2.001
© Nicolle Comis
Nome Artístico
Luan Santana
Nome verdadeiro
Luan Rafael Domingos Santana
Data de nascimento
13/03/1991
Local de nascimento
Campo Grande, MS
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Produtor.

Dados artísticos

Lançou o primeiro disco em 2008, o álbum “Tô de cara”, que fez sucesso com as canções “Tô de Cara” e “Meteoro”. No mesmo ano, se apresentou para um público de 30 mil pessoas no Festival de Barretos, em São Paulo.

Em 2009, lançou, pela Som Livre, o segundo trabalho, “Luan Santana – ao vivo”, produzido por Ivan Myazato. O álbum foi gravado na sua cidade natal, Campo Grande, no Parque das Nações Indígenas, e lançado em CD e  DVD. O disco incluiu  sucessos do disco anterior, assim como canções novas, algumas compostas pelo próprio Luan e por Sorocaba, da dupla Fernando & Sorocaba. No mesmo ano, teve participação especial de uma semana na novela “Malhação”, da Rede Globo de Televisão, interpretando ele próprio. Ainda em 2009, em decorrência do sucesso obtido pelo segundo disco, fez cerca de 300 apresentações pelo Brasil, a mais notória delas, no Festival de Barretos (SP).

Em 2010, recebeu o prêmio de revelação musical, no concurso “Melhores do Ano 2009”, realizado pelo programa Domingão do Faustão, da Rede Globo de Televisão. Em dois anos de carreira (2008-2010), recebeu dois discos de platina, concedidos pela ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos). Nesse mesmo ano, concorreu ao Prêmio Multishow de música em 6 categorias diferentes: Melhor show; revelação; melhor artista sertanejo; melhor música, com “Meteoro”; melhor álbum, com “Luan Santana ao Vivo”;e melhor DVD, com “Luan Santana ao Vivo”. Em outubro de 2010, assinou contrato com sua gravadora, no valor de 2 milhões de reais, para o lançamento de um DVD e foi apontado pelas mídias de rádio e televisão como o artista com maior faturamento de vendagem de disco, alcançando números astronômicos e ultrapassando nomes campeões nesse setor, sendo sua agenda apontada como a mais requisitada para contratos entre os artistas atuantes no período, com cerca de 25 apresentações mensais. Com mais de 300 mil cópias vendidas de seu primeiro DVD, fechou 2010 como o maior vendedor de discos do Brasil, segundo a ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos). Em dezembro do mesmo ano, gravou DVD na casa de shows HSBC Arena, no Rio de Janeiro. O show contou com participações especiais de Ivete Sangalo e Zezé di Camargo & Luciano. Ainda em 2010, recebeu indicação ao prêmio Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, com o disco “Luan Santana – ao vivo”. Nessa mesma época, foi necessário ter um avião particular, do tipo jatinho, de cerca de 3 milhões de reais à sua dusposição, afim de poder cumprir com agenda de aproximadamente 25 shows por mês, pelo país inteiro; além de divulgações constantes em programas de alta audiência no rádio e na televisão. Foi classificado pela agência norte-americana Billboard como o 26º artista mais popular do mundo, ganhando de nomes como Britney Spears, Coldplay e 50 Cent.

Em 2011 lançou o CD/DVD “Ao vivo no Rio”, gravado no HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ). O show contou com inovações tecnoógicas e uso de ilusionismo, além da participação especial de artistas consagrados, como Ivete Sangalo, Zezé Di Camargo & Luciano e da cantora espanhola, radicada no México, Belinda. Do repertório, se destacaram as faixas “Química do Amor”, uma parceria sua com a cantora Ivete Sangalo, e “Vou Voar”, que atingiu as paradas de sucesso de todo o Brasil. Ainda em 2011, esse show foi eleito o melhor do ano, no Prêmio Multishow de Música, batendo artistas como NX Zero, Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Victor & Léo e Vanessa da Mata, entre outros. No fim de 2011, em um levantamento feito pela revista Época, foi apontado como um dos 100 brasileiros mais influentes dessa época. Somente nesse ano, somou mais de 10 milhões de espectadores em seus shows. Tornou-se o primeiro artista da história a ficar ao mesmo tempo em primeiro e segundo lugar em número de execuções de músicas, segundo dados da Crowley Brasil. Na mesma época, registrou a marca de 10 mil fã clubes oficiais, espalhados por todos os estados brasileiros.

