantes
Nome verdadeiro
Lucas Nahun Arantes
Dados biográficos

Músico. Cavaquinista.

Começou a estudar violão aos 15 anos de idade. Logo depois ingressou na Escola Portátil de Música, no Rio de Janeiro, onde estudou com Luciana Rabello.

Participou, como estudante de cavaquinho, dos cursos livres do “II Festival de Choro de Mendes”, cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, em prática de conjunto com Maurício Carrilho e Celsinho Silva. Também frequentou as aulas da Escola Portátil de Música no “IV Festival de Choro de São Pedro”, nos cursos de “Cavaco avançado” ministrado por Luciana Rabello e de “A História do Choro” e prática de conjunto com Maurício Carrilho e Jorginho do Pandeiro.

Dados artísticos

Atuando como cavaquinista integrou o grupo que acompanhou Izaías do Bandolim no “V Encontro Nacional do Choro da Universidade Estadual de Campinas” (UNICAMP); acompanhou o bandolinista André Ribeiro no evento “VIII Prêmio Nabor Pires Camargo”, na cidade de Indaiatuba, em São Paulo.

Como cavaquinista acompanhou diversos artistas, entre os quais Conjunto Época de Ouro, Dona Ivone Lara, Adriana Moriera, Nei Lopes, Jorginho do Pandeiro, Wilson Moriera, Roberto Silva, Amélia Rabello, Monarco, Nelson Sargento, Cristina Buarque, Roberto Silva, apresentou-se em diversos palcos, tais como os palco dos SESCs Pinheiro, Pompeia e Vila Mariana, e ainda Centro Cultural de São Paulo, TUCA, Palácio das Artes (MG), Conservatório da UFMG, em Belo Horizonte, entre outros.

Integrando o Regional Imperial apresentou-se no evento “Roda de Choro Instrumental de Torino”, na Alemanha.

Como violonista participou de gravações em programas de televisão, entre eles o “Sr. Brasil”, de Rolando Bodrin, na TV Cultura de São Paulo, no programa “Roberto Mahn e Regional Imperial”.

Ao lado de Tuco, Junior Pita, João Camarero, Roberto Amaral, Rafael Toledo, Alfredo Castro, Jorge Garcia, Donga, Pedro Pita, Francineth e Keila Santos inegrou o grupo paulista Tuco & Batalhão de Sambistas, com o qual lançou no ano de 2010 o CD “Peso é peso – Tuco & Batalhão de Sambistas Ao vivo”, com participações especiais de Nelson Sargento, Monarco e da cantora e pesquisadora Cristina Buarque, que orientou a pesquisa de repertório do disco. O CD teve lançamento em vários shows pelo país, entre eles no palco do Palácio das Artes, em Belo Horizonte; no Teatro Rival Br, no Rio de Janeiro e Sesc Santos, tendo Monarco e Roberto Silva como convidados especiais.

No ano de 2011 integrava os grupos de apoio de Izaias do Bandolim e da cantora Adriana Moreira, além do conjunto instrumental Chorando na Sombra.

Discografias
2010 Peso é peso - Tuco & Batalhão de Sambistas Ao vivo Independente - CD