0.000
Nome Artístico
Lena Machado
Nome verdadeiro
Aurilene Machado Cardoso
Data de nascimento
15/8/1974
Local de nascimento
Zé Doca, MA
Dados biográficos

Cantora.

Filha de uma quebradeira de côco, lavadeira e lavradora, Alda Machado Cardoso, a dona Aldinha, de quem recebeu as primeiras influências musicais, com as canções que se ouviam em antigas radiolas.
Em 2000 mudou-se para São Luís Maranhão para trabalhar no Secretariado Regional da Cáritas Brasileira.
Começou a cantar aos 11 anos de idade, animando a “Missa das Crianças”, na Paróquia de Santo Antônio, ofício que teve continuidade nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Igreja Católica.

Dados artísticos

Seus primeiros trabalhos como cantora profissional ocorreram logo depois que se mudou para São Luís Maranhão, no ano de 2000, convivendo em torno dos instrumentistas, cantores e compositores do “Clube do Choro” do Maranhão, que na época realizavam o evento “Clube do Choro Recebe”, do qual participou muitas vezes como convidada.
Em 2006 participou pela primeira vez da gravação de um disco, o CD “Canção de Vida”, realizado em comemoração ao cinquentenário da Cáritas Brasileira, apresentando-se em cidades como Aracaju (SE), Brasília (DF) e São Luís (MA). Nesse mesmo ano apresentou o show “Acreditar” no Sesc Deodoro, em São Luís do Maranhão. Participou como convidada dos músicos Zé da Velha e Silvério Pontes, no show de lançamento do disco “Só Pixinguinha”, realizado no Circo da Cidade de São Luís do Maranhão.
Integrou o Trio Boemia, ao lado de Carlinhos da Cuíca e Zeca do Cavaco, com o qual realizou os shows de tributo a Nelson Gonçalves e Clara Nunes no evento “Clube do Choro Recebe”, realizado no restaurante Chico Canhoto, em São Luís.
Em 2009 participou, com o grupo Choro Pungado, do “Laboratório Internacional de Mídias Livres”, realizado na Praça Nauro Machado, em São Luís. Nesse mesmo ano se apresentou com os grupos Espinha de Bacalhau e Os Pregoeiros.
Em 2010 gravou o CD “Samba de Minha Aldeia”, que contou com a participação de Zé da Velha e Silvério Pontes na faixa “Colher de chá” (Patativa) e do grupo Choro Pingado na faixa “Pequenininho” (Chico Nô). O show de lançamento do disco foi apresentado no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, e na casa de shows Feitiço Mineiro, em Brasília (DF).
Participou do show de tributo a Noel Rosa, “Noel Rosa Secular”, apresentado nos anos de 2010 e 2011 em São Luíz, ao lado de artistas como Chico Saldanha, Josias Sobrinho, Célia Maria, Lenita Pinheiro, ente outros.
Em 2011 participou do “Baile do Parangolé”, evento realizado em comemoração aos 32 anos da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), no Circo da Cidade, em São Luís. Nesse mesmo ano participou, ao lado de Cesar Teixeira, Joãozinho Ribeiro e Rosa Reis, de uma edição da temporada “Outros 400”, apresentada por Joãozinho Ribeiro no espaço Novo Armazém, em São Luís.
Em 2013 realizou o show “Pontos de Luz” no espaço Barulhinho Bom, em São Luís (MA). Acompanhada dos músicos João Simas (violão e guitarra), Rui Mário (acordeom e teclado), Robertinho Chinês (bandolim e cavaquinho) e Fofo (bateria), recebeu ao palco como convidados os artistas Chico Saldanha, Dicy Rocha e Tássia Campos.

Discografias
2010 Independente CD Samba de Minha Aldeia
2006 CD Canção de Vida (disco comemorativo dos 50 anos da Cáritas Brasileira)
Obras
Perdão de cônjuge c/ Gildomar Marinho
Shows
2013 Barulhinho Bom, São Luís (MA) Lena Machado - “Pontos de Luz”
2010 Circo da Cidade, São Luís (MA) Baile do Parangolé (participação)
2008 São Luís (MA) Tributo a Clara Nunes (c/ Trio Boemia)
2008 São Luís (MA) Tributo a Nelson Gonçalves (c/ Trio Boemia)
2006 Sesc Deodoro, São Luís do Maranhão Acreditar
2006 Circo da Cidade, São Luís (MA) Só Pixinguinha (participação)
2006 Aracaju (SE) lançamento do disco “Canção de Vida”
2006 Centro Cultural de Brasília (DF) lançamento do disco “Canção de Vida”
2006 Teatro Alcione Nazaré, Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, São Luís (MA) lançamento do disco “Canção de Vida”