0.000
Nome Artístico
Jurema
Local de nascimento
Campos, RJ
Dados biográficos

Cantora. Compositora.

Filha de Benedito Costa, músico (flautista) e sapateiro. Com a morte do pai, ficou órfã juntamente com seus 11 irmãos. Foram internados no Colégio Espírita Jesus Cristo, de onde saiu aos 14 anos de idade para ajudar a mãe (lavadeira) a sustentar a família.

Interessou-se por música ainda menina, juntamente com uma de suas irmãs.

Começou sua carreira como caloura nos programas de Salvador Macedo e Sr. Sales, ambos da Rádio Cultura de Campos. Mais tarde, cantou em casas noturnas de Campos como Barril e Boliche. Por essa época, foi para o Rio de Janeiro apresentar-se como caloura no “Programa Buzina do Chacrinha”.

Casou-se com Waldir Cassiporé, músico de choro que tocava com vários artistas da MPB como Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Claudionor Cruz, entre outros.

Dados artísticos

Em 1978 lançou o LP “O samba não pode parar”, pela gravadora EMI/Odeon, do qual participaram, entre outros Wilson das Neves (bateria), Marçal (cuíca), Sivuca (acordeom) e Waldir Caciporé (cavaco), também compositor da faixa “Eu vou navegar”, destacando-se também a faixa-título de autoria da cantora em parceria com Tita e J. das Neves. No ano seguinte gravou “Eu nasci no samba”, disco no qual interpretou “Socorro” (Totonho e César Santos), “Não se preocupe” (Mita e Edson Carlos), “Velho papo da ilusão” (Mita e Carlos Barbosa), “Partido magro” e “Arigatô, maravilha do trem japonês”, ambas de autoria de Fátima Guedes, e uma composição de sua autoria,  “Eu nasci no samba”, em parceria com o marido Cassiporé (Waldir Cassiporé).

No ano de 1980, lançou o LP “Sinal de paz”, produzido por Adelzon Alves, pela gravadora EMI-Odeon, no qual gravou “Hora do batente” (Everaldo Cruz e Toninho Nascimento), “Sorriso da mulata” (Zé Katimba e Adilson Madrugada), “O poeta e a natureza” (Osório Lima) e “Sinal de paz”, de autoria de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito, faixa que deu nome ao disco.

No ano de 1981 lançou pelo Selo K-tel/EMI-Odeon o LP “Era só o que faltava”.

Discografias
1981 Selo K-tel/EMI-Odeon LP Era só o que faltava
1980 EMI/Odeon LP Sinal de paz
1979 EMI/Odeon LP Eu nasci no samba
1978 EMI/Odeon LP O samba não pode parar
Obras
Eu nasci no samba (c/ Cassiporé)
O samba não pode parar (c/ Tita e J. das Neves)
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.