
Cantor. Compositor.
Em 1945, iniciou a carreira artística apresentando-se na Rádio Vitória na capital do Espírito Santo. Em 1951, atuou em Minas Gerais, apresentando-se nas Rádios Guarany e Inconfidência. No ano seguinte, mudou-se para o Rio de Janeiro a fim de tentar a carreira artística.
Em 1953, apresentou-se no programa “Trem da Alegria”, apresentado por Iara Sales e Eber de Boscoli, na Rádio Mayrink Veiga. Passou a fazer apresentações em vários programas de Rádio.
Em 1956, passou a fazer parte do elenco da Rádio Nacional apresentado-se nos programas César de Alencar, Paulo Gracindo, Manoel Barcelos e Renato Murce, entre outros.
Em 1958, conheceu o cantor e compositor Jackson do Pandeiro, que o apadrinhou e deu outro rumo a sua carreira artística. No início dos anos 1960, apresentou-se em diversos programas de TV: “Broto no 13”, apresentado por Carlos Imperial na TV Rio; “Impecável Maré Mansa”, de Ataíde Pereira na TV Continental; Programa Mauro Montalvão na TV Tupi e “TV Fone”, apresentado por Mário Luiz, Jonas Garret e Luiz de Carvalho na TV Globo. Apresentou-se ainda na Rádio Mauá e apresentou show na Boate Vogue em Copacabana, Rio de Janeiro.
Fez gravações para a Odeon, Copacabana, Continental, RCA, Chantecler, Som Livre e Sony Music. Sua primeira gravação foi a marcha “Mão na cumbuca”, de Mestre Gato e Luiz de Souza lançado pelo pequeno selo CAM. Lançou também um disco pelo selo Trovador com o samba “Amei”, de Enéas Brittes, Zequinha e Jorge Silva, e a marcha “Sapo não é jacaré”, de Jorge Silva, B. Toledo e Batuta.
Gravou cerca de 40 músicas para o carnaval. Como compositor teve músicas gravadas, entre outros, por Genival Lacerda, Joel Teixeira, Paulo Bob, Novinho da Paraíba e Zé da Onça. Entre seus parceiros está Genival Lacerda com quem compôs “Bahia do Catimberê” e “A lenda do Curupira e Caipora”. Entre seus sucesssos como cantor estão “A procura de Xoxó”, de Novinho da Paraíba, e “Ela é linda lua cheia”, parceria com Jeny.
Em 2003, lançou pela Seven Music o CD “Revivendo Jackson do Pandeiro”, no qual gravou grandes sucessos de Jackson do Pandeiro, entre os quais, “Um a um”, de Edgard Ferreira, “Procurando tu”, de Antônio Barros e J. Luna, “Sebastiana”, de Rosil Cavalcanti e “Forró em Limoeiro”, de Edgard Ferreira.
Em 2007, lançou, junto com o trio Raiz Forte, o CD “Catitu fora da manada é comida de onça”, pela PMCD produções. O disco incluiu os sucessos “Caviar”, de Marquinho Diniz, Luiz Grande e Barbeirinho; “Bahia do Catimberê”, de autoria própria junto com Kamal Deco e Adélio da Silva, e “A lenda do curupira e caripora”, de autoria própria junto com Nicolino Cupello. No ano seguinte, lançou o CD, de produção independente, com a direção de Kleber Matos, “O afilhado no rei do ritmo”, no qual homenageou o cantor e compositor Jackson do Pandeiro, regravando as seguintes canções imortalizadas na voz de Jackson do Pandeiro: “Canto da Ema”, de Jõao do Vale, Alventino Cavalcante e Aires Viana; “Forró em Caruaru”, de Zé Dantas; “Falso Toureiro”, de José Gomes e Eleno Clemente; “Sebastiana”, de Rossil Cavalcante; “Ele disse (carta de Getúlio)”, “Forró em Limoeiro”, “Um a um”, “17 na corrente” e “Cremilda”, de Edgar Ferreira; “A mulher do aníbal”, de Nestor de Paula e Jenival Macedo; “Cantiga do sapo”, de Jackson do Pandeiro e Buco do Pandeiro; “Chiclete com banana”, de Gordurinha e Almira Castilho; “Cabeça feita”, de Sebastião Batista e Jackson do Pandeiro; “Vem cá Maria”, de Dominguinhos e Durval Vieira; “História do Anel”, de Severino Ramos e Antônio Rodrigos; “A catinga da perua”, de José Gomes Filho e Elias Soares; “Procurando tu”, de Antonio Barros e J. Luna; “Vou de Tutano”, de J. Cavalcante e José Gomes Filho; “Tem pouca diferença”, de Durval Vieira; “Xote de Copacabana; de José Gomes; “Casaca de couro”; de Rui Morais e Silva; “Maria do angá”, de Antonio Barros e Alexio Enrique; “Mané Gardino”, de Ari Monteiro e Elias Soares; e “Lamento cego”, de Nivaldo Lima e Jackson do Pandeiro. Ainda em 2008, foi lançado um DVD, também de produção independente e dirigido por Kleber Matos, no qual o cantor interpreta as canções ao vivo, do CD “O afilhado do rei do ritmo”. Em 2012, lançou o DVD “50 anos de sucesso”, celebrando as cinco décadas de sua carreira. O disco, gravado ao vivo na Sala Funarte Sidney Miller no Rio de Janeiro (RJ), apresentou duas partes, uma em que interpreta sucessos do compositor Gordurinha, e a outra em que interpreta composições renomadas de seu padrinho, Jackson do Pandeiro. O show teve apresentação do radialista Carlos Ramiro e do pesquisador Gerdal dos Santos. Em 2014, lançou o disco “Garota de Vitória – Cidade Presépio”. No disco, apresentou novamente repertório, segundo ele, inspirado em Jackson do Pandeiro, com destaque para as músicas “Forró do Zé pequeno”, de Haroldo Francisco, Gregório e Kamal Kalaoum, “Forró em Tribobo”, de Haroldo Francisco, Kamal Kalaoum e Paulo Bob, “Kojak do Pirulito”, Haroldo Francisco, Artur Moura e Aluízio Silva, e “Melô da Brilhantina”, de Haroldo Francisco, Kamal Kalaoum e Leninha da Jovem Guarda, além da faixa-título, de Haroldo Francisco, New Carlos e Leninha da Jovem Guarda.
<!–[if gte mso 9]><xml> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE </xml><![endif]–><!–[if gte mso 9]><xml> </xml><![endif]–><!–[if gte mso 10]> <! /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} –> <!–[endif] –>
Em 2019, apresentou-se no show “Grandes Mestres”, no Festival Nata Forrozeira, realizado em Santana de Parnaíba (SP), prestando homenagem a Jackson do Pandeiro, ao lado de Benício Guimarães, que homenageou Luiz Gonzaga, e Dió Araújo, que homenageou Dominguinhos. Ainda em 2019, realizou apresentação na cidade de Nova Iguaçu (RJ), integrando o evento “Trem do Forró”, em palco do Complexo Cultural de Nova Iguaçu, interpretando diferentes sucessos da música nordestina, além de homenagear o centenário de nascimento de Jackson do Pandeiro.
AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.