0.000
Nome Artístico
Lorenzo Fernandez
Nome verdadeiro
Oscar Lorenzo Fernandez
Data de nascimento
4/11/1897
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Data de morte
27/8/1948
Local de morte
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Compositor.

Filho de espanhóis, sempre demostrou vocação para música. Após concluir o curso secundário, teve uma doença nervosa e ficou inativo por vários meses, o que o impediu de continuar os estudos.

Dados artísticos

Em 1917, entrou no INM, onde teve como principal orientador Frederico Nascimento. Estudou teoria e piano com J. Otaviano e, em 1918, passou a freqüentar a classe de harmonia de Frederico Nascimento, enquanto seguia aulas de piano de Henrique Oswald. Mais tarde, foi aluno de Francisco Braga, estudando contraponto, fuga, composição e instrumentação. Em 1920, foi um dos fundadores da Sociedade de Cultura Musical, na qual exerceu inúmeros cargos, até o fechamento da mês, seis anos depois. Em 1922, participou de um concurso com as peças “Noturno” e “Arabesca”, para piano, chamando atenção para suas obras. Em 1924, obteve o 1º lugar em concurso de composição da Sociedade de Cultura Musical, com o “Trio brasileiro”, obra de orientação nacionalista. A 17 de novembro de 1925, estreou sua primeira obra orquestral, a “Suíte sinfônica” (sobre três temas populares brasileiros), com a Orquestra do INM, regida por Nicolino Milano. Em 1930, conheceu seu primeiro grande sucesso foi o bailado “Imbapara”, baseado em temas recolhidos por Roquette-Pinto entre os índios pareci da serra do Norte, no Mato Grosso. Ainda em 1930, fundou a revista mensal “Ilustração Musical”, que durou até o oitavo número, de março de 1931. Compôs a ópera “Malasarte”, com texto de Graça Aranha, que mostrava suas ligações com o movimento modernista paulista. Em junho de 1940, o “Batuque do Reisado do Pastoreio” foi executado em concerto no Rio de Janeiro pela orquestra da National Broadcasting Corporation, dos EUA, sob a regência de Arturo Toscanini.

Obras
A canção da fonte
A samaritana
A saudade
A sombra suave
As estrelas
As tuas mãos
Ausência
Aveludados sonhos
Berceuse da onda
Canção ao luar
Canção do berço
Canção do mar
Canção do poço
Canção do violeiro
Canção sertaneja
Cisnes
Coração inquieto
Dentro da noite
Do outro lado do mar
Dois epigramas
Duas canções
Duas modinhas
Elegia da manhã
Essa nêga Fulô
Eu sou aquela que ama os homens
Macumba
Madrigal
Melodia
Meu coração
Meu pensamento
Moda
Modinha de Malasarte
Noite de junho
Noturnal
Noturno
Noturno elegíaco
O horizonte vazio
Ponteio
Quando eu era pequenino
Romance elegíaco
Romança
Samaritana da floresta
Saudosa seresta
Serenata
Serenata de Malasarte
Seus olhos eram verdes
Solidão
Suave acalanto
Surdina
Tapera
Toada e dança
Toada pra você
Toi
Trovas do amor
Um beijo
Velas ao mar
Velha modinha
Ó vida de minha vida
Bibliografia Crítica

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.