0.000
© Site Agenda Carioca
Nome Artístico
Lan Lanh
Nome verdadeiro
Elaine Silva Moreira
Data de nascimento
23/5/1968
Local de nascimento
Salvador, BA
Dados biográficos

Cantora. Compositora. Percussionista. Violonista.

Filha de Ilsio Moreira, técnico de balanças industriais, e Célia Maria, artista plástica. Suas duas irmãs são bailarina e produtora musical.

Começou a tocar violão ao 16 anos e bateria no ano de 1988.

Dados artísticos

Na década de 1980 integrou, como baterista, a banda de rock Rabo de Saia, da qual também participaram Érika Nande (baixo – ex-Penélope) e Márcio Melo (vocais) e Márcia Cidreira (guitarra).

Em 1990 mudou-se para o Rio de Janeiro.

Como percussionista trabalhou com Jussara Silveira, Carlinhos Brown, Elba Ramalho, Daúde, Tim Maia, Luiz Caldas, Marisa Monte (em seu álbum Barulhinho Bom), Kid Abelha, Adriana Calcanhoto, Titãs, Armandinho, Nelson Gonçalves, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Marlene, Emilinha Borba, David Byrne, Cyndi Lauper, Geraldo Azevedo, Nando Reis, Ana Carolina e Cássia Éller, com quem tocou durante oito anos, até o falecimento dela.

Em 2002 formou a banda Lan Lan e Os Elaines, com a qual lançou em 2003 o primeiro disco solo “Com ela”, no qual interpretou 12 composições próprias, entre elas: “100 xurumela”, “Sorriso do lagarto”, “Seu benzinho” e “Amor destrambelhado”, anteriormente gravado por Cássia Éller. Neste mesmo ano, ao lado de Frejat, Detonautas, Acid X, Arnaldo Brandão, Fernanda Abreu, Nação Zumbi, Pitty, Autoramas e O Rappa, participou da  5ª Edição do Projeto Música Alimento da Alma (MADA), Natal, Rio Grande do Norte.

Apresentou-se no Projeto Novo Canto, no qual teve como madrinha a cantora Jussara Silveira.

Participou também, ao lado de João Gordo, Charlie Brown Jr., O Rappa, entre outros, do evento “Coca-Cola Vibezone”, no Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

No ano de 2004 apresentou-se com sua banda Os Elaines no Teatro Odisseia, na Lapa. Neste mesmo ano formou a banda Moinho, com Emanuelle Araújo (voz) e Toni Costa (guitarra e violão), com a qual lançou o primeiro single intitulado “Esnoba”, incluída na trilha sonora da novela “Beleza Pura”, da Rede Globo.

No ano de 2005, como consequência dos encontros anteriores com Davi Moraes e Preta Gil, formou com ambos o grupo de shows “Os Tresloucados”, apresentando-se em várias lonas culturais do Rio de Janeiro e ainda no Teatro Rival BR e no Circo Voador.

Em 2008 o Moinho lançou o CD “Hoje de Noite”, com 12 faixas e uma faixa-bônus, assinadas por Nando Reis, Davi Moraes, Ana Carolina, Lan Lan, Toni Costa e Martnália, além da regravação de “Saudade da Bahia” de Dorival Caymmi. O show de lançamento do CD aconteceu no Canecão, tendo como convidados especiais Preta Gil e Davi Moraes. No ano seguinte, em 2009, a banda O Moinho gravou seu primeiro DVD no Circo Voador, na Lapa, centro do Rio de Janeiro. O registro da turnê do disco “Hoje de Noite” conta com as faixas do CD, canções que a banda tocava nos shows, mas não entraram no CD de estúdio como “Aquele Abraço” de Gilberto Gil e “Casa de Bamba”, de Martinho da Vila, além de composições novas. O trabalho foi lançado em formato CD e DVD neste mesmo ano em show no Espaço Varanda do Vivo Rio.

No ano de 2013 lançou o CD “Mi”, no qual a cantora e percussionista recebeu como convidados especiais o rapper Fernando Deeplick, Aurélio Kaufman e o multinstrumentista e cantor Dadi Carvalho.

Em 2014 ao lado da roteirista Patrícia Andrade, do diretor João Fonseca e de Chicão, filho de Cássia Eller, deu início à produção sonora do musical sobre a vida e obra da amiga e cantora Cássia Eller. Neste mesmo ano fez turnê de lançamento de seu disco “Mi” por várias capitais do país, destacando-se o Rio de Janeiro, onde se apresentou na casa de shows Barzin, na Lapa, bairro do centro da cidade. Também em 2014 passou a integrar o coletivo de artistas, músicos e produtores de música eletrônica brasileira.

Em 2018 lançou o CD “Batuque” voltado para a percussão afro baianas, com releituras de músicas como “Canto de Xangô” de Baden Powell e Vinicius de Moraes, “Coisa N° 4” do maestro Moacir Santos, “Santa Morena”, de Jacob do Bandolim, dentro outras. Participaram do CD Guto Menezes no violão de 6 e 7 cordas, João Felippe no cavaquinho de 5 cordas e Deeplick nos remixes, além de Luís Brasil que assinou a mixagem e a masterização. No mesmo ano concorreu ao Grammy Latino na categoria “Melhor Canção em Língua Portuguesa”, com a música “Aponte”.

Discografias
2018 Dubas Musica Batuque
Obras
100 xurumela
Amor destrambelhado
Com ela
Shows
Evento Coca-Cola Vibezone. Barra da Tijuca, RJ,
Jussara Silveira apresenta Lan Lan e Márcio Mello. Projeto Novo Canto. Teatro do Sesc de Copacabana, RJ,
Lan Lan E Os Elaines. Projeto Humaitá Pra Peixe. Ballroom, RJ,
Lan Lan E Os Elaines. Teatro Rival BR, RJ,
Lan Lan e Os Elaines. Teatro Odisséia, RJ,
Os Tresloucados (Lan Lan, Preta Gil e Davi Moraes). Circo Voador, RJ.
Os Tresloucados (Lan Lan, Preta Gil e Davi Moraes). Teatro Rival BR, RJ.
Pitty e Lan Lan e Os Elaines. Lona Cultural Carlos Zéfiro, RJ,
Show Com Ela. Ballroom, RJ,
Clips
2003 100 xurumela.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.