0.000
©
Nome Artístico
Kátia B.
Nome verdadeiro
Kátia Bronstein
Data de nascimento
23/6/1965
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Compositora. Bailarina. Atriz.

Dados artísticos

Em 1981, integrou o grupo do Circo do Voador do Arpoador, ao lado de Cazuza e Bebel Gilberto, entre outros.

Aos 16 anos de idade, estreou como atriz no cinema. Atuou nos filmes “Bar Esperança, o último que fecha”, de Hugo Carvana, “A grande arte”, de Walter Salles, e “Buena Sorte”, de Tânia Lamarca. Atuou na primeira campanha do casal Unibanco, ao lado do ator Felipe Pinheiro. Representou a loura “Katia Talismã”, no show “Básico instinto”, de Fausto Fawcet. Integrou o elenco do musical “A chorus line” (SP).

Apresentou-se em vários espetáculos musicais, como “Mahagonny”, de Kurt Weill e Bertold Bretch, com direção de Luis Antônio Martinez Correa, e “Gardel uma lembrança”, de Manoel Puig, com direção de Aderbal Freire Filho.

Em 1999, lançou seu primeiro CD “Katia B.”, mixado pelo produtor ioguslavo Suba, inicialmente vendido pela Internet e depois comercializado em lojas. Compôs e cantou a música “Segredo”, no disco de Suba, lançado na Europa pela gravadora Crammed.

Em 2000, apresentou-se no Museu do Telephone e na casa noturna W (RJ), e fez uma participação especial no show de Vulgue Tostoi, durante o Festival Abril Pro Rock realizado em Recife (PE).

Em 2004, lançou o CD “Só deixo meu coração na mão de quem pode”, que contou com a participação de Rodrigo Campello (cavaquinho e violão de sete cordas), Plínio Profeta (programações), Sacha Aback (órgão), Jr. Tostoi (guitarra), Egberto Gismonti, Supla, Marcos Suzano e João Barone. Fez show de lançamento do disco no Planetário da Gávea (RJ).

Em 2007, lançou o CD “Espacial”. Nesse mesmo ano, estreou turnê nacional do show de lançamento do disco no Teatro do Jockey, no Rio de Janeiro, apresentando-se, em seguida, em Porto Alegre, no Theatro São Pedro. A cantora esteve acompanhada no palco pelos produtores Marcos Cunha e Plínio Profeta, revezando-se no comando do set up eletrônico e na viola caipira, violão de 7 cordas, baixo e cavaquinho. Completando a banda de apoio, os músicos Corsi (guitarra e violão) e Jam da Siva (percussão).

Discografias
2007 MCD CD Espacial
2004 CD Só deixo meu coração na mão de quem pode
1999 Independente CD Katia B
Obras
Outra estação (c/ Marcos Cunha e Pedro Luís):
Segredo (c/ Suba)
Só deixo meu coração na mão de quem pode (c/ Marcos Cunha, Plínio Profeta e Fausto Fawcett)
Shows
Kátia B. Teatro do Jockey, Rio de Janeiro.
Kátia B. Theatro São Pedro, Porto Alegre.
Kátia Bronstein. Participação especial no show de Vulgue Tostoi. Festival Abril Pro Rock. Recife.
Kátia Bronstein. Show na casa noturna W.
Kátia Bronstein. Show no Museu do Telephone (RJ).
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.