
Cantora. Compositora.
Deficiente visual, desde criança Kátia já demonstrava interesse por música, tendo ganho um piano de presente do avô paterno.
Após encerrar sua carreira artística, passou a trabalhar com programas de computadores para pessoas cegas, e também a trabalhar com distribuição de um programa sintetizador de voz para computadores, destinado a pessoas cegas, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Começou a compor aos 12 anos, e apresentou algumas de suas canções ao um ilustre amigo de juventude de seu pai, Roberto Carlos, que a apadrinhou artisticamente.
Em 1978, após sua indicação por Roberto à gravadora CBS para testes, foi aprovada e lançou seu primeiro compacto simples, com as músicas “Tão só” e “Sensações”, ambas composições próprias.
Em 1979, lançou o seu primeiro LP, que apresentou a gravação de “Lembranças”, composição de Roberto e Erasmo Carlos feita especialmente para Kátia, que se tornou um de seus maiores sucessos.
Em 1980, lançou outro disco com mais uma composição de Roberto Carlos e Erasmo Carlos especialmente para que ela gravasse: “Cedo pra mim”, que também se tornou sucesso.
Em 1982, lançou o LP “Calor”.
Em 1987, lançou outro LP, com destaque para a música “Não tem jeito”, versão de Roberto Carlos e Erasmo Carlos para “It Should Have Been Easy”, de Bob MacDill.
Com gravações como “Lembranças” e “Não tem jeito”, ficou conhecida como um dos ícones da música popular dos 1980, tendo gravado também no mercado fonográfico latino-americano, e ficado 17 semanas na parada de sucessos da Billboard Latina, com a música “Tan sola”.