
Compositor. Radialista.
Irmão dos radialistas Roberto, William e Floriano Faissal.
Como radialista atuou durante longos anos na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Foi chefe do Departamento de sonoplastia da Rádio Nacional. Como compositor, ficou conhecido como o “Rei das versões”, especializando-se em fazer versões de músicas estrangeiras. Teve composições gravadas por diferentes intérpretes, entre os quais, Blecaute, Ângela Maria, Anísio Silva, Trio Nagô, Luiz Gonzaga, Irmãs Galvão, Linda Batista, Elizeth Cardoso e Emilinha Borba. Um de seus principais parceiros foi Getúlio Macedo, com quem compôs entre outras, o mambo “Covarde”, o samba-canção “Há de existir meu amor”, o ragtime “Ano novo, ano bom”, a marcha “Nosso Natal” e a valsa “Meu papai”.
Em 1946, Emilinha Borba gravou pela Continental o samba “Acapulco”, versão de música de Gordon e Warren. Em 1950, Carlos Galhardo lançou na RCA a valsa “Solidão”, parceria com Olga Nobre. Em 1951, Emilinha Borba interpretou o bolero “Dez anos”, composição de R. Hernandez e Adelaide Chiozzo gravou na Star a marcha “Noite de lua”, com Chocolate. Em 1952, as seguintes músicas foram gravadas: o baião “Vaqueiro romântico”, com Chocolate na RCA Victor por Bob Nelson; o samba-canção “Divórcio”, parceria com Getúlio Macedo, por Linda Batista e o tango “A média luz”, versão de composição de E. Donato, por Nélson Gonçalves. São de 1953 as gravações do samba “Você sabe muito bem”, com Benê Alexandre e Getúlio Macedo, ainda na Continental por Emilinha Borba e do bolero “Linda cigana”, versão de música de Livingstone e Evans, peloTrio Madrigal.
Em 1954, Nelson Gonçalves gravou na RCA o samba-canção “Como se previa”, com Getúlio Macedo; Risadinha gravou na Odeon a marcha-rancho “Meu jardim”, com Jarbas Albuquerque; Osvaldo Borba e sua Orquestra gravou o “Mambo das normalistas” com Clínio Cavalcânti e Bel Luz também na Odeon; Dircinha Batista gravou na RCA o bolero “Botões de laranjeira” com Getúlio Macedo e o Trio de Ouro gravou também na RCA a “Balado do ouro negro”, versão de uma composição de Webster e Tiom Kim. Também no mesmo ano, a cantora Zaíra Cruz gravou na RCA Victor a valsa “Noite santa”, e a canção “Vi mamãe beijar Papai Noel”, esta última uma versão para música de T. Connor. Em 1955, o Trio Irakitan lançou na Odeon a canção “Feliz Natal…Boas Festas” com Irani de Oliveira, Zaíra Cruz gravou na RCA a rumba “Baratinha”; Nélson Gonçalves, também na RCA gravou o tango “Esta noite me embriago” com Discépolo e Jorge Veiga gravou o “Hino da torcida do Flamengo”, parceria com Getúlio Macedo. Em 1956 foram gravados a valsa “Dia dos nossos avós” com Arsênio de Carvalho por Zaíra Cruz na RCA e o beguine “Praia Vermelha” com Getúlio Macedo, também na RCA pelo Trio Itapoan. Em 1957, Pedroca do Trompete e seu Conjunto gravou na Sinter o bolero “Intenção”, parceria com Getúlio Macedo; Adelaide Chiozzo gravou a marcha “Tua companheira”, com Getúlio Macedo e o Trio Nagô gravou o bolero “Dúvida”, parceria com C. Navarro. No mesmo ano, Cauby Peixoto lançou o samba-canção “Onde ela mora”, com Getúlio Macedo. Em 1958 suas músicas foram gravadas por Ângela Maria (o samba “Apaixonada”) na Copacabana, Carolina Cardoso de Menezes (o mambo “Covarde”, parceria com Getúlio Macedo) na Odeon, os Vocalistas Modernos (regravação do bolero “Covarde”) e Chiquinho e sua orquestra (o bolero “Arranca minha vida”, parceria com Getúlio Macedo) os dois últimos pela Sinter.
Em 1959, Anísio Silva gravou na Odeon a guarânia “Quero beijar-te as mãos”, parceria com Arsênio de Carvalho, regravada no ano seguinte pela dupla Cascatinha e Inhana. Em 1960, Carlos Galhardo gravou na RCA Victor o samba-canção “Presença viva do nosso amor”, parceria com Getúlio Macedo e Hebe Camargo gravou também na Odeon o bolero “Eu tenho um pecado novo”, versão de composição de Moraes e Martinez. Em 1961, compôs com Luiz Gonzaga a marcha “Alvorada da paz” gravada no mesmo ano pelo Rei do Baião na RCA. Ainda no mesmo ano, Orlando Silva gravou a “Canção do amor que lhe dou”.
Sua intérprete mais constante foi Emilinha Borba, que gravou de sua autoria, entre outras, o bolero “Em nome de Deus” com Alvarado, o fox-samba “Istambul” versão da composição de Simon e Kennedy, o tango “Desengano”, com o maestro Patané e o bolero “Chuvas de abril” com D. Sylvia e Silvers, todas pela Continental. Teve, ao logo da carreira, mais de 100 composições gravadas. Seu maior sucesso foi a guarânia “Quero beijar-te as mãos”, com Arsênio de Carvalho.
AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.