Em 2012, lançou o CD “Quando chega a noite”, pela Som Livre. Neste álbum, foi responsável pela produção, ao lado de Fernando Zor (da dupla Fernando & Sorocaba), e da composição de 6 músicas. O repertório também trouxe composições de Sorocaba (da dupla Fernando & Sorocaba) e de Márcia Araújo. Ainda em 2012, apresentou-se na 57a Festa de Peão de Barretos e lançou, com a dupla Thaeme e Thiago, uma das mais requisitadas da época, a música “Hoje não”. Ainda nesse ano, recebeu indicação ao prêmio Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, com o disco “Quando chega a noite”.

Em 2013, continuou no topo das paradas de sucesso, após lançar a música “Te esperando”, uma das mais executadas em todo o país naquele momento. A canção ganhou um clipe, que teve participação especial da atriz Giovanna Lancellotti. Lançou, no mesmo período, um CD com 4 músicas de trabalho. Nesse mesmo ano lançou seu terceiro DVD ao vivo, “O Nosso Tempo é Hoje”, gravado em Itu (SP). No repertório, constaram inéditas e regravações de sucessos, como “Um brinde ao nosso amor”, “Cabou, cabou”, “Tudo que você quiser”, “Garotas não merecem chorar”, “Te vejo linda”, “Sogrão caprichou”, e “Tanto faz”. A faixa-título do álbum apresentou batida eletrônica, uma inovação para o universo sertanejo.
Na celebração do ano novo de 2013 para 2014, em Brasília, na esplanada dos ministérios, apresentou-se como a principal atração da festa.

Em 2014, sua gravação “Te esperando” fez sucesso nacional e foi uma das músicas mais executadas do ano. Nesse mesmo ano, realizou participação especial no DVD “Bem sertanejo”, de Michel Teló, ao lado de Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Chitãozinho & Xororó, Almir Sater Sater, Jads & Jadson, Daniel, Bruno & Marrone, César Menotti & Fabiano, Zezé Di Camargo & Luciano, Milionário & José Rico, Victor & Leo, Fernando & Sorocaba, Paula Fernandes, Sérgio Reis, Leonardo e Eduardo Costa.

No mesmo ano, participou como apresentador especial do programa “Sai do chão”, da Rede Globo de Televisão.

Na virada de 2015 para 2016, apresentou-se como uma das principais atrações da festa de réveillon oficial da cidade de Fortaleza (CE), realizada na Praia de Iracema, e, no mesmo dia, também na festa oficial de Salvador (BA).
Ainda nessa ocasião, foi um dos anfitriões do programa “Show da Virada”, da Rede Globo de Televisão, gravado em um parque aquático em Salvador (BA), e exibido na noite de réveillon.

