Cantora.
Na infância, mudou-se para o estado do Tocantins, onde foi criada sob influência da música sertaneja.
Aos dez anos, ganhou da família o seu primeiro violão, instrumento que aprendeu a tocar sozinha.
Começou a cantar com 13 anos, e aos 16 fez sua primeira apresentação ao vivo.
Na sequência, mudou-se para São Luiz (MA) para cursar a faculdade de Comunicação.
É publicitária e chegou a trabalhar por pouco tempo na área.
Começou obtendo destaque cantando em bares à noite, em sua época universitária, em São Luiz (MA).
Em 2014, mudou-se para a cidade de São Paulo, onde participou do concurso nacional “Mulheres que brilham”, promovido pela empresa Bombril, e apresentado ao vivo no programa Raul Gil, exibido nacionalmente pelo SBT.
Na mesma época, participou da edição brasileira do reality show “The voice”.
Nesse período, gravou o seu primeiro CD, e na sequência um EP com 7 músicas, destaque para “Linguagem dos Beijos”, que contou com a participação especial da dupla Marcos e Belutti na faixa “Linguagem de beijos”.
Em 2016, foi apresentado ao cantor, compositor e produtor Fernando Zor, da dupla Fernando e Sorocaba, por um amigo em comum, o sanfoneiro e também produtor Willian Santos. Fernando então impressionou-se com o talento de Lauana e a convidou para gravarem um projeto juntos,
Na mesma época, teve suas composições gravadas por artistas como Roberta Miranda, Edson e Hudson, e Solange Almeida.
No mesmo ano, lançou o álbum “Ensaio Acústico”, com cenário intimista, gravado no jardim da casa de Fernando Zor, em São Paulo (SP), apresentando 10 faixas apenas com voz, violão e sanfona, dirigido musicalmente pelo próprio Fernando Zor em parceria com Willian Santos, e visualmente por Dudu Contreras e Rodrigo Sodré.
Em 2018, lançou o DVD “Verdade”, pela Universal Music, consolidando-se como um dos destaques do segmento sertanejo no ano. O álbum foi gravado em São Paulo (SP), com participações especiais do cantor Gabriel Diniz e da dupla Fernando e Sorocaba, e lançado em apresentação na casa de shows Villa Country, em São Paulo (SP). O repertório foi selecionado a partir de seus últimos projetos, como “Ensaio Acústico” e o EP homônimo, além de parcerias gravadas em separado com outros artistas.
Na mesma época, fez sucesso nacional com a música “Cobaia”, gravada com participação da dupla Maiara e Maraisa. A faixa chegou a ocupar a lista de 100 primeiras músicas mais executadas no Brasil no apelicativo Spotify e integrou a coletânea “Agora que são elas”, lançada pela Som Livre apenas com grandes sucessos sertanejos contemporâneos em vozes femininas.
Em 2021 lançou o álbum audiovisual “Livre”, com 16 faixas, dentre as quais “Viva voz”, com mais de cem milhões de audições na plataforma digital Spotify.
Em 2022 lançou o álbum “Natural”, com as participações de Juan Marcus & Vinícius em “Terminou com calma”, Paula Fernandes em “Pedra e água”, Dilsinho em “Injusto demais”, Vitão em “Cachoeira”. Nesse mesmo ano lançou o álbum “Raiz”, com 21 faixas.
Em 2023 lançou o álbum “Ao Vivo em Brasília”, que contou com as participações de Guilherme & Benuto em “Desandei”, Sorriso Maroto em “Primeira mão”, Diego & Victor Hugo em “Beijo fuleiro”, Xand Avião em “Tanto faz”.
Em 2024 lançou a versão deluxe do álbum “Raiz Goiânia”, gravado ao vivo em sua cidade natal.