
Músico. Compositor. Violonista (seis e sete cordas). Cavaquinista. Arranjador. Produtor.
Nasceu na Baixada Fluminense, na cidade de Nilópolis.
Aos oito anos começou a se interessar por cavaquinho. Na adolescência já atuava em grupos de bailes em clubes do Rio de Janeiro.
Estudou “Teoria Musical” e “Violão Clássico” com o professor Nicanor Teixeira; “Violão de sete cordas” com Luiz Otavio Braga; “Cavaquinho” com Jaime Vignolli; além de cursos de “Harmonia e Arranjo”, no CIGAM (Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical); “Guitarra e Improvisação”, na Escola Rio-Música e “Percepção” no curso Intensivo de Música.
No final da década de 1970 passou a atuar como músico (cavaquinho, violão de seis e sete cordas) de shows e gravações com artistas variados gêneros musicais, destacando-se do samba e do choro, entre os quais Clara Nunes, Luiz Ayrão, Aniceto do Império, Jovelina Pérola Negra, Zé Kétti, Guilherme de Brito, Bezerra da Silva, Monarco e Noca da Portela, além de Rosemary, Pery Ribeiro, Wanderlei Cardoso e Waleska.
A partir dos anos 80 também participou de shows com a nova geração, incluindo Marquinhos Satã e Diogo Nogueira.
Em 2008 dividiu os arranjos com o pianista e maestro Gilson Peranzzetta do CD “Deixa eu me benzer”, da cantora Tania Malheiros. No ano seguinte, em 2009, participou como músico e arranjador do disco “No samba me criei”, do grupo Bossa do Samba, o qual contou com as participações especiais de Carlinhos Brown e Nelson Rufino. Neste mesmo ano, como produtor, violonista e arranjador, atuou no CD “Raiz do bem”, do compositor Jorge Curuca (com participação de Marcos Sacramento) e do disco “20 super sucessos”, da cantora Waleska. Também no ano de 2009, como violonista de sete cordas e arranjador, passou a fazer parte do grupo de choro petropolitano Taruíra, também integrado por Breno Morais (sax e flauta), Carlos Watkins (sax tenor), Mauricio Verde (cavaquinho), Yuri Garrido (percussão) e Leandro Mattos, o “Tartaruga” no pandeiro. Neste mesmo ano, como integrante do grupo, ganhou o “Prêmio Maestro Guerra-Peixe”.
No ano de 2011, o Taruíra gravou ao vivo o primeiro DVD, em show no espaço “Nas Nuvens”, no Parque São Vicente e na Praça Pasteur, na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O DVD intitulado “Taruíra nas nuvens” foi lançado neste mesmo ano em show no Palácio Rio Negro. No trabalho foram incluídas duas composições de sua autoria, sendo elas “A pasta do Carlinhos” e “Um cabrito no Capela”. No ano posterior, em 2012, atuou como produtor, violonista e arranjador de diversos discos, entre os quais o CD “Terapia popular”, do cantor e compositor Roberto Serrão, o qual constou com as participações especiais de Nilze Carvalho, Jane Duboc, Jorge Aragão, Cristina Braga e Rildo Hora; o CD e o DVD “50 anos de MPB”, da cantora Waleska, com as participações de Rildo Hora e João Roberto Kelly e ainda o disco “Deixa eu me apresentar”, do cantor e compositor Nelsinho Pereira.
No ano de 2013 fez arranjos e participou como violonista do CD “Nada pessoal”, do cantor e compositor Edson Donatilio; produziu e dirigiu as gravações dos temas das campanhas de verão 2013 da Rede Globo: “Não jogue lixo na rua” e “Se beber não dirija”, realizado nos estúdios da Som Livre; produziu e fez arranjos para o disco “Duas Ilhas”, do cantor e ator José Araújo e ainda produziu, fez os arranjos e atuou como violonista no trabalho “Miquimba, réquiem para um pé-de-chinelo”, CD de Jorge Curuca, no qual constaram as participações especiais de Monarco, Marcos Sacramento, Chamon, Léo Russo, Ybis Maceyoh e grupo de choro Taruíra.
Em 2014, como arranjador e violonista de sete cordas, integrou a banda que acompanhou a cantora Maria Claudia no lançamento do CD “Esse é meu samba” no Espaço Cultural Memória do Rio, na Lapa, e no Centro Cultural Carioca, na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano participou como arranjador e violonista do CD “Minha canção pra você”, da cantora Marion Duarte.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: 3ª ed. EAS Editora, 2014.