0.000
Nome Artístico
Levita
Nome verdadeiro
Paulo Henrique Argolo Levita
Data de nascimento
1/8/1945
Local de nascimento
Salvador, BA
Dados biográficos

Instrumentista (violonista). Compositor. Engenheiro.

Começou a tocar violão aos 11 anos de idade.

Dados artísticos

Na década de 1970, morou no Rio de Janeiro, onde estudou na Pró-Arte e apresentou-se, como violonista, em vários shows do compositor Walter Queiroz, realizados no Teatro Ipanema (um dos quais contou com a participação de João Donato e das cantoras Zizi Possi, Oneida e Fátima Flor, nos vocais), no Teatro de Bolso e na Sala da Funarte (com a participação de Beth Carvalho).

Atuou em temporada de um mês no Restaurante La Tour, ao lado da cantora Fátima Flor.

Compôs, com Walter Queiroz, as canções “Caju amigo”, lançada pelo parceiro em compacto duplo gravado com Fátima Flor, em 1979, “Maculelê” e “Africana Rere”, ambas gravadas por Walter Queiroz no LP “Filho do povo”, também nesse ano, e “Estrelê”, lançada por Fafá de Belém no LP “Banho de Cheiro”, ainda em 1979.

Em 1979, sua canção “Enfieira” (c/ Rui de Carvalho), gravada pelo grupo vocal Céu da Boca, foi contemplada com o prêmio de Melhor Música de Disco Independente.

Em 1984, formou, com a cantora Palmyra, a dupla Palmyra e Levita (voz e violão), com a qual lançou, em 1998, o CD “Emergentes da madrugada” e, em 2001, o CD “Heres that rainy bossa day”, este último produzido por Arnaldo DeSouteiro. O disco registrou, entre outras, suas composições “O sono da América do Sul” (c/ Gerônimo) e “Revelação” (c/ Sílvio Hernandez).

Participou, também com Palmyra, do CD “Sua nota é um show”, gravação ao vivo do espetáculo homônimo realizado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, interpretando a música “Lá vem a baiana” (Dorival Caymmi), e do CD “Friends from Brazil 2001”, nas faixas “Rapunzel” (Carlinhos Brown e Alain Tavares), dividida com Aroldo Macedo, e “A rã” (João Donato e Caetano Veloso), dividida com João Donato.

É de sua autoria a música “Réquiem de um amor infinito”, canção escrita em homenagem póstuma a Isaura Argolo Levita, interpretada com Palmyra (voz), Angélica Villas-Boas (piano) e Tuzé de Abreu (flauta).

Constam de sua obra como compositor mais de 100 músicas inéditas.

Em 2004, lançou mais um CD em dupla com Palmyra: “Lucy in the sky with bossa diamonds, Palmyra & Levita with João Donato”, produzido por Arnaldo DeSouteiro.

De sua discografia, constam também participações, em dupla com Palmyra, nas seguintes coletâneas: “Irma on Canvas: Exhibition, Vol. 2” (2002), “Rio Strut;Brazil All-Stars” (2002), “Sister Bossa, Vol. 3” (2002), “Trip to Brazil, Vol. 3: Back to Bossa” (2003), “Brasília: The Very Best of the New Brazilian Sound” (2004), “Beginners Guide to Brazil” (2005) e “Pop for Afternoon Tea” (2005).

Discografias
[S/D] WR CD A Bahia é um show (Vários artistas) - participação
2005 CD Beginner's Guide to Brazil (Vários artistas) - participação
2005 CD Pop for Afternoon Tea (Vários artistas) - participação
2004 CD Brasília: The Very Best of the New Brazilian Sound (Vários artistas) - participação
2004 JSR CD Lucy in the sky with bossa diamonds - Palmyra and Levita with João Donato (Palmyra and Levita with João Donato)
2003 CD Trip to Brazil, Vol. 3: Back to Bossa (Vários artistas) - participação
2002 CD Irma on Canvas: Exhibition, Vol. 2 (Vários artistas) - participação
2002 Milestone CD Rio Strut - Brazil All-Stars (Vários artistas) - participação
2002 CD Sister Bossa, Vol. 3 (Vários artistas) - participação
2001 JSR CD Friends from Brazil 2001 (Vários artistas) - participação
2001 Jazz Station Records CD Here's that rainy bossa day (Palmyra e Levita)
1998 WR CD Emergente na madrugada (Palmyra e Levita)
Obras
Africana Rere (c/ Walter Queiroz)
Caju amigo (c/ Walter Queiroz)
Enfieira (c/ Rui de Carvalho)
Estrelê (c/ Walter Queiroz)
Maculelê (c/ Walter Queiroz)
O sono da América do Sul (c/ Gerônimo)
Revelação (c/ Sílvio Hernandez)
Réquiem de um amor infinito