0.000
Nome Artístico
Kiko Furtado
Nome verdadeiro
Francisco Leite Furtado
Data de nascimento
20/8/1978
Local de nascimento
São João Nepomuceno, MG
Dados biográficos

Instrumentista (pianista). Cantor. Compositor.

Aos 13 anos de idade começou a apresentar-se em casas noturnas mineiras. Em 1994, após vencer um festival de música em sua cidade, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou piano, com Antonio Adolfo e João Carlos Assis Brasil, e canto, com Vera do Canto e Mello.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira profissional acompanhando artistas como Claudette Soares e o Quarteto em Cy.

Em 1996, dividiu o palco com Nana Caymmi e Cristóvão Bastos no projeto “Encontros notáveis”, realizado no Teatro Rival (RJ). Ainda nesse ano, acompanhou Leiloca (do grupo As Frenéticas) no show “Apocalipse elegante”, com direção de Eduardo Dusek e texto de Miguel Falabela, realizado no Le Streghe (RJ). Participou, também em 1996, do show “50 anos de Gonzaguinha”, apresentado no Teatro Rival (RJ), ao lado de Daniel Gonzaga, Elymar Santos, João de Aquino, Áurea Martins, João Pinheiro, Marlene e Claudette Soares.

Atuou em estúdio com o conjunto Golden Boys e com Daniel Gonzaga, com quem realizou shows no Rio e em São Paulo.

Teve sua composição “Quatro cantos” (c/ Daniel Gonzaga) gravada por Carol Saboya no disco de estréia da cantora.

Em 1998, apresentou-se com João Carlos Assis Brasil num show cujo repertório incluiu composições próprias e canções de outros compositores, como Ary Barroso, Ivan Lins e Tom Jobim. Ainda nesse ano, participou do projeto “BrazilFest”, dirigido por Nelson Motta e realizado em Nova York (EUA), que contou também com a atuação de Carol Saboya, Leila Pinheiro, Patricia Marx e Bebel Gilberto.

Atuou com Claudette Soares, como músico, cantor e arranjador, além de participar como compositor da faixa “Lágrimas por dentro”, no disco gravado ao vivo em comemoração aos 50 anos de carreira da cantora.

Em 1999, participou, como instrumentista (piano e violão), cantor e arranjador, ao lado de Roberto Menescal, do espetáculo “Nara, uma senhora opinião”, idealizado e produzido por Solange Kafuri. Também nesse ano, realizou seu primeiro show solo, “Kiko Furtado”, no Mistura Fina (RJ), com direção de Ruy Faria e participação especial de Roberto Menescal e Daniel Gonzaga. Participou do programa “Ao vivo entre amigos”, ao lado de Roberto Menescal e Cris Delano, no Auditório da Rádio MEC, com apresentação de Ricardo Cravo Albin e transmissão direta da TV E para todo o Brasil.

Em 2000, gravou seu primeiro CD, “Janela”, registrando parcerias com Aldir Blanc, Abel Silva e Daniel Gonzaga, entre outros.

Em 2001, teve registrada sua composição “Lero do bolero” (c/ Abel Silva), no CD “Desejo”, de Nana Caymmi. Fez uma participação especial, ao lado da cantora, no show de lançamento do disco, realizado no Canecão (RJ).

Em 2002, lançou o CD “Kiko Furtado”, gravado em seu estúdio, o ReCanto, assinando a produção para o seu selo Nepopó Produções Ltda. O disco contou com a participação dos músicos Pedro Moraes (contrabaixo), Teo Lima (bateria), Tuca Alves (violão), Tavinho Menezes (guitarras), André Siqueira (percussão), Chico Costa (sax) e Guilherme Maravilha (sanfona), além do próprio cantor, ao piano. No repertório, músicas autorais indéditas, com os parceiros Paulo Sérgio Valle, Leo Bary, Fabio Almeida e João Pinheiro, com destaque para “Até ontem eu nao sabia” (c/ Leo Bary), “Inevitável” (c/ Fabio Almeida), “Como vou viver?” (c/ Paulo Sergio Valle) e “Hoje a noite vai ter festa” (c/ João Pinheiro. Ainda em 2002, apresentou-se na Sala Funarte (RJ).

Lançou, em 2005, o CD “Mil loucuras de amor”, contendo suas composições “Tiro certo”, “Tempero de amor” e “Catarina”, todas com Leo Bary, “Simplesmente aconteceu” (c/ Paulo Sérgio Valle), “Hoje à noite vai ter festa” (c/ João Pinheiro)e a faixa-título (c/ Piska), além de “O que é que eu tô fazendo aqui” e “Sala de espera”, ambas de Álvaro Socci e Cláudio Matta, “Não te troco por ninguém” (Ivan Medeiros), “Pergunte pro seu coração” (Michael Sullivan e Paulo Massadas), “Farol” (Lucimar, Chyntia e Christina) e “Me apaixonei” (Ivan Medeiros e Lucimar).

Discografias
2005 Atração Fonográfica CD Mil loucuras de amor
2002 Nepopó CD Kiko Furtado
2000 Albatroz CD Janela
Obras
Ali
Até ontem eu nao sabia (c/ Leo Bary)
Catarina (c/ Bary)
Como vou viver? (c/ Paulo Sergio Valle)
E daí? Não sei sambar (c/ João Pinheiro)
Hoje a noite vai ter festa (c/ João Pinheiro)
Inevitável (c/ Fabio Almeida)
Janela (c/ Daniel Gonzaga)
Lero do bolero (c/ Abel Silva)
Lágrimas por dentro
Mil folhas (c/ João Pinheiro)
Mil loucuras de amor (c/ Piska)
Quatro cantos (c/ Daniel Gonzaga)
Simplesmente aconteceu (c/ Paulo Sérgio Valle)
Súplica de pai (c/ Aldir Blanc)
Tempero de amor (c/ Leo Bary)
Tiro certo (c/ Leo Bary)
Um pedido ao sol (c/ João Pinheiro)
Shows
50 anos de Gonzaguinha. Com Daniel Gonzaga, Elymar Santos, João de Aquino, Áurea Martins, João Pinheiro, Marlene, Claudette Soares e outros. Teatro Rival, Rio de Janeiro, RJ.
BrazilFest. Com Carol Saboya, Leila Pinheiro, Patricia Marx e Bebel Gilberto. Nova York, EUA.
Encontros Notáveis. Com Nana Caymmi e Cristóvão Bastos.
Kiko Furtado. Mistura Fina, Rio de Janeiro, RJ.
Kiko Furtado. Sala Funarte, Rio de Janeiro, RJ.
Nara, uma senhora opinião. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, RJ.