
Cantora. Atriz.
Filha do compositor Mauro Diniz e neta de Monarco, um dos baluartes da Escola de Samba Portela.
Estudou canto com Felipe Abreu.
A convite de Stepan Nercessian estudou teatro no Retiro dos Artista e atuou na novela “Senhora do Destino”, da Rede Globo.
Praticamente abrindo a carreira artística ao 16 anos, em 2003 participou do disco “Apoteose ao samba”, de Mauro Diniz, no qual interpretou “Alvorecer” (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho).
O disco de estréia, lançado em agosto de 2005, teve produção de Zeca Pagodinho com arranjos de Mauro Diniz e Rildo Hora. Lançado pela Universal Music, o CD contou com várias composições inéditas, entre as quais destacam-se “Corações aos saltos” (Paulinho da Viola) e “Eu sonhei com você”, de Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Mauro Diniz. Entre as outras faixas, inéditas e regravações, também destacam-se “Amor proibido” (Manacéia), “Nasci para sonhar e cantar” (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho), “Beijo na boca” (Monarco e Ratinho), “Pra nunca mais ter que sentir saudades” (Zeca Pagodinho e Jorge Aragão), “Ares do céu” (Sombrinha, Sombra e JB), “Pra ficar” (Rildo Hora), “Não complica” (Caio e Milena Tibúrcio), “Apelido carinhoso” (Dudu Pagodinho) e “Nos braços da batucada” (Arlindo Cruz, Jurnior Dom e Baby).
Em 2006 com Monarco, Elton Medeiros, Roberto Silva, Eliane Faria e Nilze Carvalho, participou do projeto “Circuito original”, no Bar e Cachaçaria Mangue Seco, no Rio de Janeiro.
Em 2012 apresentou-se na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, para a gravação do DVD “Família Diniz – um coração azul e branco”, unindo três gerações da família Diniz, seu avô Monarco, seu pai Mauro Diniz e seu tio Marquinhos Diniz. O show contou a participação de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e seu filho Arlindinho, Dorina e a Velha Guarda da Portela. A música “Família Diniz”, de Mauro Diniz, abre o show, cujo repertório incluiu também a inédita “Flores em vida”, que Marquinhos compôs em homenagem a Monarco.
Em 2013 integrou o elenco do musical “Sassariquinho”, versão infantil do espetáculo “Sassaricando”, de Rosa Maria Araújo e Sérgio Cabral, com direção de Claudio Botelho.
(participação)
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.