Em 2016, com seus últimos sucessos, agenda lotada e alta popularidade, foi o vencedor da 23ª Edição do Prêmio Multishow de Música, na categoria “melhor clipe”, com a música “Eu, Você, o Mar e Ela”. Nesse mesmo ano, lançou o CD/DVD “1977”, inspirado no ano da criação do Dia Internacional da Mulher. O disco, produzido por Dudu Borges, e que trouxe duetos de Luan as cantoras Ivete Sangalo, Sandy, Marília Mendonça, Anitta, Ana Carolina e a atriz Camila Queiroz, procurou desprender-se somente do sertanejo, e propor uma mistura de diversos estilos musicais. Ainda em 2016, recebeu o prêmio “Melhores do ano”, concedido pela Rede Globo de Televisão, na categoria “Música do ano”, com “Eu, você, o mar e ela”.
De 2010 a 2017, acumulou diversas participações em telenovelas, entre elas “Malhação”, “Morde & Assopra”, “Cheias de charme”, “I love Paraisópolis”, e “Rocky Story”, todas da Rede Globo de Televisão.
A partir 2017, apresentou o programa musical “Canta, Luan”, exibido semanalmente pelo canal Multishow. Na emissão, recebe convidados do meio artístico musical e realiza apresentações. O programa foi criado especialmente para celebração de seus dez anos de carreira. Nesse mesmo ano, realizou participação especial no programa “Chacrinha, o eterno guerreiro”, criado para homenagear o aniversário de 100 anos do nascimento de Chacrinha. Ainda em 2017, com o disco “1977”, foi indicado ao Grammy Latino, na categoria “melhor álbum de música sertaneja”. Venceu o Prêmio Multishow de Música, com a canção “Acordando o prédio”, na categoria melhor clipe; e venceu o Troféu Imprensa, concedido pelo SBT, na categoria “melhor cantor”.
Segundo a aferidora Crowley, entre o fim de 2017 e início de 2018, sua gravação “Acordando o prédio” foi uma das dez mais executadas em rádios brasileiras.
Na festa de ano novo de 2017 para 2018, apresentou-se na gravação do programa “Show da Virada”, exibido em rede nacional pela Rede Globo de Televisão.
No início de 2018, realizou turnê para Europa, apresentando-se em países como Suíça e Portugal. Nesse mesmo ano, lançou o EP “Live-móvel”, cuja principal música de trabalho foi a “Sofazinho”, gravada em parceria com a dupla Jorge e Mateus. Fez sucesso com as músicas “MC lençol e DJ travesseiro”, e “2050”. Também nesse período foi o vencedor do Prêmio Prêmio Multishow de Música, na categoria Melhor Cantor. Na época, acumulava mais de 65 prêmios de música, em diversas categorias, sem contar indicações. Foi lançado o “Box Luan 10 anos – Edição Comemorativa de Colecionador”, celebrando seus 10 anos de carreira, contendo livro autografado, foto documentário exclusivo, e CD com uma música inédita. Ainda em 2018, lançou o disco “Live móvel”, pela Som Livre,  gravado em diferentes cenários brasileiros, do sertão alagoano ao grande centro urbano de São Paulo, apresentando sete faixas inéditas e trazendo participações especiais de Jorge e Mateus, em “Sofazinho”, Simone e Simaria, em “Machista”, e MC Kekel, em “Vingança” MC Kekel.

Na virada de 2018 para 2019, integrando a lista dos artistas mais populares do país na época, e consequentemente do primeiro time da Som Livre, cantou no tradicional “Show da virada”, gravado em Recife e exibido na noite de réveillon pela TV Globo em cadeia nacional e internacional, embalando sucessos seus como “Te esperando” e “Sofazinho”.

Por essa época, seguiu integrando o time de artistas do Villa Mix Festival, segundo o livro mundial dos recordes, o maior festival em infraestrutura do mundo, apresentando-se em cidades como Uberlândia (MG), Porto Alegre (RS), Uberaba (MG), Palmas (TO), Brasília (DF), Vitória (ES), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Anápolis (GO), Maceió (AL), Floriaópolis (SC), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Guarujá (SP) e Recife (PE), além de Lisboa (Portugal), ao lado de artistas como Simone e Simaria, Gusttavo Lima, Jorge e Mateus, Weesley Safadão e Alok.

Em 2019, com o disco “Live movel”, concorreu ao Grammy Latino, na categoria “Melhor disco de música sertaneja”. Na mesma época, sua gravação “Quando o sol bater” integrou a lista das mais executadas do período, com seu clipe oficial no site Youtube ultrapassando 110 milhões de acessos. Ainda em 2019, segundo a Playax, ocupou a nona posição geral em execuções musicais no país, contabilizando veículos como rádio, redes sociais e plataformas de execução digitais, entre elas o Youtube, em que ocupou a décima sétima posição geral.
Na virada de 2019 para 2020, foi uma das principais atrações da festa de ano novo realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

