0.000
Nome Artístico
Juliano Barbosa
Nome verdadeiro
Juliano de Melo Barbosa
Data de nascimento
21/8/1970
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Instrumentista (fagotista).

Filho do fagotista Ayrton Barbosa.

Aos oito anos de idade, ingressou na Pró-Arte do Rio de Janeiro, onde iniciou seus estudos musicais com Saloméa Gandelman e Helder Parente. Influenciado pelo pai, começou a estudar violão com Ana Maria Moura, na mesma escola de música. Mais tarde, foi aluno dos violonistas Léo Soares, Luis Otávio Braga e Bartolomeu Wiese. Incentivado pelo professor Noel Devos, aos dez anos começou a estudar fagote. Dois anos depois, ingressou no curso técnico da Escola de Música da UFRJ, dando continuidade ao estudo do fagote na Escola de Música Villa-Lobos.Estuda na classe de fagote do professor Elione Medeiros.

Dados artísticos

Em 1987, foi convidado pelo Maestro Roberto Gnattali a fazer da parte da Orquestra de Música Brasileira, com a qual participou de vários eventos, como o Free Jazz Festival, em 1988.

Integrou a Banda Sinfônica da Guarda Municipal da Prefeitura da Cidade e a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro.

Lecionou Iniciação Musical, durante três anos, na Escola Brasileira de Música, onde aperfeiçoou seus conhecimentos musicais com o Maestro Nelson Macedo, no curso de Composição e Orquestração.

Em 1997, esteve em Portugal, como músico da Camerata Universidade Gama Filho, divulgando a música brasileira em diversas cidades, sob a regência do maestro Paulo Sérgio Santos.

Integrou a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro e o Quinteto de Sopros do Rio de Janeiro, atuando como fagotista e arranjador em diversos concertos.

Em 1998, participou da Orquestra de Jovens do Mercosul, sob a regência de Fábio Mechetti.

Ao longo de sua carreira, atuou em gravações com vários artistas, como Jards Macalé, Maurício Carrilho, Alberto Rosenblit e Moacir Santos, entre outros.

Em 2002 lançou, com o violonista Carlos Monje, o CD “Fagote Brasil – Encontro na varanda”, que contou com a participação de Nelson Oliveira (trompete e flugel), Alexandre Romanazzi (flauta e flauta G), Francisco Gonçalves (oboé) e Alessandro Valente (cavaquinho). No repertório, as canções “Santa Catarina” e “Bebê”, ambas de Hermeto Pascoal, “Igreja da Penha” (Guinga e Aldir Blanc), “Desafinado” (Tom Jobim e Newton Mendonça), “Choro negro” (Paulinho da Viola e F. Costa), “O mundo é um moinho” e “Acontece”, ambas de Cartola, “Migalhas de amor” (Jacob do Bandolim), “Odeon” (Ernesto Nazareth), “Luiza” (Tom Jobim) e “De coração a coração” (Jacob do Bandolim e L. Bittencourt).

Leciona e realiza trabalho educativo junto a crianças e jovens carentes e alunos da rede de ensino do município do Rio de Janeiro, no projeto “Mini-concertos didáticos”, do Museu Villa-Lobos.

É integrante da Orquestra Petrobras Pró-Música desde 1993.

Discografias
2002 CD Fagote Brasil – Encontro na varanda