0.000
Nome Artístico
Leandro Braga
Nome verdadeiro
Leandro Braga Duarte Simões
Data de nascimento
27/7/1955
Local de nascimento
São José dos Campos, SP
Dados biográficos

Instrumentista (pianista). Arranjador. Compositor.

Iniciou seus estudos de piano clássico e matérias complementares aos quatro anos de idade em sua cidade natal, São José dos Campos. Em 1972, graduou-se nessas áreas. No ano seguinte, mudou-se para Sorocaba (SP), onde ingressou na Faculdade de Medicina, graduando-se em 1978. Durante o curso de Medicina continuou seus estudos musicais, direcionando-se para a área popular. Estudou harmonização, arranjo e jazz, entre outras disciplinas, com Amilton Godói, Hilton Valente (Gogô), Nelson Ayres, Mário Ficarelli, John Neschling e Luiz Eça (harmonização critativa), entre outros, aproximando-se cada vez mais da Orquestração, Regência e Arranjo.

Dados artísticos

Em 1978, iniciou sua carreira profissional, apresentando-se em bailes e casas noturnas paulistas.

Dez anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde vive, desde então.

Na área do audiovisual, participou, como compositor, arranjador ou instrumentista, de trilhas sonoras para as seguintes produções: “Policarpo Quaresma, um herói do Brasil”, filme de Paulo Thiago, (em que atuou também como maestro assistente); “O povo do veneno” (vídeo produzido pelo Ibase sobre a tribo indígena Zuruahá, premiado em festivais nacionais e europeus); “Meu nome é João” (vídeo produzido pelo Ibase); e “China, o ponto de mutação” (série de quatro vídeos dirigida por Lucélia Santos, em co-produção portuguesa e brasileira). Atuou também em várias outras trilhas para produções sobre questões sociais e culturais do Brasil.

No teatro, atuou como regente na temporada paulista do espetáculo “Evita” e assinou a direção musical da peça “Somos irmãs”, sobre a vida das irmãs Linda e Dircinha Batista.

Em 1992, gravou seu primeiro CD solo, “E por que não?”, inaugurando o selo Arabesque Jazz, da gravadora norte-americana Arabesque Recordings (até então voltada para a área erudita). O disco, essencialmente autoral, contou com a participação de músicos como Bob Mintzer, Ignacio Berroa, Giovanni Hidalgo e Romero Lubambo, entre outros, e obteve destaque na revista especializada “Jazz iz”.

Em 1997, lançou seu segundo CD, “Noel Rosa. Johnny Alf e Leandro Braga” (série Letra & Música/Lumiar Discos), registrando arranjos próprios para obras do poeta da Vila, interpretadas por Johnny Alf (como o arranjo “rap” para a faixa “Não tem tradução”). O disco contou com a participação de Chico Buarque.

No ano seguinte, lançou o CD “Pé na cozinha” (MP,B/Warner), registrando oito composições de sua autoria, como “Um Ariel de saudades” (dedicada ao seu filho que mora em São Paulo), “À semelhante” (dedicada à poeta capixaba Elisa Lucinda), “Colkeriana” (dedicada à coreógrafa Debora Colker) e “Diana” (dedicada à sua filha), entre outras, além das canções “Naquele tempo” (Pixinguinha) e “Maracangalha” (Dorival Caymmi). O disco foi contemplado com três Prêmios Sharp, no ano seguinte, nas categorias Melhor Música (pela faixa “Um Ariel de saudades”), Melhor solista e Revelação.

Em 1999, após ter participado das apresentações de encerramento da minissérie “Chiquinha Gonzaga” (Rede Globo), lançou o CD “A música de Chiquinha Gonzaga” (CID), executando obras consagradas da maestrina com novos arranjos. O disco contou com a participação de Leila Pinheiro na faixa “Lua branca”. Ainda nesse ano, participou do Free Jazz Festival, ao lado de Zero (percussão) e Bororó Felipe (contrabaixo), interpretando um repertório formado por composições próprias e de outros autores, como Chiquinha Gonzaga, incluídas em seus CDs, além de algumas músicas inéditas, de sua autoria. A apresentação foi considerada pelo júri do jornal “O Globo” como uma das melhores do ano na área da música instrumental. Também em 1999, apresentou-se com Cristóvão Bastos na Sala Cecilia Meirelles, em espetáculo que contou com a participação de Nana Caymmi e Ney Matogrosso.

