0.000
Nome Artístico
Lourenço Vasconcellos
Data de nascimento
21/8/1985
Local de nascimento
Brasília, DF
Dados biográficos

Baterista, vibrafonista, percussionista e compositor. Formado em composição pela UFRJ e mestre em Jazz Studies com foco na bateria pela UofL (EUA). Diretor da Orquestra da Pro-Arte. 

Dados artísticos

Começou a estudar música em 1997 em Brasília, na escola de bateria Mr. Groover, com o professor Ticho Lavenére, com quem teve aulas até 2001. 

Em 1999 ingressou na Escola de Música de Brasília (EMB), onde estudou primeiramente com Paulo Marques e finalizou o curso técnico de bateria com Cezar Borgato em 2005. Estudou piano com a professora Francisca Aquino e percussão com Welintom Vidal, na EMB. Estudou bateria com Oscar Bolão e Márcio Bahia. Participou de concertos e masterclasses ao lado de músicos como Lionel Loueke, Eddie Gomes, Bucky Pizzareli, Dave Liebman e Amina Figarova..

Desde 2010 tem se apresentado com Egberto Gismonti e a Orquestra Corações Futuristas, composta por vários membros da Orquestra de Sopros da PróArte, com destaque para a turnê na Bélgica em 2011, dentro do “Festival Europalia”. Ainda lançou neste ano o CD “Três” ao lado de Francisco Pellegrini (piano) e Lise Bastos (Contrabaixo).

 Em 2013 participou do “BMW Jazz Festival” e obteve o título de mestre em música pela University of Louisville (EUA) no curso de performance em bateria com o professor Jason Tiemann. Durante os dois anos de mestrado nos Estados Unidos, foi também professor assistente, dirigindo o grupo de musica brasileira e lecionando disciplinas de prática de conjunto e aulas de bateria e percussão. Ainda no Estados Unidos gravou dois discos “Minority Trio”, ao lado do contrabaixista José Oreta e do pianista Kendal Carter; e “Kinetic Meditations” em duo com o saxofonista Graeme Gardiner. Também em 2013 lançou o CD “Musicas para Saudar Jorge Amado”, com a Orquestra Revelia. A Orquestra recebeu patrocínio do Ministério da Cultura para realizar uma turnê nos Estados Unidos no mesmo ano. O show de lançamento no Brasil contou com participações de Carlos Malta, Ivan Lins e Egberto Gismonti.

Em 2017 lançou o CD “Reflexões”, registro de um concerto solo totalmente improvisado na bateria e no vibrafone. Ainda neste ano passou a integrar as bandas Letrux e Relógio de Dali. 

Em 2018 participou do projeto “Iara Ira”, espetáculo musical ao lado das cantoras Julia Vargas, Duda Brack e Juliana Linhares, além de se apresentar com a Orquestra Sinfônica Brasileira. 

Em 2019 se apresentou com o Lourenço Vasconcellos Trio ao lado de Frederico Puppi. Também no mesmo ano se apresentou com o projeto Taranta no Rio de Janeiro (RJ), que lançou um EP no mesmo ano.

Discografias
2017 Independente CD Reflexões
2014 Independente CD Músicas para Saudar Jorge Amado
2013 Independente CD Kinetic Meditations
2013 Independente CD Minority Trio
2011 Independente CD Três