2.001
Nome Artístico
Juliana Diniz
Nome verdadeiro
Juliana Diniz
Data de nascimento
1987
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Atriz.

Filha do compositor Mauro Diniz e neta de Monarco, um dos baluartes da Escola de Samba Portela.
Estudou canto com Felipe Abreu.
A convite de Stepan Nercessian estudou teatro no Retiro dos Artista e atuou na novela “Senhora do Destino”, da Rede Globo.

Dados artísticos

Praticamente abrindo a carreira artística ao 16 anos, em 2003 participou do disco “Apoteose ao samba”, de Mauro Diniz, no qual interpretou “Alvorecer” (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho).
O disco de estréia, lançado em agosto de 2005, teve produção de Zeca Pagodinho com arranjos de Mauro Diniz e Rildo Hora. Lançado pela Universal Music, o CD contou com várias composições inéditas, entre as quais destacam-se “Corações aos saltos” (Paulinho da Viola) e “Eu sonhei com você”, de Marisa Monte,  Arnaldo Antunes e Mauro Diniz. Entre as outras faixas, inéditas e regravações, também destacam-se “Amor proibido” (Manacéia), “Nasci para sonhar e cantar” (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho), “Beijo na boca” (Monarco e Ratinho), “Pra nunca mais ter que sentir saudades” (Zeca Pagodinho e Jorge Aragão), “Ares do céu” (Sombrinha, Sombra e JB), “Pra ficar” (Rildo Hora), “Não complica” (Caio e Milena Tibúrcio), “Apelido carinhoso” (Dudu Pagodinho) e “Nos braços da batucada” (Arlindo Cruz, Jurnior Dom e Baby).
Em 2006 com Monarco, Elton Medeiros, Roberto Silva, Eliane Faria e Nilze Carvalho, participou do projeto “Circuito original”, no Bar e Cachaçaria Mangue Seco, no Rio de Janeiro.
Em 2012 apresentou-se na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, para a gravação do DVD “Família Diniz – um coração azul e branco”, unindo três gerações da família Diniz, seu avô Monarco, seu pai Mauro Diniz e seu tio Marquinhos Diniz. O show contou a participação de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e seu filho Arlindinho, Dorina e a Velha Guarda da Portela. A música “Família Diniz”, de Mauro Diniz, abre o show, cujo repertório incluiu também a inédita “Flores em vida”, que Marquinhos compôs em homenagem a Monarco.
Em 2013 integrou o elenco do musical “Sassariquinho”, versão infantil do espetáculo “Sassaricando”, de Rosa Maria Araújo e Sérgio Cabral, com direção de Claudio Botelho.

Discografias
2005 Universal Music CD Juliana Diniz
2003 Universal Music CD Apoteose ao samba

(participação)

Shows
2012 Cidade do Samba, Rio de Janeiro gravação do DVD “Família Diniz - um coração azul e branco” (c/ Mauro Diniz, Marquinhos Diniz e Juliana Diniz)
Claudia Nunes recebe Juliana Diniz. Bar Dama da Noite. RJ,
Família Diniz. (Monarco, Mauro, Marcos e Juliana Diniz). Teatro Rival BR, RJ.
Projeto Circuito original (c/ Monarco, Elton Medeiros, Roberto Silva, Eliane Faria e Nilze Carvalho). Bar e Cachaçaria Mangue Seco, RJ.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.