0.000
Nome Artístico
Ju Cassou
Nome verdadeiro
Jucelene Cassou Guimarães
Data de nascimento
14/5/1965
Local de nascimento
Curitiba, PR
Dados biográficos

Cantora. Instrumentista (tecladista e clarinetista). Arranjadora. Professora de piano e técnica vocal.

Aos cinco anos de idade ingressou na Escola de Música Carlos Gomes de Curitiba (PR). Estudou piano clássico durante 10 anos. Graduou-se pela Faculdade de Educação Musical do Paraná, com habilitação em música. Estudou clarineta e piano para jazz em São Paulo. Em 1984, atuou como assistente de regência do Coral do Estado do Paraná. No ano seguinte, participou do Festival de Inverno de Londrina (PR), onde estudou clarineta com Paulo Moura. Nesse festival, conheceu Marcos Leite e Nestor de Holanda Cavalcante, que viriam a convidá-la para fazer parte do grupo Garganta Profunda. De 1986 a 1988, cursou o Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, inscrita no programa de pós-graduação em Musicologia. Desligou-se do curso dois anos depois, devido a seus compromissos profissionais. Entre 1987 e 1990, estudou harmonia com Luís Eça.

Dados artísticos

Em 1986, mudou-se para o Rio de Janeiro e iniciou sua atividade profissional no cenário artístico como integrante do Garganta Profunda, grupo do qual fez parte até 1990.

Em 1988, paralelamente ao trabalho com o Garganta Profunda, fez parte do grupo Maite-Tchu e do Coral do Rio.

No ano seguinte, iniciou sua carreira solo, tendo-se apresentado em diversos espaços culturais, como Teatro Ziembinski, Teatro João Teothônio, Jazzmania, Casa de Cultura Laura Alvim e Rio Jazz Club, no Rio de Janeiro, além de realizar uma temporada na Itália e apresentar-se em outros estados do Brasil.

De 1989 a 1994, atuou como professora de piano e técnica vocal na Musiarte, na Arte Música e na Rio Música.

Em 1992, participou da dublagem brasileira do filme “A Bela e a Fera”, de Walt Disney; fazendo a voz falada e cantada da personagem Bela.

Ainda no cinema, atuou na dublagem do coro de “Aladim”, “Natal dos Muppets” e “O Rei Leão”, de Walt Disney; na direção musical da dublagem e solo do personagem Juliana, de “A espada mágica, a lenda de Camelot”, e na direção musical da dublagem brasileira de “O rei e eu” e “Pokémon”, entre outros trabalhos.

Trabalhou também em teatro, realizando preparação vocal e pesquisa musical para a gravação da trilha sonora da peça “O amigo da onça”. Atuou na preparação vocal do elenco de “Theatro Musical Brasileiro I” (Centro Cultural Banco do Brasil, 1989) e “Orquestra Brasileira de Sapateado” (1992).

Integrou o elenco de “Ai, quem me dera uma estação de amor”, de Vinicius de Moraes, com direção musical de Carlos Lyra (Casa de Cultura Laura Alvim, 1993).

Atuou como tecladista, clarinetista e vocalista na peça “A teus pés”, dividindo a direção musical com a cantora e compositora Joyce (Teatro Villa-Lobos, 1995).

Realizou a preparação vocal e a pesquisa sonora para coreografia do segundo ato do musical “Heleno, um homem chamado Gilda”, com a Orquestra Brasileira de Sapateado (Teatro Delfim, 1996).

Assinou a direção musical e atuou no elenco do musical infantil “Cantadores de histórias” (Terraço do Rio Sul, 1996).

Integrou o elenco do musical infantil “Os saltimbancos” (Teatro Leblon, 1996) e do musical “Nos tempos de Martins Pena”, com direção de Sérgio Britto (Teatro Delfim, 1996).

Atuou na preparação vocal do espetáculo “No passo do compasso”, da Orquestra Brasileira de Sapateado (Teatro de Arena, 1997).

Compôs a música e assinou a direção musical das peças “A vida como ela era”, com direção de André Paes Leme (Teatro da Cidade, 1997), “Lisístrata: greve do sexo”, com direção de Vitor Lemos (Teatro da Cidade, 1997) e “O rinoceronte”, com direção de Alexandre Mello (Espaço Cultural Sérgio Pôrto, 1997).

Participou como tecladista e cantora do espetáculo “O diário”, com o grupo Giramundo de Teatro de Bonecos, com direção musical de Tim Rescala (Centro Cultural Banco do Brasil, 1997) e do infantil “Papagueno”, com direção de Lucia Coelho (Casa de Cultura Laura Alvim, 1997).