Em 2000, concluiu seu projeto de musicar a Carta de Pero Vaz de Caminha, para piano e orquestra de cordas, com a participação de cinco percussionistas e dois cantores líricos, narração de Paulo José e iluminação de Ney Matogrosso, incluindo a gravação de um CD e a apresentação do concerto nas principais capitais do Brasil e em Portugal. Entrou, nesse ano, em fase de captação de recursos para a realização do evento.

Ainda em 2000, apresentou-se no Teatro Municipal de Niterói (RJ), pelo projeto “Festival Leader Instrumental”, dividindo o palco com Hermeto Pascoal. Também nesse ano, assinou a direção musical e os arranjos da peça “Atlântida”, apresentada no Teatro Carlos Gomes.

Em 2002, apresentou-se, com Claudette Soares, na casa noturna Mistura Fina, em show de lançamento do CD “Claudette Soares & Leandro Braga”. Também nesse ano, lançou o CD “Primeira Dama – A música de Dona Ivone Lara”, contendo 13 obras da sambista, além de sua composição “Primeira Dama”.

Ao longo de sua carreira, atuou, como instrumentista ou arranjador, em shows e discos de artistas como Fafá de Belém, Zé Renato, Simone Guimarães, Clara Becker, Ivan Lins, Leila Pinheiro , Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Emílio Santiago, João Nogueira, Kátia Rocha, Adriana Calcanhoto, Zélia Duncan, Guinga, Eduardo Dusek, Beth Carvalho, João Nogueira, Marcos Valle, Sérgio Ricardo. Martinho da Vila, Chico Buarque, Milton Nascimento, Edu Lobo e Cauby Peixoto, entre outros. Constam da relação dos intérpretes de suas composições artistas como Zé Nogueira, Marco Pereira, David Ganc e o grupo Maogani.

Em 2012, estreou com seu trio, formado ao lado de Bruno Migliari (baixo) e Marco Lobo (percussão), a temporada de shows semanais “Vadiagem Musical” na Casa da Gávea (RJ).

Discografias
2002 CID CD Claudette Soares & Leandro Braga. Claudette Soares e Leandro Braga
2002 Carioca Discos CD Primeira dama - A música de Dona Ivone Lara
1999 CID CD A música de Chiquinha Gonzaga
1998 MP,B/Warner CD Pé na cozinha
1997 Lumiar Discos CD Noel Rosa-Johnny Alf e Leandro Braga. Série Letra e Música
1992 Arabesque Jazz Recordings CD E por que não?
Obras
A folia do bode
A ventura
Ariel
Capixaba
Choro 2
Choro1
Colkeriana
Diana
Go-Go
Impressão de choro
Minha cara Francisca
Minha pequena
Miudeza
Pavana
Primeira Dama
Um Ariel de saudades
Valsa negra
À semelhante
Shows
2012 Vadiagem Musical – Casa da Gávea, Rio de Janeiro
Claudette Soares & Leandro Braga. Show de lançamento do disco. Mistura Fina, Rio de Janeiro, RJ.
Hermeto Pascoal e Leandro Braga. Festival Leader Instrumental. Teatro Municipal de Niterói, RJ.
Leandro Braga e Cristóvão Bastos. Sala Cecília Meirelles, Rio de Janeiro, RJ.
Leandro Braga. Clube do Choro, Brasília.
Leandro Braga. EXPO-98 de Lisboa, Portugal.
Leandro Braga. Free Jazz Festival.
Leandro Braga. Show de abertura da temporada 2000 (ano Chiquinha Gonzaga) do Clube do Choro, Brasília.
Pé na Cozinha. Show de pré-lançamento do CD homônimo. Projeto "Hermeto e os novos". Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, RJ.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.