5.001
Nome Artístico
Lindú
Nome verdadeiro
Lindolfo Barbosa
Local de nascimento
Bahia
Dados biográficos

Cantor. Compositor.

Dados artísticos

Em 1960 foi para o Rio de Janeiro e passou a atuar juntamente com Cobrinha e Coroné, na segunda formação do Trio Nordestino. Em 1964, no primeiro LP do Trio Nordestino, teve gravado o coco “Retrato da Bahia”. Em 1974, suas composições “Vou ver Luzia”, parceria com Antônio Barros e “Pedido de casamento”, foram gravadas por Bastinho Calixto na EMI.

Em 1976, o Trio Nodestino lançou o LP “O alegríssimo Trio Nordestino”, com destaque para “Cadeira de balanço”, de sua parceria com Assisão. Em 1977, no LP “Estamos aí pra balancear”, gravaram outra música de sua autoria, em parceria com Assisão: “Menina apimentada”, um dos destaques do disco. Em 1980 o Trio Nordestino lançou pela Copacabana o LP “Corte o bolo”, com destaque para “Toque toque”, de sua autoria com Barthô Galeno. Outras de suas composições gravadas pelo Trio Nordestino foram: “Arte culinária”, com Pinto do Acordeom; “Baiano bom era meu pai”, com Toninho; “Vamos farrear”, com Luiz Moreira e “Forró desarmado”, com Cecéu. Faleceu no início dos anos 1980.

Em 1999, teve as composições “Se meu amor não chegar”, com Wilson Nascimento e “Eu te peguei no fraga”, com Genival Santos gravadas pelo cantor brega Falcão no CD “500 anos de chifre – O brega do brega”. Em 2004, suas composições “Don Francisco, Dom Tomé”, com Assisão e “Arte culinária”, com Pinto do Acordeom, foram gravdas pelo Trio Noirdestino no CD “Baú do Trio Nordestino – 2 – com convidados”.

Obras
Arte culinária (c/ Pinto do Acordeom)
Baiano bom era meu pai (c/ Toninho)
Cadeira de balanço (c/ Assisão)
Don Francisco, Dom Tomé (c/ Assisão)
Eu te peguei no fraga (c/ Genival Santos)
Forró desarmado (c/ Cecéu)
Menina apimentada (c/ Assisão)
Menina da noite (c/ Assisão)
No meio das meninas
Pedido de casamento (c/ Alberto Lacerda)
Retrato da Bahia
Rosinha indiferente (c/ Agripino Aroeira)
Se meu amor não chegar (c/ Wilson Nascimento)
Toque toque (c/ Barthô Galeno)
Vamos farrear (c/ Luiz Moreira)
Vou ver Luzia (c/ Antônio Barros)