Atuou como atriz, cantora e diretora musical de “Insônia da Lapa”, espetáculo da Orquestra Brasileira de Sapateado (Teatro Delfim, 1998).

Participou de congressos e grupos de estudos da voz, além de atuar como instrumentista em trabalhos de outros cantores.

Em 1999, apresentou-se no Terraço do Rio Sul pelo projeto “Novo canto”, tendo como padrinho o cantor e compositor Jorge Benjor.

Lançou, em 2001, como cantora, tecladista, clarinetista e arranjadora, o CD “Muito prazer”, contendo as músicas “Paz e arroz” (Jorge Benjor), que contou com a participação do compositor, “Boa noite” (Paulo Bi), “Os anjos dizem amém” (Leco Alves), “Leso doido e mudo” (Paulinho Moska e Zé Luis), “Antropofagia” (Paulo Bi), “Expresso 2222” e “Gente” (Caetano Veloso), entre outras. Apresentou-se no Museu do Telephone (RJ) e no Bar Bastidores (RJ), em 2001, e na Sala Baden Powell (RJ), em 2002. Neste mesmo ano, mudou-se para Munique, na Alemanha.

Discografias
2001 Independente CD Muito prazer
1999 Independente CD Brasilidad. João Pinheiro

(Participação como solista:) (Participação como clarinetista na faixa "Filó")

1999 FumPró-Arte CD Os anjos dizem amém. Leco Alves

(Participação como solista:) (Participação como cantora e tecladista)

1999 Independente CD Pianíssimo. Tim Rescala

(Participação como solista:) (Participação vocal na faixa "Funk do Cricri" e vocais)

1998 Geléia Geral CD Estrada. Bete Calligaris

(Participação como solista:) (Arranjos vocais, back vocals e teclado)

1996 Bengas Música CD Arco da velha. Alexandre Elias

(Participação como solista:) (Faixas "Arco da velha" e "A festa do clown")

1995 Natasha Records CD Disney super hits vol. 2

(Participação como solista:)

1993 Natasha Records CD A verdadeira trilha da família Dinossauros

(Participação como solista:)

1993 Natasha Records CD Canções de ninar de Walt Disney

(Participação como solista:)

1988 Som Livre LP A dança da meia-lua

(Como integrante do Garganta Profunda:) (Faixa "Permuta dos Santos")

1987 Editado na França LP Les Étoiles

(Como integrante do Garganta Profunda:) (Participação especial)

1987 Funarte LP Yes, nós temos Braguinha

(Como integrante do Garganta Profunda:)

Shows
Muito prazer. Museu do Telephone, RJ.
A bela voz. Teatro João Teothônio, da Faculdade Candido Mendes, RJ. Teatro Paiol de Curitiba, PR.
Inéditas. Gula Bar do Hotel Marina, Rio Jazz Club, Teatro Calouste Gulbenkian e People, RJ. Teatro Paiol de Curitiba, PR. Projeto "Palco sobre rodas", da prefeitura do Rio de Janeiro.
Ju Cassou e Banda. Espaço Cultural Sérgio Pôrto, Casa de Cultura Laura Alvim e Jazzmania, RJ.
Ju Cassou em Quinteto. Teatro Ziembinski e Bar Botanic, RJ.
Ju Cassou. Auditório do BNDES, RJ.
Menu musical. Au Bar, RJ.
Menu musical. Rosa dei Venti Piano Bar - Stabilimento Balneare II Lido. Cagliari. Sardenha, Itália.
Muito prazer, Ju Cassou. Teatro Paiol de Curitiba, PR.
Muito prazer. Bar Bastidores, RJ.
Muito prazer. Sala Baden Powell, RJ.
O Rio numa voz. Rio Jazz Club, Hotel Méridien, Shopping Plaza Ilha, Plaza Shopping Niterói e Mistura Up, RJ. Teatro/Cinema de Bananal, SP.
Projeto Bonde musical. Centro Cultural da Light, RJ.
Projeto Canto aberto. Merci Piano Bar, RJ.
Projeto Domingo nos jardins do Guanabara. Concerto com Quarteto de Cordas da UFF e Wagner Tiso. Palácio Guanabara, RJ.
Projeto Novo canto. Terraço do Rio Sul, RJ.
Projeto Repercussão com vida. Café do Teatro Gláucio Gill, RJ.
Saindo da Garganta. Bar 776 e Duerê Bar, RJ.