Em 2020, em ocasião de isolamento social em decorrência da pandemia mundial de Corona Vírus, realizou uma apresentação pelo YouTube, Intitulada “História – Fique em casa e cante comigo”, em que, em cerca 8 horas de show, percorreu não só todas as fases da sua carreira, mas também rememorou grandes clássicos da música sertaneja. O show foi um dos de maior duração, audiência e repercussão no período, ultrapassando 16 milhões de acessos. Nesse mesmo ano, lançou dois EPs, “Confraternização Família Santana” e “Confraternização Família Santana 2”, relembrando as gravações amadoras de sua família que seu pai costumava exibir em fitas VHS nos anos 1990. No repertório, constaram releituras de sucessos sertanejos, como “O grande amor da minha vida (Convite de casamento)”, de Nino e Jeferson Farias, “Minha estrela perdida”, de Cesar Augusto e Piska, “É minha vida”, de Zezé Di Camargo, “Um novo cara”, de Carlos Eduardo, Darci Rossi e Alexandre, e “Rastro da lua cheia”, de Almir Sater e Renato Teixeira.

Em 2022 lançou o álbum audiovisual “Luan City”, gravado na Vila Itotororó, em São Paulo, com 16 músicas inéditas e participações especiais de Luísa Sonza em “Coração cigano”, Henrique & Juliano em “Erro planejado”, e Chitãozinho & Xororó em “Hábito”.

Em 2025 lançou o álbum “Luan ao vivo na Lua”, com 13 faixas, dentre as quais a inédita e autoral “Aluga-se”, e também faixas como “Clone”, “Parece” e “Certeza”.

Discografias
2025 Sony Music CD Luan ao vivo na Lua
2023 Sony Music DVD Luan City 2.0 (Ao Vivo)
2023 Sony Music DVD Luan City Deluxe (Ao Vivo)
2022 Sony Music DVD Luan City (Ao Vivo)
2021 Sony The comeback

EP

2020 LS Music Confraternização família Santana 1

EP

2020 LS Music Confraternização família Santana 2

EP

2020 LS Music Confraternização família Santana 3

EP

2019 Som Livre CD - DVD Viva

Ao vivo.

2018 Som Livre CD - DVD Live móvel

Ao vivo. Participação de Jorge & Mateus, MC Kekel e Simone & Simaria.

2017 Som Livre CD Box Luan 10 anos
2016 Som Livre CD - DVD 1977

Participação de Ivete Sangalo, Anitta, Sandy, Marília Mendonça, Camila Queiroz e Ana Carolina.

2015 Som Livre CD - DVD Acústico

Ao vivo.

2014 Som Livre CD Duetos

Participação de Florida Georgia Line, Enrique Iglesias, Descemer Bueno, Gente de Zona, Maná, José Augusto, Munhoz & Mariano, Conrado & Aleksandro, Thaeme & Thiago, Ivete Sangalo, Matheus & Kauan, Chitãozinho & Xororó, belinda, Fernando & Sorocaba, Zezé Di Camargo & Luciano, Péricles e Padre Reginaldo Manzotti.

2013 Som Livre CD As melhores...Até aqui

Participação de Thaeme & Thiago, Ivete Sangalo e Fernando & Sorocaba.

2013 Som Livre DVD O Nosso Tempo é Hoje

Ao Vivo.

2013 Som Livre CD Te esperando

EP

2012 Som Livre CD Quando chega a noite

Ao vivo

2011 Som Livre CD - DVD Ao vivo no Rio

Participação de Ivete Sangalo, Belinda e Zezé Di Camargo & Luciano.

2009 Som Livre CD - DVD Ao vivo
2008 CD Tô de cara
Obras
Aluga-se - (c/ Matheus Marcolino)
Sempre com você
Sinais
Shows
2011 Vila Belmiro - Santos (SP)
2010 Citibank Hall - Rio de Janeiro
2010 HSBC Arena - Rio de Janeiro
2009 Barretos - SP
2009 Parque das Nações Indígenas - MT
2008 Barretos - SP