5.001
Nome Artístico
Lourival Tavares
Nome verdadeiro
Lourival Tavares
Local de nascimento
Maranhão
Dados biográficos

Cantor. Compositor.

Nasceu no Maranhão, em família ligada à musicalidade tradicional do Nordeste. Mudou-se para São Paulo onde passou contatar com o pop urbano e a MPB tradicional.

Dados artísticos

Apesar das influências do pop urbano e da MPB tradicional, desenvolveu um trabalho que sofreu muita influência dos ritmos regionais como o maracatu. Seu primeiro CD foi “Na colheita dos versos”, pelo selo CPC – UMES. Participou na década de 1990 do projeto musical “UMES-Cantarena”, criado para traçar um amplo painel da música popular brasileira, com espetáculos apresentados no Teatro Denoy de Oliveira, antigo Teatro da UMES.

Em 2004, lançou seu primeiro CD, “No batuque do coração”, gravado em São Paulo, também pelo selo CPC-UMES, trazendo as composições “Enluarado”; “Procissão das formigas”; “Solidão das lamparinas”; “Canto Razão e “O sabor da flor”, de sua autoria; “Matadouro”, parceria com Celso Borges; “No batuque do coração”, com Luiz Carlos Bahia; “Velha calça de xadrez”, com Josias Sobrinho e Éden Bentes e “Pé na estrada”, com Toni Ricardo; além de “Ana e Lua”, de Beto Pereira; “Regresso”, de Hugo Leão e “Pequeno concerto que virou canção”, de Geraldo Vandré. O disco contou com as participações de Ronaldo Rayol nos violões; Fábio Canella no contra – baixo; Nahame Casseb na bateria e percussão; Thomas Hohrer na rabeca e César do Acordeom.

Teve as músicas “Marakezumbe” e “O Terecô/ Beradêro”, com Josias Sobrinho e Chico César gravadas pela cantora Daniela Lassalvia.

Discografias
2004 CPC/UMES CD No batuque do coração
Obras
Canto razão
Enluarado
Matadouro (c/ Celso Borges)
No batuque do coração (c/ Luiz Carlos Bahia)
O sabor da flor
Procissão das formigas
Pé na estrada (c/ Toni Ricardo)
Solidão das Lamparinas
Velha calça de Xadrez (c/ Josias Sobrinho e Éden Bentes)