0.000
©
Nome Artístico
Leila Maria
Nome verdadeiro
Leila Maria da Costa Pinto
Data de nascimento
15/4/1956
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira artística apresentando-se em bares e teatros cariocas.

Viajou ao Japão, onde fez temporada de shows durante três meses. De volta ao Brasil, retomou sua atuação no cenário artístico através de Nenen Krieger, esposa do maestro Edino Krieger, que a apresentou a Cristina Braga, harpista da Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e do grupo Opus 5. Juntas fizeram várias apresentações.

Em 1997, gravou seu primeiro CD, “Da cabeça aos pés”. Ainda nesse ano, participou do projeto “Novo canto”, da Rádio JB FM.

Participou, em 2003, do projeto “Jazz no Tom”, no Bar do Tom (RJ), interpretando “You ve changed” (Carey e Fischer), “All of me” (Simons), “Night and day” (Cole Porter), “Sophisticated lady” (Ellington, Parish e Mills) e “The more I see you” (Gordon e Warren, além de canções de George e Ira Gershwin, como “Our love is here to stay”, “Embraceable you” e “Someone to watch over me”.

Em 2004, apresentou-se no Parque das Ruínas, em Santa Teresa (RJ), pelo projeto “Miscelânea Pop”. Nesse mesmo ano, lançou o CD “Off Key”, contendo versões em inglês para canções. Fez show de lançamento do disco na Modern Sound e no Bar do Tom (RJ).

Em 2005, fez show no Teatro Rival BR, com o repertório do CD “Off Key”.

Lançou, em 2007, o CD “Canções do amor de iguais”, com músicas que de alguma forma tematizam o amor homossexual. Produzido pelo baixista Dunga a partir de uma idéia original do crítico musical Antônio Carlos Miguel, o CD traz no repertório as canções “Seu tipo” (Eduardo Dussek e Luiz Carlos Góes), “Você vai ser o meu escândalo” (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), “Ilusão à toa” (Johnny Alf), “Mapa-mundi” (Marina Lima e Antonio Cícero), “Gatas extraordinárias” (Caetano Veloso), “Um certo alguém” (Lulu Santos e Ronaldo Bastos), “Mar e lua” (Chico Buarque) e “Se você voltar” (Angela Rô Rô e Antonio Adolfo), além das internacionais “Lush life” (Billy Strayhorn), “All of you” (Cole Porter), “Sexuality” (K. D. Lang e Ben Mink), “Kissing a fool” (George Michael) e “Nature boy” (Eden Ahbez).

Em 2013, gravou um disco em homenagem a Billie Holliday. O trabalho foi fruto de uma sugestão do empresário Pedro Lazera, dono da Imifarma, rede de drogarias com lojas em todo o Norte e Nordeste do país. Disposto a diversificar os produtos à venda em suas lojas, ele decidiu patrocinar o disco e toda a sua produção, incluindo os custos com os músicos convidados, dentre eles Cristovão Bastos e Itamar Assiere.

O empresário faleceu antes do disco chegar às lojas. Contudo, de posse de alguns poucos CDs, a cantora entregou uma cópia a José Maurício Machline, que o incluiu na categoria “melhor disco em língua estrangeira” do Prêmio da Música Brasileira. O trabalho ganhou o prêmio máximo e logo tornou-se alvo do interesse da gravadora Biscoito Fino, que entrou na justiça para conseguir os direitos de lançamento do disco.

Em 2015, enquanto aguardava o lançamento oficial, apresentou no Hotel Novo Mundo, no Rio de Janeiro, um show no qual cantou Billie Holliday, mostrando ao público as músicas gravadas por ela. Nesse mesmo ano lançou, pelo selo Biscoito Fino, o CD “Leila Maria canta Billie Holiday in Rio”, em tributo à cantora norte-americana, com o qual foi vencedora do “Prêmio da Música Brasileira” de “Melhor Álbum em Língua Estrangeira”.

Em 2018 lançou o CD “Tempo”, em que gravou, com o músico Rodrigo Braga, músicas autorais como “Caravançará”, “Os olhos de Alice”, “Personas” (com Rodrigo Braga), “Resgate” e “Tempo de rio”. O disco contou com a participação de Tiago Mocotó na faixa “Mar desconhecido” (Tiago Mocotó e Marcos Oliva).

Em 2021 participou da primeira edição do reality show “The Voice +”, com elenco de cantores com mais de 60 anos de idade, exibido pela tevê Globo.

Em 2022 lançou o CD “Ubuntu”, produzido por Guilherme Kastrup, responsável também pelos arranjos ao lado de François Muleka e de Zoli Star. O álbum, inteiramente dedicado à obra do compositor Djavan, contou com a participação especial de Maria Bethânia em “Seca”.

Discografias
2022 Biscoito Fino CD Ubuntu
2018 Biscoito Fino CD Tempo
2015 Biscoito Fino CD Leila Maria canta Billie Holiday in Rio
2007 Deckdisc CD Canções do amor de iguais
2004 Rob Digital CD Off Key
1997 CD Da cabeça aos pés
Obras
Caravançará
Os olhos de Alice
Personas - (c/ Rodrigo Braga)
Resgate
Tempo de rio
Shows
2015 Leila Maria canta Billie – Holliday in Rio. Hotel Novo Mundo. RJ
Canções do amor de iguais. Modern Sound, Rio de Janeiro.
Canções do amor de iguais. Teatro Rival, Rio de Janeiro.
Leila Maria. Projeto "Miscelânea Pop". Parque das Ruínas, Rio de Janeiro
Leila Maria. Teatro Rival BR, Rio de Janeiro.
Off Key. Show de lançamento do disco. Modern Sound e Bar do Tom, Rio de Janeiro.